Você não está autenticado.

Anúncio

ANTES DE QUALQUER UPDATE NA DISTRIBUIÇÃO LEIA ESTE LINK PARA INSTRUÇÕES DETALHADAS: http://archlinux-br.org/noticias/212/

Por favor, leia as regras do fórum antes de usá-lo.

#1 02/05/2012 23:18:40

arniecobra
Membro

[RESOLVIDO] kde shell plasma crash

Galera, depois de muito trabalho pra convencer o pessoal da empresa a usar o arch e muito tempo configurando ele, tive esse triste travamento do kde. Isso aconteceu depois de atualizar o sistema recentemente. Já aconteceu com dois pcs. Fiquei de cara pois sempre alego que a vantagem do arch é sua velocidade aliada com estabilidade e de repente dá esse crash total. Em outro pc já havia parado de funcionar parcialmente, quando eu apertava o ALT+F2 ele nao abria mais a caixa de busca/execução lá no alto.

3 computadores com problema e sem nenhuma mensagem de erro que eu possa pesquisar. Alguem teve esse problema com atualização recente?

Última edição por arniecobra (08/05/2012 01:05:58)

#2 03/05/2012 11:36:44

aniceto
Membro
De: Piaçabuçu - AL

Re: [RESOLVIDO] kde shell plasma crash

Desde o dia 30 de abril que não conseguia usar o meu netbook, travando completamente. Agora à  pouco atualizei e ainda não travou.
Tenta aí, atualiza que saiu um novo kernel.

#3 03/05/2012 14:37:08

sistematico
Membro
De: Campo Grande / MS
Website

Ou usa o Gnome big_smile

#4 03/05/2012 19:19:55

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Pessoal, mas especifiquem mais claramento o problema. Também uso KDE, inclusive no trabalho, e não tenho problema algum.  O problema do krunner (alt+F2) eu tive, mas foi resolvido com simples downgrade da qt para a versão 4.8.1-1. De resto, tudo normalíssimo.

Archeando...

#5 06/05/2012 17:43:20

arniecobra
Membro

pô Sistemático, sacanagem, é como você dizer pra um palmeirense que ta pelado usar uma camisa do corinthians kkkkk. Mas é verdade, eu posso usar o gnome atté sanar o problema.

Aniceto, atualizei o kernel novo e nada, agora parou até de aparecer a barrinha (alt+F2) onde eu conseguia executar os programas. No dia seguinte o pacman me avisou que tinha um monte de pacotes do kde pra serem atualizados.. empolguei, achei que deviam ser atualizacoes que incluiram correcao do bug, mas nada.

Ah, o launchpad tb diz que é uma causa ainda sem solução, vou ver se acho o link pra postar aqui.

Vilas Boas o problema do krunner eu tenho no note da minha mulher. Como realizo o donwgrade? com pacman mesmo? Então, mas o erro do shell não informa nada, só diz que o executavel é o kdeinit4, mas não diz nada alem disso.

#6 07/05/2012 13:22:23

arniecobra
Membro

legal, atualizei o notebook da minha mulher agora e o Plasma também foi pro saco!

#7 07/05/2012 15:50:05

Danilo Vilas Boas
Membro

Pra realizar downgrade você vai até o diretorio de cache dos pacotes do pacman /var/cacha/pacman/pkg e procura pelo pacote. Se o pacote estiver lá, é só dar um pacman -U e colocar o nome do pacote pra downgrade.

Archeando...

#8 08/05/2012 01:05:10

arniecobra
Membro

Pessoal, resolvido!

É bizarro, mas vamos lá. Segui uma sugestão de um tópico encontrado via google, e movi minha pasta .kde4 para que o kde criasse uma pasta nova com configurações padrões. Em seguida comecei a configurar novamente minhas preferência e quando adicionei o widget do WICD no painel, o shell do plasma desktop travou novamente, embora não de forma permanente. Lembrei que esse problema tinha ocorrido geralmente perto da instalacao do WICD (na verdade wicd-kde, um pacote do AUR).

Resolvi tentar usar o networkmanager que é o padrão do kde novamente, e dessa vez consegui configurá-lo (havia trocado pelo wicd pois o networkmanager não iniciava automaticamente). Por enquanto os problemas parecem resolvidos. Espero que realmente seja isso, e fico feliz que o problema tenha sido causado por usar uma pacote do AUR, logo sem suporte, pois um pacote com um bug dessa proporção disponivel no repositório oficial seria algo muito ruim.

Obrigado a todos novamente!

#9 08/05/2012 01:11:18

Danilo Vilas Boas
Membro

Por isso o bug não me atingiu, já que eu sempre usei networkmanager. Fez o downgrade da qt lá?

Archeando...

#10 08/05/2012 01:26:00

arniecobra
Membro

É Danilo, a partir de hoje só vou usar o networkmanager sempre também rs.

Acabei não fazendo o downgrade pois como voltei as configurações padrão do kde, o kruuner voltou a funcionar normalmente. Se der problema de novo eu tento a dica. Valeu!

Rodapé do site