Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 03/04/2009 18:04:02

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

[DICA] Personalizando o LXDE.

Atualizado: Sábado, 08 de Agosto, 2009 - 18h 00min.

A pedido de alguns camaradas, estou postando umas dicas de como deixar o LXDE mais bonito!

Bem, personalizar o LXDE é uma tarefa muio, muito simples.

Vamos começar por temas para o ambiente, modificar a cara dele:

1) Verifique se na sua HOME possui duas pastas ocultas chamadas themes e icons

$ ls -a

Se estas pastas já existirem, então é só prosseguir com a leitura, senão, vamos criá-las com o seguinte comando:

$ mkdir ~/{.themes, .icons}

2) Prosseguindo, agora o que você deve fazer é baixar os temas e ícones de seu gosto, descompactar e colocar a pasta do tema, ou do ícone, no seu respectivo diretório ( $HOME/.themes ou $HOME/.icons ).

Os temas de ícones ou do ambiente ( Temas GTK ), podem ser encontrados em diversos lugares na internet, mas o local onde eu gosto mais de procurar e que tem uma grande variedade de opções é o site: http://www.gnome-look.org/

Aqui vai o link do tema que utilizo atualmente, é um tema que eu mesmo modifiquei ao meu gosto e publiquei no gnome-look: Tema GTK Human-Plant-Black

E no link a seguir segue o tema dos ícones que utilizo: Icones Black-White 2 Vista

Mas aí vem a pergunta: "Mas esses temas são para Gnome, como vou usar tema de Gnome no LXDE???"

O que acontece é que o Gnome é um ambiente gráfico onde seus aplicativos são feitos com o GTK, assim como o XFCE também e o LXDE segue a mesma linha de aplicativos em GTK, portanto eles são compatíves.

Você deverá baixar temas GTK 2.x, esses temas virão compactados, então basta descompactar o arquivo e colocar a pasta referente ao tema endtro da pasta $HOME/.themes.

Os ícones seguem o mesmo modelo bastando você baixar o ícone que desejar, descompactar e copiar para a pasta $HOME/.icons.

3) Agora que você já baixou e colocou os temas e ícones em seus devidos lugares, é hora de mudar a aparência bastando ir até o menu do seu LXDE >> Preferências >> Aparência.

A janela já abre com os temas que você tem disponível, então escolha o desejado e clique em Aplicar ( Apply ).

Nessa mesma janela há uma aba com o nome ICON, clique nela e então aparecerão os ícones que você tem disponível. Agora é só escolher o que deseja e aplicar, assim como fez com o tema.

Outra coisa bacana são temas para o mouse.

Para alterar o tema do seu mouse faça o seguinte:

Crie um arquivo oculto na sua HOME com o nome de .Xdefaults.

Dentro desse arquivo coloque o seguinte comando:

Xcursor.theme: Obsidian

Onde "Obsidian" é o nome do tema do mouse.

Você deve colocar os temas do mouse dentro da pasta oculta ".icons" na sua HOME, a mesma pasta dos ícones do sistema.

Depois, rode o seguinte comando em um terminal para ativar o tema:

$ xrdb -merge ~/.Xdefaults

Se o método acima não der certo, faça o seguinte:

- Renomeie a pasta do seu tema, que está dentro da pasta oculta ".icons", para "default" [ sem aspas ].

Exemplo:
$ mv ~/.icons/Obsidian ~/.icons/default

Pronto, nesse momento seu LXDE já deve estar bem mais bonito. smile

"Só que e quanto ao Painel do LXDE, vai ficar feio desse jeito mesmo???"

Não não.....

Vamos lá.

Clique com o botão direito do mouse sobre o painel do LXDE, e então clique em Configuração do Painel.

Nessa configuração você poderá ajustar os aplicativos, Plugins, que estão disponíveis em seu painel, assim como poderá mudar a aparência dele.

Onde há Plano de Fundo, marque a opção: Ativar imagem. Ele vai abri a pasta, /usr/share/lxpanel/images. Escolha a imagem background.

Pronto, seu lxpanel agora está com uma aparência muito mais bonita né?!

Mas aí você me pergunta: "Mas o painel só pode ser preto?"

Não né?! Se você preferir que seu painel fique com outras cores, basta pegar como modelo o arquivo background.png da basta /usr/share/lxpanel/images e copiá-lo para sua HOME. Então abra o arquivo em algum editor de imagens, GIMP por exemplo, e então altere as cores do painel conforme desejar. Depois é só fazer o processo acima e informar o caminho da nova imagem de fundo do painel.

Outra coisa é o menu do lxpanel.
Na vesão mais recente do painel, lxpanel 0.3.999 ou 4.0 beta2, você pode alterar a imagem do botão do menu clicando com o botão direito do mouse sobre o mesmo e depois em Configuração do Menu. Então escolha a imagem que desejar para modificar seu menu.

No entanto a imagem sempre será redimensionada para um tamanho fixo definido pelo próprio menu, ou seja, se você quiser uma imagem mais compridinha do menu não será possível utilizá-la do tamanho real.

Por esse simples motivo é que continuo a utilizar o lxpanel 3.8.1.

"Ok ok! Tá BUNITO.... Mas eu não quero utilizar o OpenBox como gerenciador de janelas, gostaria de janelas mais estilosas e tals, tipo outro gerenciador de janelas... tem como?"

Claro que sim!

1) Como usuário root, primeiramente, edite o arquivo /etc/xdg/lxsession/LXDE/config

$ sudo vi /etc/xdg/lxsession/LXDE/config

Esse arquivo é o responsável por administrar o seu Gerenciador de Janelas predileto. Ele vem com isso dentro dele:

[Session]
window_manager=openbox-lxde

Caso você deseje utilizar outro WM como Fluxbox, IceWm, Compiz, ou sei lá qual outro, é só alterar nesse arquivo... Por exemplo, eu estou utilizando o compiz como gerenciador de janelas padrão, quando não eu utilizo o IceWm, e meu arquivo ficou da seguinte forma:

[Session]
window_manager=compiz ccp

2) Agora você deverá fazer alterações no arquivo de inicialização do LXDE:

$ sudo vi /etc/xdg/lxsession/LXDE/autostart

O arquivo terá o seguinte:

@lxde-settings
@xscreensaver -no-splash
@openbox --config-file $XDG_CONFIG_HOME/openbox/lxde-rc.xml
@lxpanel --profile LXDE
@pcmanfm -d

Aqui, se você trocou seu gerenciador de janelas no outro arquivo, então deverá comentar ou excluir a linha referente ao openbox, mas não é necessário adicionar novamente a linha referente ao seu gerenciador aqui também.
Nesse arquivo encontram-se os aplicativos que iniciam junto ao LXDE, você poderá colocar o aplicativo que desejar aqui. Por exemplo, o meu se encontra da seguinte forma:

@lxde-settings
@lxpanel --profile LXDE
@pcmanfm -d
@conky -c /home/phillipe/.nice_conkyrc
@wbar -config $HOME/.wbar/lxde_dot.wbar -above-desk -pos bottom -jumpf 0 -nanim 1 -bpress -idist 6 -isize 42 -zoomf 1.85
@parcellite
@rox -p=LXDE
@feh --bg-scale /home/phillipe/Imagens/Azenis_Arch.png

Pode parecer estranho eu utilizar o ROX e FEH, porque o PCMANFM já faz as funções desses outros dois, papel de parede e ícones na área de trabalho, além de ser gerenciador de arquivos.

Uso o ROX simplesmente para manusear ícones e papéis de parede da área de trabalho. Não utilizo o pcmanfm pra fazer isso, porque ele tem um pequeno problema... Quando a gente aumenta o tamanho dos ícones, tipo 64x64, ele aumenta geral, tanto dos ícones da área de trabalho como do gerenciador de arquivos. Não gosto muitos ícones na minha área de trabalho e muito menos grandes. Gosto de ícones maiorzinhos apenas no gerenciador de arquivos. Por isso o uso do ROX.

E quanto ao FEH, é simplesmente porque a pseudo-transparência do CONKY não funciona com o ROX, portanto é necessário o uso do FEH para que o conky fique transparente, mas lembrando que você só precisa fazer isso se não utilizar o PCMANFM para gerenciar papéis de parede e ícones da sua área de trabalho ok?!

Se você preferir, ao invés de colocar seus aplicativos que irão iniciar junto ao sistema no arquivo acima, é possível também colocar no local padrão que o Gnome utiliza, ou seja, $HOME/.config/autostart. É só criar um link simbólico do aplicativo, com a extensão .desktop, pra dentro dessa pasta, assim:

$ cd $HOME/.config/autostart
$ ln -s /usr/share/applications/parcellite.desktop ./

Acho que deu pra entender né?!

"Ícones na área de trabalho??? Como coloco?!"

Bem, é mais simples do que parece, claro que não tão simples como no Gnome ou Xfce, mais ainda assim não é difícil.

Vamos supor que eu queira colocar um ícone de "Meu Computador" na área de trabalho. Para isso basta fazer o seguinte:

- Criaremos um arquivo com a extensão ".desktop" e colocaremos dentro da pasta "Desktop" na HOME. Use um editor de textos de sua preferência.
- Todo arquivo que estiver dentro da pasta "Desktop" aparacerá na área de trabalho.

$ vi ~/Desktop/Computador.desktop

Coloque o seguinte conteúdo dentro do arquivo:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Icon=system #Você pode alterar colocando o ícone que quiser
Name=My Computer
Name[pt_BR]=Meu Computador #Nome que aparecerá no ícone
Type=Application
Exec=pcmanfm / #comando a ser executado quando der 2 clicks no ícone

Pronto, olhe no seu desktop e você verá um ícone com o nome de "Meu Computador".

Agora para criar outros ícones personalizados na sua área de trabalho, basta copia o que acabamos de criar e colar com outro nome e entãoé só fazer as alterações que desejar.

Bem, por enquanto acho que é só....
Qualquer coisa vou postando mais coisas aqui, se é que vai precisar....

Então, que todos testem e se divirtam com LXDE! wink

E pra finalizar, aqui vai uma amostra do meu desktop com LXDE atualmente:

screen1oki.th.jpg  screen2l.th.jpg

Última edição por phillipe (08/08/2009 19:00:51)

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#2 03/04/2009 23:58:01

920608
Membro

Re: [DICA] Personalizando o LXDE.

Boa phillipe . Um dia ainda experimentarei o LXDE .

Atualmente usando XFCE e esperando o GNOME 3 .

#3 04/04/2009 00:00:44

920608
Membro

Se o deadcow pudesse mostrar como ele configurou o seu *box ... Mas ele não aparece muito pelo fórum .

#4 04/04/2009 03:34:49

malkosta
Membro
De: Rio de Janeiro
Website

Valeu mesmo ai cara....brigadao!

Eu consegui fazer quase tudo! Faltou só conseguir fazer seus conselhos quanto ao rox e ao feh...

Eu fui nas preferências do pcmanfm, e desabilitei a opcao q faz ele gerenciar minha área de trabalho. Agora ela está sem nenhum papel de parede, e só um icone tosco da pasta home. Eu já instalei o rox e o feh, e meu autostart ta assim:

@lxde-settings
@openbox --config-file $XDG_CONFIG_HOME/openbox/lxde-rc.xml
@lxpanel --profile LXDE
@pcmanfm -d
@rox -p=LXDE
@feh --bg-scale /home/alexandre/Imagens/Wallpapers/agony.jpg

Mas nada de papel de parede, ou icones no desktop...mesmo depois de reiniciar o lxde.

Seria legal tbm vc postar o seu conckyrc aqui neh...ele ta show, foi tu que fez, ou copiou?

Quanto ao teu tema GTK, que vc modificou, ficou só uma parada meio ruim, nao da, por exemplo, para ver os tipos de imagem para salvar no gimp, quando vc clica em "salvar como"....só uma sugestao se tu quizer mudar isso...

No mais ta tudo ótimo!

abs cara,
Alexandre

Última edição por malkosta (04/04/2009 03:51:48)

Engenharia da Computação - Puc-Rio

Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não funciona, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

#5 04/04/2009 05:58:39

phillipe
Moderador
Website

Opa! Vlw a todos!

malkosta, segue link para as configurações do meu conky: http://paste.archlinux-br.org/1012
Você vai precisar das seguintes fontes pra essa configuração funcionar perfeitamente: http://www.smithux.com/docs/fonts.tar.bz2
Essas fontes devem ser colocadas na pasta .fonts, pasta oculta na sua HOME. Depois de colocá-las nessa pasta rode o comando: fc-cache -fv
E pronto, é só ativar o conky com essas configurações.

Kra, para colocar papel de pare com o ROX como gerenciador basta clicar na área de trabalho com o botão direito do mouse e escolher a opção Imagem de fundo.
Na janelinha que abrir, vc deve arrastar uma imagem pra dentro dela e pronto.
Ha... lembrando que pra isso funcionar tu tem que desabilitar a opção "Mostrar menus dos WM quando o desktop for clicado" lá nas preferências do PCMANFM.

Quanto aos ícones na área de trabalho, tu tem que ir lá na pasta /usr/share/applications e arrastar o ícone do pcmanfm para a área de trabalho. Depois clica em cima do ícone com o botão direito e clica em "Editar item", altere o texto do ícone para HOME, por exemplo.
Se vc quiser outros ícones de aplicativos é só arrastá-los da pasta /usr/share/applications pra sua área de trabalho.

Mas só aconselho a utilizar o ROX e o FEH se vc não achar legal o modo como o pcmanfm trata os ícones e papéis de parede. Eu realmente só não deixo o pcmanfm cuidando disso, porque como falei na dica, eu curto os ícones do meu gerenciador de arquivos maiores que o normal, e no pcmanfm, seu eu aumentar o tamanho dos ícones, os da área de trabalho também ficam grandões...

No mais, aconselho plenamente o PCMANFM pra cuidar de tudo, porque ele é bem mais simples e intuitivo para mexer.

Ah! E quanto ao tema GTK, dei uma mudadinha no fundo dos menu's pra ficar melhor a visualização dos ComboBox, caixinhas de seleção tipo o salvar como.....
Baixa do link novamente que já tá atualizado, é só substituir o antigo por esse novo.

Então, acho que é isso!

Abraços e inté mais!!!

Última edição por phillipe (04/04/2009 11:30:53)

#6 04/04/2009 06:19:28

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

perfect philipe ;d

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#7 04/04/2009 12:24:07

malkosta
Membro
De: Rio de Janeiro
Website

cara, tu é o cara....
O LXDE é fácil, mas n tem tanto material ensinando a personaliza-lo na net. E ele tambem não é tão intuitivo para newbies....

muito obrigado cara!
Abs

Engenharia da Computação - Puc-Rio

Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não funciona, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

#8 04/04/2009 12:57:39

phillipe
Moderador
Website

malkosta escreveu:

cara, tu é o cara....
O LXDE é fácil, mas n tem tanto material ensinando a personaliza-lo na net. E ele tambem não é tão intuitivo para newbies....

muito obrigado cara!
Abs

Eu não sou o cara não.....rsrsrs big_smile

É verdade... Realmente não há muito material na net.

O canal é fuçar mesmo!

Mas, que bom que estou contribuindo e ajudando!

Valeu!

Última edição por phillipe (04/04/2009 12:59:32)

#9 29/04/2009 17:03:27

m0ska
Membro
De: Maceió-AL

Este painel que fica na parte inferior do seu desktop, onde vc pode inicia os programas rapidamene, onde eu encontro ele?

#10 29/04/2009 17:44:39

gean gustavo
Membro
De: Paiçandu/Paraná/Brasil

O nome dele é wbar, acho que tem nos repositorios (estou no Windows agora) e no AUR também tem.

#11 29/04/2009 18:23:05

phillipe
Moderador
Website

m0ska escreveu:

Este painel que fica na parte inferior do seu desktop, onde vc pode inicia os programas rapidamene, onde eu encontro ele?

# pacman -S wbar

#12 04/05/2009 19:26:55

Cigano
Membro

Olha só já que o assunto é o saudoso LXDE!!

É o seguinte eu instalei o lxde e as janelas estão sem a barra que tem os botões maximizar, minimizar e fechar alem de tudo não consigo alterar o tamanho da janela com mouse pelo canto dela !!

E agora o que eu faço ?? Estou no Debian agora !!

[Resolvido]

Instalei o OpenBox e resolveu tudo !!

Última edição por Cigano (04/04/2010 02:46:45)

Arch Linux + Kernel 2.6.37-ARCH + LXDE = SOFT O.S.

#13 30/06/2009 21:37:49

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

phillipe escreveu:

Opa! Vlw a todos!

malkosta, segue link para as configurações do meu conky: http://paste.archlinux-br.org/1012
Você vai precisar das seguintes fontes pra essa configuração funcionar perfeitamente: http://www.smithux.com/docs/fonts.tar.bz2
Essas fontes devem ser colocadas na pasta .fonts, pasta oculta na sua HOME. Depois de colocá-las nessa pasta rode o comando: fc-cache -fv
E pronto, é só ativar o conky com essas configurações.

phillipe, seu conky é muito loko! Mas cara, o link pra fonte que você pstou aí não tá funcionando. Tem como recolocar?
Brigado, cara.

Archeando...

#14 30/06/2009 21:47:43

920608
Membro

920608 escreveu:

Boa phillipe . Um dia ainda experimentarei o LXDE .

Atualmente usando XFCE e esperando o GNOME 3 .

Editando: Não esperando mais o Gnome 3, muito satisfeto com o XFCE.

E o link da configuração do conky está funcionando ;D

#15 30/06/2009 22:09:23

phillipe
Moderador
Website

Opa Danilo!
Realmente o link das fonts não estava funcionando, mas já tá 100%.
O link do conky também tá funcionando.

920608 escreveu:

Editando: Não esperando mais o Gnome 3, muito satisfeto com o XFCE.

Igualmente com o LXDE! smile

#16 30/06/2009 22:48:14

Danilo Vilas Boas
Membro

Então, era só o link das fontes mesmo. Valeu, ficou lindão o conky aqui!

Archeando...

#17 30/06/2009 23:10:46

phillipe
Moderador
Website

Danilo Vilas Boas escreveu:

Então, era só o link das fontes mesmo. Valeu, ficou lindão o conky aqui!

big_smile

Depois posta umas screens lá no "Boteco" pra gente vê seu desktop! wink

Abraços!

#18 30/06/2009 23:47:02

Danilo Vilas Boas
Membro

Pôxa, é tão simples que dá até vergonha perto de alguns screens que eu vi por lá...

Archeando...

#19 08/07/2009 18:13:29

elton.linux
Membro
De: São Bernardo do Campo/SP

Dica:   --->>   Teclado abnt-br no LXDE

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Con … s?pagina=3

#20 08/08/2009 13:46:53

rdfreitas
Membro
De: São Paulo - SP

bela dica do teclado...vlw
como q faço para deixar o compiz como gerenciador de janelas nao gostei do open box?
flw

Email : [email protected]
arch x64 + Openbox

#21 08/08/2009 13:55:48

phillipe
Moderador
Website

rdfreitas escreveu:

bela dica do teclado...vlw
como q faço para deixar o compiz como gerenciador de janelas nao gostei do open box?
flw

Aqui mesmo nesse tópico ensino como fazer isso kra!
Dá uma olhadinha! wink

#22 08/08/2009 19:27:49

rdfreitas
Membro

entaum philipe muito obrigado pela ajuda q vc ta dando ae
conforme no outro topico vc resolveu o problema do mause(tema), so q com isso o openBox parou d funcionar.
entaum eu exclui akela pasta q vc tinha falado para renomear como default e reiniciei a maquina e o openBox voltou a funcionar...
alguma sugestao,
flw

arch x64 + Openbox

#23 08/08/2009 19:31:51

phillipe
Moderador
Website

rdfreitas escreveu:

entaum philipe muito obrigado pela ajuda q vc ta dando ae
conforme no outro topico vc resolveu o problema do mause(tema), so q com isso o openBox parou d funcionar.
entaum eu exclui akela pasta q vc tinha falado para renomear como default e reiniciei a maquina e o openBox voltou a funcionar...
alguma sugestao,
flw

Oxi...... Que lokura!!! hsuhaushaushaush
Tá então ao invés de renomear a pasta do seu ícone dentro da pasta ~/.icons faça isso, mas agora como root, dentro da pasta /usr/share/icons.

Ou seja, o nome da pasta do seu ícone será "default", mas agora está dentro de /usr/share/icons/

Vê se dá certo!

#24 08/08/2009 19:38:59

rdfreitas
Membro

nesta pasta so tem os icones padrão do sistema(acho eu)
eu posso colocar o tema do mause la?

arch x64 + Openbox

#25 08/08/2009 19:49:32

phillipe
Moderador
Website

rdfreitas escreveu:

nesta pasta so tem os icones padrão do sistema(acho eu)
eu posso colocar o tema do mause la?

Sim! Não tem problemas! wink

Rodapé do site