Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 13/10/2008 13:56:39

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

[REVIEW] Acer Aspire One + Arch Linux

Bom, sábado fez uma semana que eu comprei meu Acer Aspire One e tive algumas aventuras com ele, principalmente com a ethernet e com a wireless e algumas pessoas pediram pra fazer um mini review, aqui estou. big_smile

Para começar, quando cheguei na loja fui diretamente a ele, que por sinal era o último e com sorte comprei antes da crise do dollar, que deu pra comprar por R$ 1.500 dividido em pequenas parcelas de R$ 150 em 10x (pode pensar o que for, sou pobre e só posso comprar nessas formas de pagamento smile ).

Assim que cheguei em casa, pensei... Vou me arrepender de ter comprado esse netbook, é muito pequeno vai dar dor de cabeça pra instalar, enfim, N coisas que estavam desanimando. Depois de começar a usar, vi que a coisa era totalmente diferente e acabei me apaixonando por ele (mais uma coisa pra minha namorada ficar com raiva/ciumes smile ),

Deixando de conversa fiada, vamos começar realmente o review, vamos ao que interessa...

Iniciando vamos para uma "fotinha" dele:

sdc10044xc7.th.jpgthpix.gif

Para ter uma noção do tamanho do bichinho, olhem meu monitor 19" e uma foto com um marca texto do lado dele e veja/imagine o tamanho da criança. big_smile
As dimensões dele são: 249 mm de largura, 170 mm de profundidade e 29 mm de altura.

O que não deixa nada a desejar, pois apesar da resolução ser de 1024x600, a leitura nele é perfeita,  dá pra estudar, programar e assistir aquele velho seriado/filme tranquilamente. big_smile

sdc10030nq4.th.jpgthpix.gif sdc10058vo7.th.jpgthpix.gif

Apesar de pequeno, ele tem um teclado perfeito/confortável pra digitar, lógico que algumas teclas poderiam ser maiores como podem ver na imagem e sem contar o touchpad, que ele muda um pouco os botões e bota nas verticais, pra ganhar um pouco mais de espaço e diminuir o tamanho. Como alguns sabem touchpad nem sempre é bom, mas com o tempo vamos se acostumando.

sdc10046xt3.th.jpgthpix.gif

As saidas dele do lado esquerdo, 1 entrada de força, 1 VGA, 1 Ethernet,  1 USB e uma entrada para Cartão SD, utilizado para expandir a quantidade de GB, para armazenar seus arquivos.

sdc10047fx1.th.jpgthpix.gif

No lado direito tem: 1 leitor de cartões 5 em 1 (SD, MMC, MS, MSP, xD-PC), 2 USBs e saida de audio e entrada de mic.

sdc10049zd0.th.jpgthpix.gif

Aqui tem 2 imagens dele já iniciando com o Arch e uma ele já no GDM.

sdc10052cj8.th.jpgthpix.gif sdc10053dt0.th.jpgthpix.gif sdc10056et6.th.jpgthpix.gif

Aqui está o lspci dele:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GME Express Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GME Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03) [DONE]
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02) [DONE]
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 3 (rev 02)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 4 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GBM (ICH7-M) LPC Interface Bridge (rev 02)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GBM/GHM (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 02)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev ff)
03:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)

uname -a:

Linux arch0n3 2.6.26-ARCH #1 SMP PREEMPT Tue Sep 9 10:15:21 UTC 2008 i686 Intel(R) Atom(TM) CPU N270 @ 1.60GHz GenuineIntel GNU/Linux

Como falei, achava que daria um puta trabalho botar o Arch para funcionar, mas ele não deu tanto trabalho. Seguindo esse link, tudo ocorreu bem e contém todas as informações necessárias para fazer o bichinho funcionar.

O meu acer é um Atom 1.6 Ghz, com 1gb de ram, 120gb de hd, o que para mim é ótimo, pois não sei se conseguiria usar um com ssd de 8gb. big_smile Sou viciado em espaço em disco.

Porém tive alguns problemas pois ele veio com o windows, e para não perder o dinheiro tentei botar dual bot, mas ele tinha um sistema de recovery que não deixava mais dar boot no windows depois que instalei o Arch. Esse sistema de recovery era uma partição, pois não veio cd de recuperação no meu acer. sad

Tentei por 2 dias recuperar, mas não deu, solução: "Deixar apenas o Arch!" big_smile
Também tive problemas com a ethernet e com a wireless... Tentei usar networkmanager, mas ele é bugado até a alma, tentei o wicd, mas ficava a briga entre ethernet e wireless pra ver quem não iniciava. A solução, foi usar netcfg, que se saiu bem melhor, porém tive algumas brigas que podem ser vistas aqui e aqui. Consegui botar tudo pra funcionar, quer dizer, quase tudo... o Mic, ainda não funciona.

O único problema que vi foi, a bateria é de 3 células, o que leva um tempo reduzido de uso dizem que são 3 horas de uso, mas não chega a isso... Aqui a bateria veio "zoada" e só tem 97% de qualidade, e o que leva a pouco mais de 2 horas de uso com wireless funcionando normalmente, o máximo que consegui foi 2 horas e meia +- e não chega mais a isso, no máximo 2 horas e 10. Em alguns sites dizem que conseguem 2 horas e 45 minutos, coisa dificil de acontecer... Uma coisa ruim, também, tive que fazer backup da partição onde se encontrava os arquivos de recovery por não ter vindo o cd de recuperação.

Fora isso, estou contente por ter essa máquina. big_smile

ADD1:
O boot dele tá demorando exatos 40 segundos, até chegar no gdm. Vou tentar descobrir como reduzir isso.
Aqui tá um screen shot dele...

archonewo2.th.pngthpix.gif

ADD2:
Achei umas dicas na internet sobre melhor uso de Bateria de notebook, vou compartilhar com vocês alguns links (e alguns são copias, mas tem algo a mais que é interessante):

http://www.gusleig.com/sos/2007/09/dica … ar-e-ipod/
http://guia.mercadolivre.com.br/como-ut … -17451-VGP
http://guia.mercadolivre.com.br/cuidado … -17341-VGP
http://guia.mercadolivre.com.br/aumente … r-7344-VGP

Se alguém souber de mais algum, pode ajudar postando! E pra confirmar... 2 horas e 10 minutos mesmo, usando wireless, processador e disco em LOAD (fiz o teste hoje atarde 14/10/2008)!

Referências:

http://aspireoneuser.com
http://www.pplware.com/2008/09/19/anali … spire-one/

Com o passar do tempo, vou tentando adicionar mais infos e mais links de referências, assim todo mundo fica sabendo o que ele tem, dúvidas podem perguntar.

Última edição por leoarcher (14/10/2008 19:43:54)

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#2 13/10/2008 20:03:17

thim
Membro
De: Rio Claro - SP

Re: [REVIEW] Acer Aspire One + Arch Linux

Parabens pelo Review, e pela aquisição...
Só uma duvida, ele vem com drive de cd externo? Como voce bootou o arch?
Eu tive contato ( pela empresa que trabalho) no netbook da HP ( 2133 se não me engano), que tinha alguns ponto negativos como : bateria durar pouco ( 1:30 min +/-), resolução ser muito pequena e ao aumentar destorcia ou ficava "quadriculado" as bordas dos objetos,  processador lento....
O procesador era via C7 1.6 Mhz com 2Gb RAM, 120 Gb HD, rodando windows vista ( principal motivo da lentidão);
Eu fico tentado em comprar um desses, mas ao ver o hp desanimei um pouco.
Gostei desse Acer, quem sabe eu não me entenda com este....

Obs: Tambem compraria em pequenas parcelas wink

Abraço.

archuserbar2jz6.png

#3 13/10/2008 20:31:22

leoarcher
Admin
Website

Só uma duvida, ele vem com drive de cd externo? Como voce bootou o arch?

Não vem drive externo... Boot por pendrive mesmo, no link do wiki tem alguns links dizendo como fazer. big_smile

Rapaz... A resolução dele é de 1024x600 diferente do HP que é 1280, e isso atrapalha. No acer consegui uma leitura muito boa diferente ao contrário do HP, também peguei em um desse, achei razoável, tem coisa bem melhor do que o HP na praça. big_smile

O Atom, achei rapidão, até compilei umas coisas nele e achei considerável a utilização dele. big_smile

Recomendo!! big_smile

Como disse, voupostando coisas no tópico pra acrescentar mais informação.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#4 14/10/2008 00:11:49

thim
Membro
De: Rio Claro - SP

Beleza, obrigado.

Abraço.

archuserbar2jz6.png

#5 18/08/2009 18:27:25

maltz
Membro
De: manaus

Uma forma de acelerar o boot é a que relatei nesse post aqui
http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=1847
Eu fiz o teste em um hardware parecido com o do acer aspire one.
Atom 1.6
Memoria de 1Gb
só que esse aqui usa um HD de 160GB
e o chip7 é da sis(que é uma merda por sinal)
Mas o tempo que eu consegui foi de 8.36s desde o grub até o LXDE.
Bem promissor acredito.

Última edição por maltz (18/08/2009 18:33:12)

#6 16/03/2010 10:06:14

tsthwi_gba
Membro

ai leoarcher blz??

eu instalei aki no meu ACER D250 so que to com um probleminha na placa de rede o modulo é carregado direitinho mais não consigo navegar assim  que coloco o cabo na placa drive não fufa mais  aki o modulo ta diferente do seu aki aparece o Atl1c.

#7 16/03/2010 11:06:10

leoarcher
Admin
Website

Você vai ter que olhar no lspci e procurar qual o modulo correto da sua placa de rede... Tente usar algum gerenciador de conexão e veja se o problema ocorre usando ele.

asa_tempo.jpg

#8 17/03/2010 09:07:12

tsthwi_gba
Membro

no lspci tem Atheros Ar8132 / L1c gigabit

no lsmod e o Atl1c

e o DHCP nao funciona

#9 18/03/2010 13:54:40

leoarcher
Admin
Website

Cria um tópico na parte de hardware e notebook, explica o caso e posta suas configs e indica tudo certinho, placa > referencia > modulo .
Lá te ajudo.

asa_tempo.jpg

Rodapé do site