Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 13/05/2009 18:26:34

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Som Baixo Oss [RESOLVIDO]

Bem, eu uso oss no sistema + gnome.

Fiz a instalação de acordo com o wiki gringo, aumento e diminuo o som atraves das teclas fn junto ao gnome. So que o som taa baixo demais.

Fiz o teste usando o comando osstest e escutando um vídeo no yotube o som do teste sai mais alto que a música, porém na segunda parte do teste fica mudo. Na inicialização da um erro de oss_hdaudio, so que nao consigo ver direito que é rápido demais e ja sobe o gdm.

Gostaria de saber como eu faço para normalizar o som, eu sei que ele é bem mais alto do que ta tocando. Sim, ja tenho o oss no daemons (;

[]

Última edição por corvolino (15/05/2009 15:39:32)

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#2 14/05/2009 18:56:59

m0ska
Membro
De: Maceió-AL

Re: Som Baixo Oss [RESOLVIDO]

cara, pq vc usa o oss ao invés do alsa?

#3 14/05/2009 22:10:47

thotypous
Membro

Opa

Qualquer erro que tenha dado no boot vai aparecer no dmesg. Por exemplo, aqui aparece:

$ dmesg | grep oss_hdaudio
oss_hdaudio 0000:00:1b.0: PCI INT A -> GSI 22 (level, low) -> IRQ 22
oss_hdaudio: Unknown HDA codec 0x11c13026
oss_hdaudio: Unknown HDA codec 0x11c13026

Esse erro na verdade é inofensivo para o áudio. Esse codec 0x11c13026 é o softmodem (linha discada), que é ligado direto à placa de som, e não é suportado pela versão estável do OSS. A versão experimental (repositório Mercurial) já está começando a ter suporte a esses modems.

Provavelmente você está tendo algum erro parecido, então não precisa se preocupar.

Quanto ao teste do osstest não dar saída de som nenhuma no segundo teste, é comum. Tem muita placa de som que teria capacidade para ter várias saídas, mas o fabricante da placa mãe não aproveita e deixa essas saídas sem soldar. Então quando o OSS manda som pra elas simplesmente não sai em lugar nenhum. Cada uma dessas saídas é ligada em um device diferente, por exemplo /dev/oss/oss_hdaudio0/pcm0 para o primeiro, /dev/oss/oss_hdaudio0/pcm1 para o segundo, etc. O device que é usado pelo OSS para dar a saída de som por padrão é indicado pelo link em /dev/dsp:

$ ls -l /dev/dsp
lrwxrwxrwx 1 root root 26 Mai 14 19:31 /dev/dsp -> /dev/oss/oss_hdaudio0/pcm0

Ou seja, por padrão é a primeira saída, que no seu caso é o correto.

Agora para aumentar o volume do som a única idéia que eu tenho é você mexer no ossxmix e aumentar todos os controles de volumes que tiver na janela para o máximo. Por padrão fica acho que em 70% (ou seria 80%?) para evitar danos ao ouvido (pois muitas placas deixam o som bem alto no nível máximo).

#4 15/05/2009 15:37:57

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

brigado thotypous x)

m0ska, oss é bem MELHOR.

[]

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

Rodapé do site