Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 Re: Hardware e notebooks » Como instalar o Arch Linux em Dell Inspiron 15 7559 com Nvidia » 25/08/2017 11:44:29

fusca escreveu:
danbroken escreveu:

...

Gerenciador de inicialização:

# pacman -S sddm
# sytemctl enable sddm

Uma nota importante. Eu tentei utilizar o GDM e também startx porém com as configurações recomendadas do Wiki do Arch Linux sobre Nvidia Optimus não funcionaram e o Gnome sempre iniciava com a tela preta. Então eu resolvi utilizar o SDDM e suas configurações recomendadas abaixo, passando a funcionar corretamente.

Abra o este arquivo com:

# vi /usr/share/sddm/scripts/Xsetup

E adicione estas linhas para evitar a tela preta:

xrandr --setprovideroutputsource modesetting NVIDIA-0
xrandr --auto

...

Prezados, tudo bem?

Primeiramente, quero agradecer pelo post. Foi muito útil.

Recentemente, comprei um Notebook Dell Inspiron com placa gráfica NVidia e SO Ubuntu e instalei o Arch Linux nele. O XOrg dava essa tela preta mencionada e essas duas linhas com o comando "xrandr" me salvaram desse desastre.

Gostaria que vocês pudessem esclarecer alguns pontos:
1) O que exatamente estas linhas fazem?
2) Dá pra colocar estas linhas dentro do xorg.conf? Pergunto isso pois o Notebook tb possui o chip gráfico Intel nativo do processador e gostaria de alternar entre um e outro sem utilizar outras apps como o Bumblebee. Um simples rename no xorg.conf e um reboot resolveria o meu problema.

Ah, em tempo, vocês poderiam publicar a fonte que recomenda o uso destas linhas?

Desde já, agradeço.

Essas linhas setam a placa dedicada para ser a placa de vídeo padrão do sistema, fazendo com que ela fique ligada o tempo todo (seu laptop esquenta e a sua bateria não dura nada). Isso porque muitos notebooks da Dell, especialmente os mais novos, possuem um sistema de controle de energia atualizado que não é carregado por padrão pelo kernel. Tem um post meu nessa conversa que eu explico como eu fiz para resolver esse problema, inclusive conseguindo alterar entre a placa de vídeo dedicada e a integrada usando o Bumblebee.

Lembrando que pra minha solução funcionar você não vai poder instalar o nvidia-libgl nem o xorg-xrandr, vai ter que retirar as linhas inseridas no xorg.conf e as duas linhas que começam com xrandr que você citou. Pode usar qualquer gerenciador de janelas, inclusive o GDM ou o LightDM.

#2 Re: Hardware e notebooks » Como instalar o Arch Linux em Dell Inspiron 15 7559 com Nvidia » 10/03/2017 12:28:06

Pessoal, sobre o problema com a placa de vídeo dedicada NVidia, outros modelos de notebooks recentes com a mesma placa estão tendo os mesmos problemas, o que pode ser visto em alguns bugs do bbswitch e do Bumblebee, como Bumblebee #764. Este problema parece estar relacionado ao gerenciamento de energia destes novos modelos.

Deixar a placa de vídeo sempre ligada pode não ser a melhor solução. Então consegui estabelecer um workaround para fazer esta placa de vídeo funcionar através do Bumblebee, sem causar problemas ao Xorg/Wayland e utilizando o GDM no lugar do SDDM. Os passos aqui citados foram tirados da configuração do Manjaro mwhd para o Bumblebee e das soluções para os bugs acima citados.

É recomendado realizar todos os processos em modo texto, especialmente utilizando o Arch em um chroot em um livecd.

Passo 1 - Remover drivers desnecessários

Precisaremos remover os drivers open source (nouveau) e os symlinks das bibliotecas nvidia, passando para o MESA. Para isso:

# pacman -S mesa-libgl
# pacman -R nvidia-libgl xf86-video-nouveau

Apague também qualquer sessão no /etc/X11/xorg.conf e qualquer arquivo no /etc/X11/xorg.conf.d/ relacionada à placa de vídeo dedicada.

Passo 2 - Instalação do Bumblebee e drivers

Agora vamos instalar o Bumblebee e todos os componentes necessários, bem como as alterações necessárias em vários arquivos para que o sistema não trave. Estes passos devem ser feitos com cuidado!

Primeiramente, vamos impedir o modprobe de carregar os módulos nvidia e nouveau durante o boot. Isto que causa os travamentos e telas pretas quando o sistema entra em modo gráfico. Para isso, criamos o arquivo /etc/modprobe.d/nvidia.conf com o seguinte texto:

blacklist nouveau
blacklist lbm-nouveau
blacklist nvidia
blacklist nvidia-modeset
blacklist nvidia-uvm
blacklist ttm
blacklist drm_kms_helper
blacklist drm

Também configuramos os modos do bbswitch para carregamento e descarregamento da placa dedicada, escrevendo a seguinte linha no arquivo /etc/modprobe.d/nvidia.conf:

options bbswitch load_state=0 unload_state=1

Para corrigir o problema do gerenciamento de energia precisamos editar o arquivo /etc/default/grub substituindo a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=""

por

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT='acpi_osi="!Windows 2015" pcie_port_pm=off intel_iommu=on,igfx_off'

Lembre-se que se a linha já contiver algum comando, apenas adicione os novos, não apague os antigos!
Agora precisamos gerar novamente o grub.cfg com o comando:

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

bum
Para instalar o Bumblebee e seus componetes, usamos:

# pacman -S bumblebee nvidia primus virtualgl lib32-primus lib32-virtualgl xf86-video-intel mesa
# systemctl enable bumblebeed

Adicione também o seu usuário E o root ao grupo bumblebee:

# usermod -aG bumblebee julio

No arquivo /etc/bumblebee/bumblebee.conf, inclua o driver da nvidia de forma correta na sessão "bumblebeed"

...

[bumblebeed]
...
Driver=nvidia
...

Também edite o arquivo /etc/bumblebee/xorg.conf.nvidia, indicando o BusID da placa. NO CASO DO INSPIRON I15-7995 este valor será 02:00:0, ficando:

...

Section "Device"
    Identifier  "DiscreteNvidia"
    Driver      "nvidia"
    VendorName  "NVIDIA Corporation"

...
    BusID "PCI:02:00:0"
...
EndSection

Agora basta reiniciar o seu notebook e testar se o Bumblebee está funcionando corretamente!

$ optirun glxgears

Passo 3 - Steam
Para adicionar o Bumblebee aos jogos da Steam, siga os passos indicados pela própria Valve, selecionando o jogo com o botão direito, indo em "Properties", "Set Launch Options" e adicionando o comando "optirun %COMMAND%" ou "optirun -b primus %COMMAND%" na execução do jogo.

Tudo testado aqui e funcionando perfeitamente!

Rodapé do site

Rodando com FluxBB