Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#26 14/03/2009 13:04:46

Cigano
Membro

Re: [Tutorial] Ambiente Gráfico LXDE (Atualizado: 05/02/2013)

Bom como eu inda não tenho experiêcia com LXDE usando Xfce, Kde e Gnome a vida toda.
Como eu instalo o grupo LXDE ??,

O PcManFm esta instalado de boa.

Outra pergunta!! Não acho a pasta Desktop, tipo # /home/user/Desktop ele só vai até o /user onde ela fica ??

Outra coisa como eu inicio ele com login em modo Grafico, já que com lxde não possui o /.xinitrc ??

Última edição por Cigano (14/03/2009 13:48:20)

Arch Linux + Kernel 2.6.37-ARCH + LXDE = SOFT O.S.

#27 14/03/2009 14:52:38

920608
Membro

Postei errado , não ia postar aqui lol

Última edição por 920608 (14/03/2009 14:53:15)

#28 14/03/2009 18:18:44

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

920608 escreveu:

Postei errado , não ia postar aqui lol

kkkkkkkkkkkkkkkk!!! Maluco!

Cigano escreveu:

Bom como eu inda não tenho experiêcia com LXDE usando Xfce, Kde e Gnome a vida toda.
Como eu instalo o grupo LXDE ??,

Bem Cigano, pra instalar o grupo LXDE basta fazer como eu falei no tutorial: # pacman -S lxde

Outra pergunta!! Não acho a pasta Desktop, tipo # /home/user/Desktop ele só vai até o /user onde ela fica ??

Nesse caso Cigano, vc poderá criá-la sem problema algum que vai funcionar blz! $ mkdir ~/Desktop

Outra coisa como eu inicio ele com login em modo Grafico, já que com lxde não possui o /.xinitrc ??

Dá uma olhadinha no tutorial kra que vc vai ver que eu expliquei tudinha lá como fazer para utilizar um gerenciador de login bem leve para iniciar o LXDE e outros ambientes de sua preferência. Tem explicando também como configurar o .xinitrc... Se vc não possui o .xinitrc no seu sistema, é só criar ok?!

Abraços!

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#29 15/03/2009 00:51:38

Cigano
Membro

Phillipe eu agradeço a tua atênção porque para mim é muito importante entender o Arch porque eu estou adorando essa distro, eu sempre usei as distros de prache que é o Conectiva, Debian e Slackware mais, no momento estou com Arch e o Debian !! Vou tentar fazer de novo pelo tutorial as configs blz !! Qualquer cois eu volta aqui para te enxer o saco de novo !! smile

#30 15/03/2009 01:56:54

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Olá philipe gostei muito do seu Conky, como eu ponho imagens nele?
A respeito do LXDE, ele é mais leve que o Openbox + bmpanel + Nitrogen + Conky?
No momento eu estou usando essa configuração.

Obrigado pela dica.

#31 15/03/2009 02:41:37

Lyceuhns
Membro

Já que tem muita gente agora usando por aqui, e até o philipe voltou a usar... \o/
Pergunto se o ajuste de opacidade na transparência do LXpanel funciona com alguém. Aqui desde os primórdios até os dias atuais é sempre na mesma.

Acredito que só virá de boa com a versão 0.4, que por sinal, alguém também já testou aí?

#32 15/03/2009 13:46:13

Cigano
Membro

Olha só um Campograndensse que usa linux ?!?!, E ae sistematico conterrâneo blz, eu sou de Campo Grande MS tbm, eu uso Linux faz um tempo já mais o arch estou engatinhando e já estou gostando, porem ainda não consegui fazer com que ele inicie já no modo grafico, eu tinha conseguido fazer ele dar boot no grafico um tempo atráz mais ai eu tinha instalado o Slack no lugar do Arch ai perdi as manhas para fazer bootar no modo gráfico agora estou levando uma surra para fazer funcionar esta função !!

Edit..............>>>>>>.....>>>>>....>>>.....>>....>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>....>>....>>....>>>...>>>...>>....>>>..

Consegui iniciar o X no Boot !!!

Última edição por Cigano (15/03/2009 14:38:16)

#33 15/03/2009 15:43:32

sistematico
Admin
Website

Aqui o LXDE fica com o menubar piscando e eu não consigo fazer nada, com vocês isso tambem acontece?

#34 15/03/2009 15:47:33

sistematico
Admin
Website

Cigano escreveu:

Olha só um Campograndensse que usa linux ?!?!, E ae sistematico conterrâneo blz, eu sou de Campo Grande MS tbm, eu uso Linux faz um tempo já mais o arch estou engatinhando e já estou gostando, porem ainda não consegui fazer com que ele inicie já no modo grafico, eu tinha conseguido fazer ele dar boot no grafico um tempo atráz mais ai eu tinha instalado o Slack no lugar do Arch ai perdi as manhas para fazer bootar no modo gráfico agora estou levando uma surra para fazer funcionar esta função !!

Edit..............>>>>>>.....>>>>>....>>>.....>>....>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>...>>>....>>....>>....>>>...>>>...>>....>>>..

Consegui iniciar o X no Boot !!!

É só colocar o gdm ou slim nos DAEMONS=() do rc.conf ou alterar o /etc/inittab
Você é do Universo da Informática?
Se você tiver Google Talk me adicione pra gente trocar umas ideias, estou projetando um mirror do ArchLinux para o MS.
[email protected]

Abraço...

#35 15/03/2009 17:50:16

phillipe
Moderador
Website

sistematico escreveu:

Olá philipe gostei muito do seu Conky, como eu ponho imagens nele?
A respeito do LXDE, ele é mais leve que o Openbox + bmpanel + Nitrogen + Conky?
No momento eu estou usando essa configuração.

Obrigado pela dica.

Aqui o LXDE fica com o menubar piscando e eu não consigo fazer nada, com vocês isso tambem acontece?

Opa.... sistemático! Vlw!
Seguinte, não sei bem se é mais leve que sua configuração... Mas em todo caso LXDE é muito leve e funcinal... Só vc testando mesmo pra saber.
E quanto as figuras no conky, na verdade não são figuras e sim fontes TTF. Não tô em casa no momento mas a noite te mando as fontes e a configuração do conky pra vc dar uma olhada.

Quanto a esse esquema do lxpanel piscando eu também já passei por esse problema.... Vi no fórum do Arch Oficial que esse problema é causado por um plugin, se não me engano o lxnetwork ou algo do tipo, que é abilitado na compilação do painel.... Pra resolver é só pegar o PKGBUILD do painel e desabilitar esse plugin....

Lyceuhns escreveu:

Já que tem muita gente agora usando por aqui, e até o philipe voltou a usar... \o/
Pergunto se o ajuste de opacidade na transparência do LXpanel funciona com alguém. Aqui desde os primórdios até os dias atuais é sempre na mesma.

Acredito que só virá de boa com a versão 0.4, que por sinal, alguém também já testou aí?

Lyceuhns meu amigo, isso eu realmente não faço idéia... Tá aí uma coisa que nunca utilizei no LXDE foi o painel transparente. Não curto muito.... Mas no Lxpanel 4.0 deve vir 100%.

E Cigano, se ainda não conseguir entrar no modo gráfico, dá um toque aí meu velho.... wink

#36 15/03/2009 23:07:31

Cigano
Membro

É só colocar o gdm ou slim nos DAEMONS=() do rc.conf ou alterar o /etc/inittab
Você é do Universo da Informática?
Se você tiver Google Talk me adicione pra gente trocar umas ideias, estou projetando um mirror do ArchLinux para o MS.
[email protected]

Abraço...

Opa não sou do Universo da Infomatica não, então eu só uso o amsn mesmo e muito pouco !!
Que bom cara um mirror para nois do MS que moral hein.
Isso deve esta te dando um pouquinho de dor de cabeça não ??

Boa sorte ai no seu projeto !!

#37 17/03/2009 13:53:51

Cigano
Membro

Ow como eu faço para deixar o LXDE em Português Brasil ??  É que eu queria alterar icones e algumas coisas nele, mais no meu caso o LXDE esta todo em ingles ainda e ficaria mais facil em Pt_Br para mim fazer as alterações !!

Valeu pessoal estou adorando o arch com LXDE parece que com ele tem mais liberdade do que o Gnome e Kde !!

#38 17/03/2009 14:51:20

phillipe
Moderador
Website

Ué Cigano.... O LXDE pega os LOCALES do sistema...
ou seja, se seu sistema estiver em inglês ele também ficará em inglês... e daí por diante...

Verifica se no arquivo /etc/locale.gen as linhas abaixo estão descomentadas, se não tiver descomente-as:

# vi /etc/locale.gen
.....

pt_BR.UTF-8 UTF-8 
pt_BR ISO-8859-1

Depois rode:

# locale-gen

#39 17/03/2009 15:46:53

Cigano
Membro

A cada dia que mexo no LXDE estou aprendendo mais coisas e adorando tudo isso, mais algumas coisas é só explorando e perguntando mesmo.

Onde fica a lixeira ? Não encontrei elão em canto algum !!
Depois da modificação de Locale.gen eu tenho que reiniciar o sistema para surtir o efeito ??

Phillipe eu agradeço a atenão e a paciencia, você está sendo um professor em LXDE !!
Estou aprendendo muito sobre o LXDE com você brother !!

#40 17/03/2009 19:27:04

sistematico
Admin
Website

No seu rc.conf tá assim -> LOCALE="pt_BR.utf8" ?

#41 17/03/2009 20:06:39

phillipe
Moderador
Website

hshaushuashuahsu!!!
Que bom que estou ajudando Cigano...

Seguinte, vc deve reiniciar apenas o seu xorg, basta aperta CTRL + ALT + Backspace. Mas se preferir pode reiniciar o sistema sim após realizar as configurações. E verfica se no rc.conf está como o sistematico falou...

E quanto a lixeira, o LXDE não possui meu amigo. Ele só deleta direto mesmo.
Ainda não foi implementada uma lixeira pra ele.....
Eu particularmente não curto lixeira mesmo, então pra mim tanto faz, mas sei que muitos gosta de mandar seus arquivos pra lixeira....

Sei que os projeto pra incluir uma lixeira no sistema já foi solicitado em mainling lists... Acho que é só torcer e ficar no aguardo mesmo....

#42 17/03/2009 23:09:14

Cigano
Membro

Ow Sistematico valeu ai pela dica, eu até já tinha lido por ai mais nem me lembrava, eu sou meio novo no Arch com LXDE !!

Ow Phillipe valeu pela sua atênção !!
Então voce esta ajudando muitom sim em relação o LXDE no geral linux eu uso desde o conectiva 6.0, mais muita coisa mudou e nesse tempo eu me amarrei no Debian e no Slackware !! Agora que estou pegando os macetes do Arch !! Eu já tinha usado antes mais com kdemod mais eu acei muita fuirulas desnecessarias !!

Última edição por Cigano (17/03/2009 23:39:37)

#43 18/03/2009 01:23:47

sistematico
Admin
Website

O OpenBox tambem é muito bom, acho que compensa você testar...

P.S.: Você é o Cigano da Universo?

#44 18/03/2009 14:58:59

Cigano
Membro

Então você tinha me perguntado se eu era o cigano da Universo !! Não sou não de que Universo você fala ?? Universo da Informatica ??

#45 28/03/2009 02:31:16

malkosta
Membro
De: Rio de Janeiro
Website

Po cara, agora que vc fez um tutorial de instalaçao, vc poderia complementar com um tutorial de personalizacao ein.....estou tentando muito deixar meu LXDE parecido com o seu, mas nao consegui várias coisas, como trocar o estilo das janelas (barra de titulo), dar uma customizada no panel, e no menu...etc etc....

Há um tempo atrás, eu instalei openbox, e segui esse tutorial: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=936
e meu openbox ficou iraaaadoo...teria como vc fazer isso pra gente? Ensinar quais os passos vc tomou para chegar num desktop como tá o seu? Por exemplo, como vc faz esses paineis legais...teus temas, como vc colocou e tal, a configuracao do seu conky...etc etc etc....dicas do lxde q nem no post do openbox....

pode ter certeza que muita gente aqui do forum ficaria agradecida!!!

Obrigado!

Última edição por malkosta (28/03/2009 03:18:12)

Engenharia da Computação - Puc-Rio

Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não funciona, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

#46 28/03/2009 03:22:04

phillipe
Moderador
Website

Ok malkosta... Vou fazer um tuto de como dar uma personalizadinha básica no LXDE.

E vlw meu velho! wink

#47 01/04/2009 22:11:43

malkosta
Membro
De: Rio de Janeiro
Website

estamos esperando ansiosamente!!!

Engenharia da Computação - Puc-Rio

Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não funciona, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

#48 01/05/2009 22:35:04

Açoriano
Membro

phillipe escreveu:

E quanto a lixeira, o LXDE não possui meu amigo. Ele só deleta direto mesmo.
Ainda não foi implementada uma lixeira pra ele.....
Eu particularmente não curto lixeira mesmo, então pra mim tanto faz, mas sei que muitos gosta de mandar seus arquivos pra lixeira....

Sei que os projeto pra incluir uma lixeira no sistema já foi solicitado em mainling lists... Acho que é só torcer e ficar no aguardo mesmo....

philipe nao quero estar a aqui a mandar postas de pescada sem saber por isso se estiver errado por favor corrige-me.

Acho que o prblema da lixeira nao e do LXDE mas sim do proprio PacmanFM, ando em busca do DE perfeito á bastante tempo e isso levou-me a procorar tambem o navegador perfeito e algures nas minhas pesquisas tenho ideia de ter lido que o PacmanFM nao tem mesmo lixo.

faco testes grandes, 6 meses cada, entrei no mundo do linux ha cerca de ano e meio, comecei com Ubuntu com Gnome mas nao fiquei satisfeito com a performance, mudei para Ubuntu com Openbox depois ouvi falar do Archlinux e adorei a filosofia por isso mudei, e comecei com Arch+Openbox mas é um pouco xato ter de tudo na unha, depois com o lancamento do KDE4 tive de testa-lo e adoro e odeio, é bonito funcional adoro o meu dolphin com tabs terminal raiz de pastas e favoritos adoro os plasmas mas Deus me ajude tá tão Bugado e a performance é horrivel, amanha mudo para Archlinux+LXDE.

Espero pelo gnome 3, pelo kde 4.5 e é claro o E17 que parece ser muito bom e daki a 6 meses devo testá-lo espero que evolua muito até lá.

Encontrar a Distro perfeita nao foi dificil, mas o DE perfeito não é nada fácil

#49 02/05/2009 00:23:39

phillipe
Moderador
Website

Opa Açoriano!
Realmente não é o LXDE que não possui lixeira, é o PcmanFM....
Me expressei mal na resposta....

Bem na verdade, quem gerencia lixeira, arquivos e pastas, papéis de parede, entre outras coisas em um DE costuma ser o gerenciador de arquivos, tipo Nautilus, Thunar....

Bem sou usuário Linux a cerca de 2 anos, e no período de 1 ano fiquei somente aprendendo e testando o máximo de distribuições possíveis com os mais direferentes DE's....

Há cerca de 1 ano utilizo o Arch e nele já testei todos os DE's possíveis.... Gosto muito do Gnome, muito mesmo... Só que quando comecei a mexer no LXDE simplesmente me apaixonei.
Com temos, leveza, simplicidade, inteface amigável e facilidade, entre outras coisas mais...

Aconselho profundamente utilizá-lo e tirar suas próprias conclusões....

E se gosta de lixeira em seu ambiente gráfico, aconselho que utilize o Thunar.

#50 02/05/2009 19:32:38

Açoriano
Membro

Ja tinha saudades desta performance, embora ainda tenha uns glitches a minimizar mas nada de gave ou talvez até seja um efeito bem feio do lxde.

Tive a fucar bem nas entranhas do LXDE e gostei do que vi ainda nao personalizei com temas e icons apenas meti todos os utilitarios necessarios, gostei do monitor de temperatura e bateria e da barra de lancamento e o painel está bastante melhor do que pensava mas o gestor de volume é muito mau estou usando o kwin e philipe nao é necesssario usar o FEH para mudar de wallpaper(ainda nao reiniciei por isso nao posso confirmar) se mudares o papel de parede enquanto usando o pacmanfm para gerenciar wallpaper e depois voltar a para o desktop limpinho como eu gosto tongue o wallpaper mantem-se.

É normal ao instalar o LXDE ele nao instalar openbox? achei estranho ao reiniciar o X para subir o LXDE pela 1st vez e nao tinha gerenciador de janelas e o opnbox nao estava instalado, pensei que fizesse parte das dependencias.

Como ex-utilizador de Openbox só posso falar bem do LXDE, a performance é a mesma e não é preciso a fazer atalhos e configuracoes por cada programa que se instala, por isso quem está farto de openbox e quer manter a performance LXDE na cabeca, é praticamente um Openbox mas menos chato.

philipe nao dá para postar a configuracao do conky eu tenho uma dos tempos do openbox mas a tua está mais bonita tongue e para fazer na unha perco meio dia.

Vários problemas que eu tinha que pensava que eram bugs do EXT4 talvez fossem do KDE, como erros de perder as permicoes de  tudo e o Dholphin ficar em branco, já não aguentava, só volto para o kde com o 4.5

Bom tuto vou para o tuto de personalizacao agora tongue

Última edição por Açoriano (02/05/2009 19:37:53)

Rodapé do site