Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 28/09/2008 13:56:59

countercraft
Membro
De: Aracaju, SE

Problemas com OSS

Pessoal, (acho que essa é mais pro thotypous smile), tô com uns problemas com o OSS 4.1 aqui. Instalei e configurei tudo seguindo a página na Wiki, mas ele ainda teima em não funcionar direito smile
Rodei o osstest e tá uma beleza, toca na caixa de som do note, no fone e até na entrada do microfone, sem mexer em nada. Mas quando vou usar o mplayer, por exemplo, o som sai na caixa de som, mas não sai no fone quando eu coloco o fone, diferentemente do que acontece com o osstest. Já tentei aumentar e diminuir o volume no mixer, marquei e desmarquei um monte de coisa lá, mas não tá dando certo ainda. Com o osstest tá beleza, mas com os outros programas, está como descrevi com o mplayer.
Meu chip de áudio é um HDA Intel, a placa-mãe tem chipset ATi.
Qualquer ajuda aí, obrigado!

#2 28/09/2008 14:59:54

thotypous
Membro

Re: Problemas com OSS

Opa! Valeu por testar o pacote!

Quando você roda o osstest, ele toca na caixa e no fone ao mesmo tempo? Ou em um de cada vez? (BTW, a musiquinha do osstest é a melhor coisa do OSS, muito rox)

É útil também ter a saída do comando "ossinfo -v3".

#3 28/09/2008 16:05:33

countercraft
Membro

Que nada, valeu por colocá-lo no community!

Quanto ao osstest, quando está tocando na caixa, não toca no fone, e a caixa pára de tocar; quando começa a tocar no fone, não toca na caixa, e se eu tirar o fone, não toca na caixa. Mas acho que isso está certo, já que ele está direcionando o teste pra uma saída de cada vez (não é? smile).
Aqui tá a saída do ossinfo -v3: http://paste.archlinux-br.org/508.

Obs.: Acho que o post tá duplicado. Não sei se fui eu ou o site big_smile

Última edição por countercraft (28/09/2008 16:10:24)

#4 28/09/2008 19:52:52

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Amigo, apague o seu outro tópico por favor... É a mesma coisa desse, vamos tentar não duplica-los.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#5 28/09/2008 20:04:32

countercraft
Membro

Opa, desculpe pela bagunça, devo ter duplicado os tópicos sem querer, pois minha net estava com problemas na hora que postei (mesmo assim, não sei porque a diferença de horário). Tentei apagar o tópico, mas não achei onde. Qualquer coisa, os moderadores podem apagar.
Mais uma vez, desculpe a bagunça! smile

#6 28/09/2008 23:00:04

thotypous
Membro

Parece que você tem um PCM diferente para as caixas de som internas e um para o plugue do fone de ouvido. Preste atenção em qual PCM ele diz que tá tocando enquanto o osstest roda, por exemplo:

/dev/oss/oss_hdaudio0/pcm0 (audio engine 0): HD Audio play speaker
- Performing audio playback test...

Aí se trataria do /dev/oss/oss_hdaudio0/pcm0

A única coisa que me vem à mente agora é mudar o dispositivo para o qual o /dev/dsp aponta dependendo da saída que você quer que saia, o que é muito desconfortável de ficar fazendo.

Eu vou perguntar para o cesium do #oss, assim que encontrar com ele, se ele conhece algum outro meio de mudar a saída

#7 28/09/2008 23:01:12

thotypous
Membro

P.S.: Não descobri de jeito nenhum onde apaga tópicos! Você lembra onde é, Leandro?

#8 29/09/2008 00:09:07

countercraft
Membro

Alterei o link para /dev/oss/oss_hdaudio0/pcm1 e saiu no fone... agora é só ter um jeito mais "automático" de fazer isso smile

#9 29/09/2008 08:20:31

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

thotypous escreveu:

P.S.: Não descobri de jeito nenhum onde apaga tópicos! Você lembra onde é, Leandro?

Cara, se você não tiver visualizando essa opção, no lado inferior esquerdo na hora que clicar no tópico, tenta ir no indice da seção e ver se existe essa opção. Senão pede para o Hugo fazer isso.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

Rodapé do site