Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 27/09/2008 18:23:03

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

[Resolvido] Arch64 consumo de memória...

Pessoal,

Estou com um processador AMD Phenom X3 (Muito bom! big_smile).

Quando peguei ele, decidi instalar o Arch x86_64... Até aí tudo bem. Eu já tinha utilizado o Arch x86_64 com um processador AMD Athlon X2 e não notei desempenhos notáveis...

Agora nessa nova instalação e com esse novo processador, vi que o Arch x86_64 trabalha muito bem e bem rapidinho ( mas nada tão superior ao i686). Só notei um pequeno problema, é normal o Arch x86_64 pegar tanta memória assim???

Pergunto isso porque utilizo o LXDE e é um abiente super leve, com o Arch32, ao iniciar, ele pegava cerca de 70 a 80Mbs de memória. Já com o Arch64, tá pegando 130Mbs.....

Ok até que isso eu não ligo muito.....Mas ao abrir o Firefox, por exemplo, e ficar com ele aberto um tempinho, a memória vai para o 300Mbs ou mais. E se eu abre mais programas então o bicho consome até a alma ....

Isso é normal mesmo???

Outra coisa que ainda falta no Arch64, que não gostei nenhum pouquinho, é o Java Runtime (JRE)..... Pois estava precisando de aplicações como Aptana e Eclipse, mas nenhum deles roda legal com o Openjdk..... Quer dizer o Eclipse ainda abre, mas funcionar legal jamais.... Enquanto o Aptana nem abre... Tentei visualizar os logs do programa mas não informam nada....

Se alguém poder ajudar minha pessoa agradeço de verdade!!! big_smile

No momento estou utilizando o Arch32 em um outro HD que tenho.... ( E pra falar a verdade é muito diferente trabalhar com Arch32 comparado ao Arch64, pois no Arch32 tudo funciona já no 64 só dor de cabeça....)

Última edição por phillipe (28/09/2008 02:48:02)

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#2 27/09/2008 21:45:47

heldersr
Membro

Re: [Resolvido] Arch64 consumo de memória...

Eu ia comprar um computador com o Processador Phenon 3x 8450, mas depois que vi o desempenho dele para diversas coisas desisti. http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/di … 750_5.html (fala sobre x3 , mostra comparativos com core 2 duo e com o x3 8450)

#3 27/09/2008 22:45:18

phillipe
Moderador
Website

heldersr escreveu:

Eu ia comprar um computador com o Processador Phenon 3x 8450, mas depois que vi o desempenho dele para diversas coisas desisti. http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/di … 750_5.html (fala sobre x3 , mostra comparativos com core 2 duo e com o x3 8450)

Pois então heldersr ( come taco todo dia... Rsrsrsr big_smile!!! Brincadeira )  estou a 3 semanas com esse Phenom X3 e até agora só alegria cara! big_smile
Não tive problema nenhum... Muito pelo contrário, ele trabalha muito bem mesmo, pelo menos com o nosso gracioso Archlinux.

Então acho que posso fazer das minhas palavras a de um trecho do artigo que vc enviou:

"However, let’s not draw any hasty conclusions and see how the new Phenom X3 perform in different types of applications."

Última edição por phillipe (27/09/2008 22:46:34)

#4 27/09/2008 22:54:34

heldersr
Membro

é bom saber phillips, pois está barato demais smile  , bom que você agora é referência, vou esperar mais ou pouco e depois falar contigo para ver como andas ele , pois ai compro um smile

#5 28/09/2008 02:47:16

phillipe
Moderador
Website

Tudo certo helder!!!
Quando precisar é só dar um toque! wink

Ah! E em relação a esse processador ( Phenom X3 ) e a aquitetura do sistema ( i686 ou x86_64 ), sem dúvida escolham x86_64...

Fiz vários testes aqui em casa com as duas arquiteturas instaladas ( cada uma em um HD direferente ). Testes do tipo:

- Abrir vários arquivos e programas de uma vez
- Executar aplicações de peso como Eclipse, OpenOffice, entre outras...
- Testes de stress..

Fico devendo os resultados.... Esqueci de salvar..... Huhuahuahua...

Mas uma deles foi a transferência de uma máquina virtual com 9Gb para uma outra pasta e ao mesmo tempo abrir programas como Gimp e OpenOffice....

No arch32 a transferência tava indo normal, então ao abrir o Gimp, que na verdade quase não abriu, ficou tudo mais lento e dando umas travadinhas. Quando abri o OpenOffice aí pronto, primeiro ele demorou pra caramba a abrir depois não pude mexer mais em nada, porque não dava também.....

Fiz a mesma coisa depois no arch64. Foi tudo totalmente ao contrário do que aconteceu no arch32. Ele conseguiu manusear tudo sem problema algum e operando normalmente

Com esses testes notei a grande diferença que há na utilização de um sistema x86_64 e i686 para processadores multi-núcleos...

Enfim, vale a pena utilizar o Arch64, mesmo ele consumindo um pouco mais de memória que o i686, que na verdade nem é um absurdo assim, pois eu estava verificando melhor a situação e na verdade a memória cache era a maior culpada por parecer que estava consumindo muito.... Claro que não é só por causa da memória cache a causa, pois ela simplesmente guarda a memória utilizada pelos programas para depois abrí-los mais rápido.....

Mesmo com problemas como o Java (JRE) e o Flashplugin em sistemas 64Bits, vale a pena utilizá-los e fazer um chroot do sistema 32Bits, assim como fiz aqui hoje....

Então acho que posso dar esse tópico como resolvido, pois pra quê reclamar de memória sendo que hoje tá tão fácil de adquirir e fora que eu tenho 2Gb aqui..... Tô reclamando de barriga cheia!!! Huahuahuahuahuah..... mas se alguém souber de algo sobre o consumo de memória no Arch64 fala aí pra gente beleza!?

Grande abraço a todos!

#6 02/10/2008 04:25:09

RickDiamond
Banido

heldersr escreveu:

Sem querer me intrometer, mas aquilo é benchmark sintético. Tem um artigo ótimo sobre isso no FórumPCs (não deixem de ler os comentários):

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=242092

Aliás, sou mais um pra equipe do Phenom, mas eu quero um X4. big_smile

Acho que o problema de um sistema 64 bits é a compatibilidade. Alguns programas não funcionam direito em 64 bits, outros são precários... e isso acontece também no Windows. É uma arquitetura ótima, mas meio desprezada.

Meu Sempron veiaco quer morrer de novo... até mais... sad

Última edição por RickDiamond (02/10/2008 04:29:27)

#7 02/10/2008 11:33:04

heldersr
Membro

Sem querer me intrometer, mas aquilo é benchmark sintético. Tem um artigo ótimo sobre isso no FórumPCs (não deixem de ler os comentários):

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=242092

Aliás, sou mais um pra equipe do Phenom, mas eu quero um X4. big_smile

Acho que o problema de um sistema 64 bits é a compatibilidade. Alguns programas não funcionam direito em 64 bits, outros são precários... e isso acontece também no Windows. É uma arquitetura ótima, mas meio desprezada.

Meu Sempron veiaco quer morrer de novo... até mais... sad

blz , vou ler com calma o link que passou smile

#8 03/10/2008 10:38:56

Memphyx
Membro
De: Jandira/SP
Website

Uso x86_64 em um X2 já tem um tempinho e posso garantir que as coisas funcionam melhores nele com vários programas abertos que em i686. (como o próprio Philipe pode comprovar smile )

Quanto ao JRE, eu o tenho instalado (versão SUN) mais nunca tentei usar Jakarta ou a IDE Eclipse no Arch x86_64 para poder dizer algo! A um tempo atras, pra que eu usasse o plugin java, teria que ter o Blackdown Java da IBM, mais se não me engano, agora já posso utilizar diretamente o da própria Sun (Se eu não me engano..).

Aqui no trampo, eu uso i686 num P4 HT!

#9 03/10/2008 12:25:38

havocz
Membro
De: Nilópolis - RJ

Memphyx escreveu:

Quanto ao JRE, eu o tenho instalado (versão SUN) mais nunca tentei usar Jakarta ou a IDE Eclipse no Arch x86_64 para poder dizer algo! A um tempo atras, pra que eu usasse o plugin java, teria que ter o Blackdown Java da IBM, mais se não me engano, agora já posso utilizar diretamente o da própria Sun (Se eu não me engano..).

Tem o icedtea64 tbm big_smile

Olha, atualizei recentemente para C2Q e te digo : NOOOOSSSAAA!!!!!

A diferença de desempenho é notável. Um exemplo, compilei o kernel (make -j4 bzImage; make -j4 modules; make modules install) em 5 minutos. yikes yikes yikes

Linux User #433307

#10 03/10/2008 12:28:47

phillipe
Moderador
Website

havocz, realmente uma das grandes diferenças que vi foi essa também,
não necessariamente da compilação de um kernel, mas da compilação de qualquer
pacote... É muito mais rápido do que no i686!!! big_smile

#11 04/10/2008 01:07:09

thotypous
Membro

É normal que o 64 bits consuma um pouco mais de memória, pois agora os ponteiros e os ints vão ocupar 8 bytes ao invés de 4 bytes. Talvez também consuma um pouco mais ainda por questões de alinhamento de memória. Enfim, tem vários motivos.

Mas é bom saber que realmente você conseguiu um desempenho perceptivelmente maior em processamento. Antes eu pensava que só daria pra perceber claramente em aplicações otimizadas manualmente para o x86_64.

#12 04/10/2008 13:04:32

phillipe
Moderador
Website

thotypous escreveu:

É normal que o 64 bits consuma um pouco mais de memória, pois agora os ponteiros e os ints vão ocupar 8 bytes ao invés de 4 bytes. Talvez também consuma um pouco mais ainda por questões de alinhamento de memória. Enfim, tem vários motivos.

Mas é bom saber que realmente você conseguiu um desempenho perceptivelmente maior em processamento. Antes eu pensava que só daria pra perceber claramente em aplicações otimizadas manualmente para o x86_64.

Uhmmm.... Tõ te entendendo thotypous, agora clareou minhas idéias.
Mas tá tranquilo o consumo da memória fora que o desempenho tá completamente maravailhoso big_smile

Ah!!! Só mais uma coisinha ontem testei aqui o Arch64 em um HD particionado com XFS e outro com REISERFS, isso também fez muiiiiitttaaa diferença aqui pra mim, ou seja, o XFS sei que é muito bom devido a sua segurança e capacidade de lidar com arquivos grandes.... No entanto ele me saiu bastante lento e com pouquíssimo desempenho aqui no meu desktop. Já o REISERFS se saiu completamente maravailhoso, o tempo de resposta para abrir aplicações e efetuar escritas e leituras foram simplesmente muito bons!!!

Fiz um teste, também, seguindo esse artigo do VOL ( http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Rei … Quem-ganha ) e olhem só os meus resultados:

XFS:

Iniciando testes de Sistema de Arquivo
===============================================================================
Teste 1: Criando um arquivo de 100MB
print FILE '1' x 100000000
Tempo final: 0.312926054000854 segundos
Teste 2: Duplicando o bigfile 10 vezes
copy('bigfile', 'bigfile1-10')
Tempo final: 35.5322368144989 segundos
Teste 3: Removendo todos os bigfile
unlink <bigfile*>
Tempo final: 3.48500204086304 segundos
Teste 4: Duplicando 10000 arquivos (4MB cada)
copy('smallfile', 'smallfile1-10000')
Tempo final: 39.9138071537018 segundos
Teste 5: Abrindo, lendo, escrevendo e fechando cada smallfile
open(), read, close(), open(), write & close()
Tempo final: 154.442122936249 segundos
Teste 6: Removendo todos os smallfile
unlink <smallfile*>
Tempo final: 34.650230884552 segundos
Todos os testes realizados com sucesso!

REISERFS:

Iniciando testes de Sistema de Arquivo
Teste 1: Criando um arquivo de 100MB
print FILE '1' x 100000000
Tempo final: 0.504423856735229 segundos
Teste 2: Duplicando o bigfile 10 vezes
copy('bigfile', 'bigfile1-10')
Tempo final: 34.328901052475 segundos
Teste 3: Removendo todos os bigfile
unlink <bigfile*>
Tempo final: 4.09092497825623 segundos
Teste 4: Duplicando 10000 arquivos (4MB cada)
copy('smallfile', 'smallfile1-10000')
Tempo final: 1.28186106681824 segundos
Teste 5: Abrindo, lendo, escrevendo e fechando cada smallfile
open(), read, close(), open(), write & close()
Tempo final: 0.983381032943726 segundos
Teste 6: Removendo todos os smallfile
unlink <smallfile*>
Tempo final: 0.512769937515259 segundos
Todos os testes realizados com sucesso!

Façam também, se possível, e vejam os resultados.... Pra mim Reiserfs se saiu e está sendo o melhor.....
Claro que isso vai da necessidade de cada um e de como vc vai usar um computador.....

#13 04/10/2008 13:22:12

thotypous
Membro

E o JFS, já testou? Será que ele se dá melhor com os arquivos pequenos?

A desvantagem do JFS seria a segurança, conheço algumas pessoas que perderam arquivos algumas vezes com ele.

Última edição por thotypous (04/10/2008 13:22:38)

#14 04/10/2008 14:36:45

phillipe
Moderador
Website

Não, nunca testei o JFS cara....

Mas assim que eu arrumar umas coisinhas aqui vou testá-lo também....

Nunca utilizei ele exatamente por que também já ouvi muita gente falar mal dele....

Mas só testando mesmo pra gente tirar nossas conclusões né?!....

#15 04/10/2008 20:04:59

Corleone
Membro
De: Minas Gerais

Também não tive muito sucesso usando XFS na partição raiz. Ele é lento quando se trata de arquivos pequenos.
Atualmente, tenho usado ReiserFS na partição raiz e XFS na partição home.
Tem me servido bem.

Rodapé do site