Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 Re: Off-Topic » O que você acha do Arch Linux? [Entrevista coletiva] » 06/09/2016 13:06:13

Provavelmente o trabalho já foi feito e entregue, mas vou deixar minhas respostas aqui assim mesmo.

1. Desde 2009. Precisava de um sistema leve que não me obrigasse a usar uma DE gigantesca como Gnome ou KDE pra rodar num Duron com 256MB de ram que eu tinha naquela época.
2. Eu cheguei pela leveza e fiquei pela simplicidade e pela alta qualidade da documentação.
3. Com a chegada da steam pro Linux ele agora atende a todas. Mas exceto no campo dos jogos, sempre me atendeu em tudo desde o começo.
4. Bom, Tanembaum diz que o papel de um S.O. é não ser visto pelo usuário. O Arch compre esse requisito. Às vezes eu volto aqui no fórum só pra ver se tem novidades, porque passo sempre muito tempo sem ter problemas e acabo me esquecendo que uso Arch. Claro, segundo a filosofia da distro o Arch é o que você faz dele, então se o usuário não tomar alguns cuidados e deixar de seguir algumas boas práticas ele vai ter problemas sim.
5. De maneira geral, não. O corvolino matou essa questão, o sistema não é para usuários preguiçosos e que gostam de receber as coisas de bandeja, embora seja totalmente amigável a quem gosta de ler e entender os porquês das coisas. Como esse último tipo de usuário é meio difícil de achar, eu acabo não recomendando Arch para quase ninguém. Minha recomendação é RTFM, ou seja, ler a Wiki e os fóruns BR e gringo.

Acho que é tarde, mas boa sorte na sua pesquisa.

#2 Re: Usando o Arch Linux » Hora errada no Arch Linux » 14/09/2015 11:25:59

Vou reiterar o que disse o sistematico: Não use localtime no Arch, use UTC no Windows exatamente da maneira que ele ensinou aí.

#3 Re: Ambientes gráficos » Problemas bluetooh e Network Manager » 12/09/2013 08:15:00

1. Se for apenas questão de aumentar o som, pode usar o comando "alsamixer", ajustar os volumes onde te agrada e depois de sair usar o comando "alsactl store" com usuário que tenha privilégios.
4. Acredito que esses pacotes sejam de algum modo dependência do qt, pois sempre que instalava o mesmo eles vinham junto. A única coisa que eu fazia era tirar eles do menu.

#4 Re: Instalação e configuração do sistema básico » Problema na Instalação (Rede) » 08/08/2013 14:11:34

Olá edsonmario.
Primeiro veirifique se está usando a imagem de instalação mais recente, pois quanto mais recente maior a probabilidade de conter o seu driver.
Depois verifique com um ifconfig -a se realmente ele não enxerga as placas.
Eu tenho um Acer e isso já me aconteceu. O que fiz foi simplesmente usar a placa wifi, pois o note reconheceu a wifi (Realtek) e não reconheceu a eth (Broadcom). Se tiver uma conexão wireless disponível talvez seja a solução pra você.

#5 Re: Off-Topic » PRISM: programa de vigilância realizado pela NSA » 15/06/2013 23:32:21

Acho uma grande besteira essa paranóia que esta "descoberta" gerou. Vi gente na internet fazendo protesto contra isso nas redes sociais. Vejam que contradição, pra dizer o mínimo. Ter uma conta em rede social e querer evitar que suas informações pessoais se tornem públicas.

#6 Re: Usando o Arch Linux » /bin/systemd does not exist » 15/05/2013 13:35:48

Henriquenunnes escreveu:

Edit: Havia alguma instrução? Pois não vi nada e causou toda essa confusão.

Abraço

Tinha um aviso do pacman na instalação.

#7 Re: Ambientes gráficos » [RESOLVIDO]Openbox X compiz » 14/05/2013 12:46:51

O Openbox é um gerenciador de janelas. O Compiz também é um gerenciador de janelas. Os dois não funcionam ao mesmo tempo porque tem as mesmas funções. Você pode ter um ambiente gráfico e utilizar o Compiz nele (como o LXDE que o pihillipe explica como ou o XFCE que o alexandre colocou aí) ou usar o Compiz stand-alone.

#8 Re: Hardware e notebooks » Som Distorcido » 08/05/2013 00:33:35

hotvic e sistematico:

Meu som se restabeleceu sozinho... penso em 3 possibilidades:
1. meu hardware tava com frescura;
2. alguma atualização resolveu o problema;
3. magia negra.

O único detalhe é que não é a primeira vez que isso acontece e eu sei que vai voltar... vou tentar identificar algum padrão.
Valeu pela ajuda.

#9 Re: Usando o Arch Linux » [Resolvido] Demora ao iniciar KDE » 03/05/2013 16:58:54

Beto_Page escreveu:
sistematico escreveu:

Como está seu arquivo /etc/hosts?

Olá sistematico, segue o arquivo /etc/hosts

#
# /etc/hosts: static lookup table for host names
#

#<ip-address>   <hostname.domain.org>   <hostname>
127.0.0.1       localhost.localdomain   localhost
::1             localhost.localdomain   localhost

# End of file

Obrigado!

Qual é o nome da sua máquina? Localhost mesmo?

#10 Re: Hardware e notebooks » Som Distorcido » 03/05/2013 15:32:31

Reparei a mesma coisa, som distorcido depois da instalação do Pulseaudio. Mexi nas equalizações do Amarok e deu uma maquiada, mas ele tá chiando, clipando, como se a caixa estivesse estourada. Não sei ajudar, mas ficaria feliz se alguém desse alguma idéia.

#11 Re: Usando o Arch Linux » [Resolvido] Demora ao iniciar KDE » 02/05/2013 17:53:01

1. Acho que o tópico fica melhor na seção Ambientes Gráficos.
2. Tem um erro no pulseaudio e uma tentativa frustrada de chamar o dhcp. Podem ser os responsáveis pela sua demora. Talvez.
3. Se não for isso, tente este tópico: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=3875
Seu problema deve ser *pasme* fonte. Falta algo no plasme e provavelmente é a ttf-dejavu.

#12 Re: Redes e internet » [Resolvido][SQUID] Uma pequena ajuda. » 02/05/2013 17:46:34

O Squid bloqueia por palavras na URL e por domínio, que são coisas semelhantes porém não idênticas. Pesquise, teste e veja a diferença.

#13 Re: Pacman, ABS, AUR & problemas de atualização » [RESOLVIDO]erro do pacman » 09/04/2013 10:47:11

Meu pacman.conf.pacnew também não constava a diretiva SyncFirst na linha 19. Mas ao invés de deletar/comentar essa linha do arquivo atual, eu substituí o arquivo pelo pacnew. Sem problemas aqui.

#14 Re: Dúvidas gerais » Amarok travando muito » 04/04/2013 17:51:14

Eu tive um problema com o Amarok essa semana, porém totalmente diferente do seu. Ele simplesmente ignorava minha biblioteca, não adiantava selecionar as pastas onde eu queria que ele buscasse. Vou te dizer o que eu fiz, que pode te dar alguma luz.
Rodei o comando

amarok --debug

Ele me mostrou um punhado de erros relacionados com mysql. Lembrei então da notícia sobre a substituição do mysql pelo MariaDB e fiz a troca. Na mosca, tudo voltou ao normal. Tenta a sorte lá, cara, os erros são bem diferentes, mas podem ter a mesma origem.

#15 Re: Off-Topic » LibreOffice atualizações frequentes com poucas mudanças » 27/03/2013 18:37:14

kernill escreveu:

Sua observação chama atenção para um fato interessante: Qual a atualização que cada um mais gosta? Aquela que quando aparece na lista de upgrades nos faz pensar "Ah! que bom. O que será desta vez?".
Gosto das atualizações do GCC e do Blender. Estes sempre vêm com novidades. As do kernel dão calafrios na possibilidade do próximo reboot não dar certo!

Fábio Vila

Interessante. Antigamente eu gostava das atualizações que traziam novidades. Hoje eu prefiro aquelas que corrigem bugs, mesmo sabendo que inevitavelmente elas mesmas trarão bugs novos.

#17 Re: Usando o Arch Linux » Steam no Kde » 24/03/2013 14:01:25

Quando eu usava o Steam do Windows com Wine eu tinha esse problema. Depois que passei a usar o Steam nativo, sem problemas. A fonte é diferente, o que me faz supor que você precisa ter a fonte certa do Steam pra poder rodar. Perdoe-me, porém, por não saber qual fonte é. Uso no KDE 64.

#18 Re: Instalação e configuração do sistema básico » Podem verificar se fiz certo? » 21/03/2013 16:07:09

Cara, em parte alguma na wiki, nem no Instalation nem no Begginers Guide fala do rc.conf.
Dica: não misture tutoriais se não souber exatamente o que está fazendo. Com todo o respeito, se você passou um dia lendo a Wiki, você arranhou a superfície do que existe de documentação sobre o Arch. Não que você tenha que ler tudo antes de começar, naturalmente, creio que ninguém nunca leu a wiki inteira, mesmo porque há tópicos que interessam a alguns usuários ou máquinas e outros não.
Eu cantei a bola do que você deveria pesquisar primeiro, mas você não captou. Você vai encontrar poucos usuários que vão lhe dar um passo-a-passo personalizado de tudo.

#19 Re: Instalação e configuração do sistema básico » Podem verificar se fiz certo? » 20/03/2013 19:58:31

Que wiki você seguiu? Em português? Esta está muito desatualizada. Infelizmente você fez errado, o rc.conf já não é mais usado.
Ao invés de partir pra customização já recomendo que você instale novamente. Mas primeira leia (e bastante) sobre o Arch, pesquise os recursos, como usar o gerenciador de pacotes, onde estão os arquivos de configuração, systemd, tudo isso. Faça uma nova instalação pra aprender. Mexa na distro, não apenas na parte gráfica, mas principalmente nas entranhas do sistema.
Depois que estiver bem acostumado você parte pra customização da parte gráfica.

#20 Re: Listagem de programas » Music/Video Player » 08/03/2013 11:49:04

No mundo GTK, Banshee ou no máximo Rhytmbox. Mas nenhum se compara ao Amarok, que infelizmente no seu caso, é Qt. Clementine também é Qt, sendo baseado no Amarok 1.X.

#21 Re: Hardware e notebooks » [RESOLVIDO] Windows não vê hd externo » 26/02/2013 15:37:13

Eu às vezes enfrento esse problema de o Windows não reconhecer HDs formatados em NTFS a partir do Linux. Às vezes o Gparted Live me ajuda, mas quando não dá certo eu tento o seguinte:
- Formato o disco usando FAT
- O Windows enxerga e e formato a partir dele pra NTFS
O inconveniente é que não dá pra fazer com volumes maiores do que 32GB, pra mim não é problema porque minhas partições NTFS nunca tem esse tamanho, mas talvez seja um empecilho no seu caso.

#22 Re: Ambientes gráficos » Gnome3 em máquinas modestas » 05/02/2013 10:24:06

Ao invés do Gnome 3 com Openbox, porque não tentar o LXDE com Metacity? Apenas uma sugestão...

#23 Re: Arte e screenshots » Screenshots de Fevereiro 2013 » 05/02/2013 10:21:01

swatquest escreveu:

XFCE4.10:
    Tema: lamborghini
    Ícones: Drakfire Evolution
    GTK: BrNight ( modifiquei o tema MediterraneanNight)
    WM: xfwm4
    Dock : Docky (tema Ambiance-Dark)
    Conky: tema criado

Cara, qual seria a fonte utilizada?

#24 Re: Usando o Arch Linux » CUPS 1.5.0-1 deixou de imprimir local e remotamente [Note e desktop] » 05/02/2013 10:16:50

shrimp, antigamente, na época do rc.conf, existia uma instrução sobre blacklistar algum driver usb relacionado a impressoras, mas não me lembro qual era e nem mesmo encontro esta informação atualmente, já que com a entrada do systemd a wiki foi editada.

Você chegou a usar a interface Web do Cups? Tenta adicionar usando ela se ainda não tentou.

No momento, com todas as atualizações sofridas pelo Arch e pelo fato de eu ter mudado radicalmente minha instalação, meu note foi formatado e no momento meu Cups funciona.

#25 Re: Ambientes gráficos » (RESOLVIDO) problema ao subir o kde com #startkde » 02/02/2013 12:25:21

Pessoal, quem estiver usando o KDE pela primeira vez, ou voltando a ele depois de muito tempo, é importante seguirem as dicas combinadas do swatquest e do rafael_kenichi. Sem usar o systemd o KDE sobe todo torto, e sem a ttf-dejavu o sistema não sobe todos os componentes direito, notadamente o plasma. Aliás, sem o plasma o KDE não é nada.

Rodapé do site

Rodando com FluxBB