Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 Instalação e configuração do sistema básico » Projeto Anarchy v0.1.0 - Script de instalação do Arch Linux » 24/01/2013 11:03:48

hmleal
Respostas: 8
Anarchy v0.1.0 – Codenome “Plebe Rude”

Há alguns meses nascia um script de automação para a instalação do Arch Linux, e dada a repercussão e o número de interessados resolvemos criar um projeto para desenvolver um "instalador não oficial".

Anarquia Geral

O nome do projeto nasceu de uma (óbvia) brincadeira com o nome da distribuição Arch Linux e com a minha ideia de alterar a ISO do Arch Linux. Porém, se somente alterasse a ISO esse projeto não teria a característica socialista do movimento anárquico. Desta forma, este projeto visa não somente auxiliar os usuários que têm dificuldade em instalar o Arch Linux, mas irá também auxiliar os usuários que desejarem alterar a ISO do Arch Linux e inserir novas informações, programas, scripts e etc. Ou seja, uma forma de combate à coerção, tudo a ver com o movimento anarquista smile

Anarchy

O projeto já possui um repositório, o qual possui uma pequena porção de documentação e orientações de uso. Entretanto o projeto ainda é muito limitado e não suporta grandes customizações, o que será sanado em breve com sua versão escrita totalmente em Python.

Todos os interessados em contribuir são bem vindos, seja com código, ideias, sugestões, bug reports e críticas.

Como usar o Anarchy

Basicamente o Anarchy é composto por 2 scripts (anarchy.sh e anarchy-post.sh) e um arquivo de configuração (anarchy.conf). Estes 3 arquivos devem ser utilizados em conjunto com a imagem de instalação do Arch Linux, que pode ser obtido aqui.

Para usar o Anarchy em conjunto com a mídia de instalação do Arch Linux, você tem 3 opções:

  • Customizar a mídia de instalação em uma outra máquina;

  • Clonar o repositório do Anarchy após inciar o Live CD do Arch Linux;

  • Baixar a última versão estável do Anarchy após inciar o Live CD do Arch Linux;

Customizar o ISO

Para customizar a ISO do Arch Linux, primeiro obtenha-a na página de download do projeto, em seguida obtenha a última versão do Anarchy via Git:

git clone http://github.com/magnunleno/Anarchy.git

Em seguida (descompacte o arquivo, se necessário) e acesse a pasta do projeto. Emita os seguintes comandos:

make ISO=/caminho/para/o/iso
make iso

Se tudo correr bem uma nova ISO estará disponível no diretório ./build/out/.

Em seguida inicialize o seu computador com o novo ISO. Após o boot customize suas configurações no arquivo anarchy.conf e execute o comando ./anarchy.sh. Este script irá instalar e realizar configurações básicas no seu novo Arch Linux e ao final reiniciará o computador. Para mais informações como ele funciona veja o artigo anterior.

Não usar um ISO customizado

Claro, você não é obrigado a criar um ISO para usar o Anarchy, basta você inciar com o ISO original do Arch Linux e, após o boot, realizar o download do código do Anarchy via git:

pacman -Sy && pacman -S git
git clone http://github.com/magnunleno/Anarchy.git

Ou via download:

wget https://github.com/magnunleno/Anarchy/archive/latest.tar.gz

Em seguida (descompacte o arquivo, se necessário) e acesse a pasta do projeto, customize as configurações em anarchy.conf, e execute o script de instalação:

./anarchy.sh
Conclusão

Com esse projeto, tudo o que você precisa é customizar meia dúzia de variáveis, executar um comando e sair pra fazer um sanduíche, ou assistir o script fazer todo o trabalho manual.

Créditos

+Mind Bending Blog
+Henrique Leal
Anúncio Oficial
Repositório Oficial

Espero que aproveitem.

#3 Re: Usando o Arch Linux » Fontes Windows no Arch Linux » 06/12/2012 11:24:52

Mas o fato é que o pacote ttf-win7-fonts não está desatualizado o procedimento de instalação é esse mesmo. Você precisa ter as fontes na mesma pasta e precisa que o sha256sums() esteja correto.

O pacote que está desatualizado conforme a Wiki https://wiki.archlinux.org/index.php/MS_Fonts é o ttf-ms-fonts que era o que eu usava anteriormente

wink

sistematico escreveu:

O procedimento correto é marcar como desatualizado e esperar uma resposta do mantenedor, se não houver nenhuma assine a lista aur-general e avise os TUs do ocorrido, eles dropam o pacote e você adota.

#4 Usando o Arch Linux » Fontes Windows no Arch Linux » 04/12/2012 21:38:02

hmleal
Respostas: 4

Olá pessoal, como apanhei um pouco pra instalar o pacote de fontes Windows no Arch Linux estou deixando aqui como eu resolvi o problema ^^

Fontes Windows no Arch Linux

Qualquer coisa prendam o grito ai big_smile

#5 Re: Ambientes gráficos » Após atualização para o Gnome 3.6, Nautilus está sem botões de fechar. » 01/11/2012 16:49:23

Eu achei o nautilus da versão 3.6 muito bem integrado ao sistema, pra mim continuou rápido e de bom uso. Ainda estou me adptando com a nova localização dos menus mas fora isso achei bem bacana o nautilis e o gnome 3.6 como um todo smile

#6 Re: Dúvidas gerais » [1/2] Off-topic - Como se tornar um colaborador no Arch-BR » 30/10/2012 18:09:15

também me coloco a disposição para colaborar com o Projeto Arch Linux smile

Att,

#7 Re: Dúvidas gerais » [Resolvido]pulseaudio movendo controles de vol. dos apps todos juntos » 27/07/2012 10:24:08

Bah fanstástico estava com o mesmo problema e não sabia como resolver ^^ vlw

#8 Re: Instalação e configuração do sistema básico » [DICA] Alto Consumo de CPU » 26/07/2012 21:37:39

Cara estranho isso ter acontecido, tenho essas mesmas configurações e não reparei nesse consumo excessivo de processamento. Vou começar a prestar a atenção a partir de agora pra ver se encontro alguma coisa.

Valeu pela dica, vou ficar de olho aberto agora ^^

Rodapé do site

Rodando com FluxBB