Você não está autenticado.

Anúncio

ANTES DE QUALQUER UPDATE NA DISTRIBUIÇÃO LEIA ESTE LINK PARA INSTRUÇÕES DETALHADAS: http://archlinux-br.org/noticias/212/

Por favor, leia as regras do fórum antes de usá-lo.

#1 10/04/2012 19:20:48

Andre0991
Membro

Redimensionar partição pelo Gparted não está sendo possível[resolvido]

Meu espaço na partição raiz está acabando. Já limpei o cache do pacman e confesso que não sei mais o que fazer para limpá-la. Tem algum jeito de eu saber tudo o que já instalei pelo pacman? (no portage é possível acho).

Rodei o Ubuntu no live-cd para tirar espaço da partição da /home, movendo para a /, no entanto, só consegui redimensionar a primeira. Simplesmente a opção de redimensionar fica desmarcada no gparted.  A partição não estava montada. Alguma explicação para isso?

Abraços.

Última edição por Andre0991 (12/04/2012 05:25:45)

#2 10/04/2012 19:48:27

niquelnausea
Membro
De: Bandeirantes - PR

Re: Redimensionar partição pelo Gparted não está sendo possível[resolvido]

limpou com o pacman -Sc ou pacman -Scc?
para saber o que esta instalado pacman -Q

#3 10/04/2012 21:31:01

rutgerr
Membro
Website

Partições primárias ou lógicas?

#4 10/04/2012 23:37:25

Andre0991
Membro

Foi com -Sc que limpei.

Creio que são primárias. Aqui o print:

2qjjfwy.jpg

Abraços.

#5 11/04/2012 22:16:18

niquelnausea
Membro
De: Bandeirantes - PR

que zona! sda1, 2, 3 e 4 são primarias, sda5 e 6 são logicas.
o comando pacman -Sc limpa somente o que não esta disponivel nos repositorios e não esta instalado, use o pacman -Scc para limpar todo o cache.
a melhor solução (acredito eu) seja fazer backup de seus arquivos e refazer a instalação, recriando suas partições.
extender sua / (sda3) é algo bem complicado, ja que os arquivos que estão na /home (sda4) terão de ser movidos para o "lado", as chances de algo dar errado no meio do processo são altas.
formato (ext3/4, reiserfs, xfs...) e tamanho é uma questão muito pessoal, procure qual pode te atender melhor, pense para que cada partição ira te servir, se pretende instalar outro sistema, se precisa ou quer ter uma partição para o /boot ou ate mesmo a swap.

#6 11/04/2012 22:50:10

rutgerr
Membro
Website

É possível  redimensionar, mas, é meio longo para explicar aqui mas basicamente, de o boot pelo live cd, chame pelo terminal com sudo gparted, escolha redimensionar  a home,  ele vai abrir um popup com um gráfico que representa a partição, coloque o mouse na lateral esquerda do desenho, até ele se tornar algo assim: <-> clique e arraste para direita, e acompanhe o marcador do tamanho, pare quando atingir o tamanho desejado, aplicar e aguardar (ás vezes dependendo do tamanho da partição,  demora um pouco), feito isso agora você irá aumentar a / repita os passos iniciais, e você verá um espaço disponível no final da / do mesmo modo explicado acima, coloque o mouse agora do lado direito segure e arraste até que o desenho da partição ocupe o espaço vazio, aplique e aguarde a conclusão

ufa

#7 12/04/2012 05:24:36

Andre0991
Membro

Obrigado pela ajuda de todos.

Descobri o problema: eu só posso usar o espaço livre de partições que estão do lado (como o niquelnausea indicou). Então tive de mover o sda4 para a 'direita', deixando o espaço livre para a 'esquerda' (demorou umas 3hrs pra mover os 200gb...).

Abraços.

EDIT: e o pacman -Scc limpou bastante.

Última edição por Andre0991 (12/04/2012 05:27:00)

Rodapé do site