Você não está autenticado.

Anúncio

ANTES DE QUALQUER UPDATE NA DISTRIBUIÇÃO LEIA ESTE LINK PARA INSTRUÇÕES DETALHADAS: http://archlinux-br.org/noticias/212/

Por favor, leia as regras do fórum antes de usá-lo.

#1 13/09/2011 23:28:00

ilkyest
Membro

partição brtfs, grub 2. devo voltar ao syslinux [resolvido]

Uma das coisas que mais gosto no arch é que, embora ele seja diferente de outras distros, eu me sinto "sabedor" já que instalo de boa ele....

Até agora

seguinte. alguns modos não são suportados pelo meu monitor, em geral os acima de 1440x1050. Buenas. Instalei o grub2, em lugar do syslinux, uma vez que minha partição (/) está em brtfs, e o grub-legacy não suporta ele.

Porém, o grub2 entra nesse modo gráfico insuportável (não é clichê, não é suportado mesmo) pelo meu monitor. Eu tentei já tirar do grub2 o que eu achava, mas ainda não aparece....

o grub está funcional, claro. Mas eu não consigo ver ele. Só aparece "modo não otimizado". Teria como os colegas dar uma olhada no meu grub.cfg e me ajudar a pelo menos solucionar isso? to pensando até em voltar ao syslinux

### BEGIN /etc/grub.d/00_header ###
insmod part_gpt
insmod part_msdos
if [ -s $prefix/grubenv ]; then
  load_env
fi
set default="0"
if [ "${prev_saved_entry}" ]; then
  set saved_entry="${prev_saved_entry}"
  save_env saved_entry
  set prev_saved_entry=
  save_env prev_saved_entry
  set boot_once=true
  set boot_once=true
fi

function savedefault {
  if [ -z "${boot_once}" ]; then
    saved_entry="${chosen}"
    save_env saved_entry
  fi
}

function load_video {
  insmod vbe
  insmod vga
  insmod video_bochs
  insmod video_cirrus
}

set menu_color_normal=light-blue/black
set menu_color_highlight=light-cyan/blue

set menu_color_highlight=light-cyan/blue

insmod part_msdos
insmod btrfs
set root='(hd0,msdos3)'
search --no-floppy --fs-uuid --set=root b00be4fe-4c76-4335-9bca-d5916cf463db
if loadfont /usr/share/grub/unicode.pf2 ; then
  set gfxmode=auto
  load_video
  insmod gfxterm
  insmod part_msdos
  insmod btrfs
  set root='(hd0,msdos3)'
  set locale_dir=($root)/boot/grub/locale
  set lang=pt_BR
  insmod gettext
fi
terminal_input console
terminal_output gfxterm
  GNU nano 2.2.6                                                  Arquivo: /boot/grub/grub.cfg                                                                                                Modificado 

terminal_input console
terminal_output gfxterm
set timeout=5
### END /etc/grub.d/00_header ###

### BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry 'Arch Linux, with Linux linux' --class archlinux --class gnu-linux --class gnu --class os {
        load_video
        set gfxpayload=keep
        insmod gzio
        insmod part_msdos
        insmod btrfs
        set root='(hd0,msdos3)'
        echo    'Loading Linux linux ...'
        linux   /boot/vmlinuz-linux root=UUID=b00be4fe-4c76-4335-9bca-d5916cf463db ro  quiet
        echo    'Loading initial ramdisk ...'
        initrd  /boot/initramfs-linux.img
}
menuentry 'Arch Linux, with Linux linux Fallback' --class archlinux --class gnu-linux --class gnu --class os {

GNU nano 2.2.6                                                  Arquivo: /boot/grub/grub.cfg                                                                                               
}
menuentry 'Arch Linux, with Linux linux Fallback' --class archlinux --class gnu-linux --class gnu --class os {
        load_video
        set gfxpayload=keep
        insmod gzio
        insmod part_msdos
        insmod btrfs
        set root='(hd0,msdos3)'
        echo    'Loading Linux linux ...'
        linux   /boot/vmlinuz-linux root=UUID=b00be4fe-4c76-4335-9bca-d5916cf463db ro  quiet
        echo    'Loading initial ramdisk ...'
        initrd  /boot/initramfs-linux-fallback.img
}

...............................

A mobo:
m4a88td-v EVO/usb3
crossfire de duas hd5670XFX
8Gb memoria
Monitor Samsung SyncMaster 920LM
aguardo-vos.

Última edição por ilkyest (15/09/2011 01:31:41)

#2 14/09/2011 09:07:24

sistematico
Membro
De: Campo Grande / MS
Website

Re: partição brtfs, grub 2. devo voltar ao syslinux [resolvido]

Não entendi, o GRUB não aparece?
O arquivo de configuração do GRUB2 é /etc/default/grub

#3 14/09/2011 11:44:52

rdfreitas
Membro
De: São Paulo - SP

Isso ja aconteceu comigo, só tive que mudar a resolução do grub2.
Não lembro o nome do arquivo agora, mas acho que é esse que o sistematico passou.
Você pode dar uma olhada no wiki.
https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB2

arch x64 + Openbox
Email: rdfreitas@archlinux.com.br

#4 15/09/2011 01:30:53

ilkyest
Membro

rdfreitas escreveu:

Isso ja aconteceu comigo, só tive que mudar a resolução do grub2.
Não lembro o nome do arquivo agora, mas acho que é esse que o sistematico passou.
Você pode dar uma olhada no wiki.
https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB2

valeu. no grub.cfg eu alterei manualmente o gfxmode=auto para a resolução que eu queria. no caso, para testar coloquei 800x600.

vou ver agora no arquivo de config se tem como alterar isso. mas já tenho menu do grub novamente

#5 23/10/2011 12:16:06

bfpandolfi
Membro

Pessoal, com alguns problemas para adicionar uma entrada do windows no grub2, eu tentei adicionar igual no ubuntu, dessa forma:

menuentry "Windows 7"
{
             set root =(hd0,1)
             chainloader +1
}

Porem, ao rodar o comando grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg, ele diz que encontrou um erro na linha do arquivo grub.cfg com essa entrada, entao andei lendo o arquivo grub.cfg, estava do escrito na entrada do archlinux, (hd0, msdos7), no caso a partição onde esta o Arch, então resolvi seguir o exemplo colocando msdos antes do numero do hd, mas mesmo assim ele acusa erro e cria um grub.cfg.new, e nao altera o grub.cfg, como faço para conseguir adicionar a entrada do windows, e tambem queria saber se esse msdos é normal aparecer no arquivo do grub.cfg do Arch, e tambem sobre o comando grub-mkconfig, pois ele percorre o arquivo grub.cfg todo e atualiza as entradas, queria saber se isso é normal ou tem alguma coisa errada. Eu segui a dica que o outro usuario postou acima para instalar o grub2, tava ate pensando em reinstalar o grub2 para conseguir acertar algum erro de instalaçao, mas queria pedir uma ajuda antes para resolver isso, talvez seja apenas falta de informação.

PS: segui como esta na wiki e tambem no primeiro post, porem editei o 40_custom, nao editei o grub.cfg para colocar a entrada do windows.

Rodapé do site