Você não está autenticado.

Anúncio

ANTES DE QUALQUER UPDATE NA DISTRIBUIÇÃO LEIA ESTE LINK PARA INSTRUÇÕES DETALHADAS: http://archlinux-br.org/noticias/212/

Por favor, leia as regras do fórum antes de usá-lo.

#1 26/08/2008 22:05:09

RickMura
Membro
De: S.B.Campo-SP
Website

[Resolvido] (Sem suporte D3d) - VirtualBox - Driver de vídeo ?

Galera preciso configurar minha placa de video pra rodar o virtualbox-WinXP.
Minha placa é uma nvidia gForce 6800xt, tentei rodar o instalador da nvida e claro deu pau hehehe, o som eu vi lá que usa um driver diferente do real, mas o video não detectou.

Alguma dica?

Resolvi, instalei o driver do monitor e funcionou. Mas estou sem o Direct3d ainda aí os jogos não rodam sad

Última edição por RickMura (27/08/2008 13:38:05)

#2 27/08/2008 01:27:03

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Re: [Resolvido] (Sem suporte D3d) - VirtualBox - Driver de vídeo ?

Cara, até onde sei os drivers de máquinas virtuais não suportam aplicativos 3D como jogos.....

O que quero dizer é que aplicativos como Vmware ou VirtualBox só pegam a sua CPU e a memória disponível em seu micro.....

Placas de vídeo, áudio, rede, entre outras não são reconhecidas por eles. Na verdade, tanto o VirtualBox como o Vmware, possuem seu prórpio hardware virtual, como falei antes, pegando apenas seu Processador e Memória.....

Portanto, o que está tentando fazer é um tanto inviável....

Creio que é mais fácil vc tentar rodar os jogos através do Wine ou um Dual-Boot.....

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#3 27/08/2008 01:35:25

RickMura
Membro
Website

Wine tem um bug pro jogo que eu curto, dualboot eu ja tenho e vai de boa, é que pensei o seguinte:
1-Instalar o vmware ou qq coisa do tipo
2-Instalar o SqlServer e programar algo em gambas2 pra ir aprendendo, assim teria um server de banco melhor q o Mysql (pra fazer uns lances de trampo)
3-Instalar o jogo aqui.

Aí eu poderia tirar o meu windows de vez e deixar só o virtual, teria mais espaço e mais facilidades.

#4 27/08/2008 02:55:55

phillipe
Moderador
Website

Te entendo meu velho!!!

Mas realmente se quiser ficar com esse jogo terá que ficar com dual-boot.... hmm

Ah! Vc ainda pode tentar utilizar o aplicativo "PlayOnLinux". É um software de gerenciamento de jogos no estilo do Cedega, mas que na verdade é um componente muito bom para o Wine.....

Ele se encontra no repositório do ArchlinuxFR:

[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/i686

Boa sorte meu camarada!!! big_smile

#5 27/08/2008 03:05:15

RickMura
Membro
Website

Tenho ele instalado ja, mas o problem é o engine do wine mesmo sad
Bom paciência vou dar uma pesquisada por aí, me parece q o vmware ativa direct3d. E vi algo no google sobre o VirtualBox tb, vou dar mais uma fuçada por aí.

#6 27/08/2008 11:02:41

phillipe
Moderador
Website

Sei que a versão 6.5 (beta) do Vmware tem umas novas funções interessantes cara....

Nunca testei.... mas entre essas funções, o suporte a aplicativos 3D parece que está na ativa!!!

Há um tempo atrás segui o manual do VirtualBox para ativar aceleração 3D, mas não consegui.....

Pelo menos não para rodar jogos...... Só não lembro como fiz cara..... Sei que no próprio Virtual Box tem um manual sobre isso....
Dá uma olhada nisso....

#7 27/08/2008 11:25:43

thotypous
Membro

Nunca vi nada sobre o VirtualBox suportar aceleração 3D. Eu já vi que o VMWare tem suporte experimental a aceleração com OpenGL, que vem desabilitado por padrão, mas acho que ele não suporta acelerar Direct3D.

#8 27/08/2008 11:41:10

RickMura
Membro
Website

É vou desencanar do jogo mesmo, o que to precisando é rodar o SQLServer e acessar pelo linux, mas ta osso de configurar a rede no VirtualBox, num consigo, tipo dou um ping e não vejo o Windows, muito menos consigo acessar o SQL que ta rodando nele.

#9 27/08/2008 12:07:48

thotypous
Membro

Isso é normal. Com a configuração padrão do vbox, você não consegue enxergar o windows de dentro do linux. Só consegue enxergar o linux de dentro do windows. Além disso, os pings não funcionam. Você não vai conseguir pingar nem o google de dentro do windows. Isso acontece pois ele faz uma emulação de rede bem simples, interpretando os cabeçalhos dos pacotes enviados pela máquina virtual e abrindo sockets conforme necessário. O ping não funciona pois usuários comuns não podem usar raw sockets.

A solução é você configurar uma rede alguma das outras configurações de rede do vbox (brigde ou uma outra que não lembro o nome agora), pois elas usam TUN/TAP, que vai emular uma rede completa (não esqueça de carregar o módulo tun no kernel para usá-las).

#10 27/08/2008 12:18:52

RickMura
Membro
Website

Como faço para carregar o tun ?

#11 27/08/2008 13:09:04

thotypous
Membro

Adicione tun no MODULES no rc.conf.

Sua rede tem roteador? Se tiver, o mais prático é usar bridge, senão o melhor é usar sem bridge.

Para usar com bridge, você adiciona uma placa de rede virtual assim:

VBoxAddIF vbox0 seu_usuario eth0

Supondo que eth0 seja a placa que esteja ligada no seu roteador. Se quiser fazer sem bridge, é só remover eth0 do comando acima.

Depois disso, adicione o vboxnet nos DAEMONS no rc.conf.

No VirtualBox, vá nas Configurações da máquina virtual -> Rede. Em "Ligado a", mude para "Interface do Hospedeiro". Em "Nome da placa de rede", coloque vbox0, que é o nome da placa de rede virtual que você criou.

Se você usou bridge, a máquina virtual vai pegar IP por DHCP direto do seu roteador. Senão, você tem que configurar a rede manualmente exatamente como se estivesse ligando dois PCs diferentes por um cabo de rede (a vbox0 do Linux com a placa de rede do Windows).

#12 27/08/2008 13:37:35

RickMura
Membro
Website

ok achei um tópico, vou fechar esse e abrir um específico pra rede.

Editado:
Tópico criado: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=1030

Última edição por RickMura (27/08/2008 13:44:30)

#13 27/08/2008 21:20:20

Memphyx
Membro
De: Jandira/SP
Website

phillipe escreveu:

Cara, até onde sei os drivers de máquinas virtuais não suportam aplicativos 3D como jogos.....

.....

Dependendo do Hardware e usando os drivers das VM's, é possível rodar games directX 8 e até mesmo games mais bem acabados como Max Paine no Vmware Workstation/Fusion. Mais haja uma boa VGA

#14 29/08/2008 12:42:54

RickMura
Membro
Website

Ah cara, eu instalei o VMware aqui (versão server), negócio lento d+, o virtualbox_bin é bem mais rapido e facil de Instalar/configurar.
Qto aos jogos bom, paciência, não vou morrer por isso, mas infelizmente vou ter que manter meu windows em dualboot, manter o Windows como VM pra usar Sql Server, ou seja, vou ter duas instalações de windows sad

#15 29/08/2008 13:17:46

edupersoft
Membro

Se você quer trabalhar com banco de dados, é válido instalar o Sql Server, no vmware, mas uma alternativa livre muito boa é o postgree. Se você quiser fugir de banco de dados mais simples como o firebird e o mysql, ele é uma excelente alternativa.

Rodapé do site