Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 18/05/2009 00:35:03

rweu
Membro
De: Rio - RJ
Website

[Resolvido] - Reinstalação com problemas

Bem srs,

Tive um problema no meu HD e precisei reinstalar tudo.
Como o Arch tem uma nova imagem 2009-02 resolvi queimar outra mídia, já que a minha era 2008-06 e reinstalar a parada toda. Mas tô com problemas, (re)instalei conforme os tutos já manjados aqui do fórum, mas quando fui fazer a pós-instalação e tentei instalar o xorg, o pacman simplesmente diz que não acha o arquivo, mas acha um monte de outros pacotes afins tipo " xorg group " ( +_ uns 150 Mbts de tamanho ), pois bem, instalei esses assim mesmo, e qual a minha supresa?? isso mesmo, a parada não boota .

Antes de tentar bootar eu instalei o slim adicionei-o ao rc.conf e também instalei uma gráfica, o nosso caro amigo lxde, já que me amarrei num descritivo do Phillipe aqui mesmo do fórum: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=1542

Como a parada não bootava, eu li isso: http://wiki.archlinux.org/index.php/Ins … ndo_o_xorg
instalei o hwd e fiz o comando conforme citado no short-cut, mas ao invés dele criar um xorg.conf.hwd, ele na realidade criou dois, xorg.conf.sis e mais um como xorg.conf.vesa, eu renomei o xorg.conf.vesa para xorg.conf, e agora o que acontece é que a parada ao bootar, entra na tela do slim mas ela fica congelada, ou seja fica uma tela sem funcionalidade e não me dá opção de mandar meu usu, nem de CTRL+ALT+BACKSPACE, nem de CTRL+ALT+F1,F2, ou qq " F", e nem de CTRL+ALT+DEL, ou seja, tenho de comandar " dedão no botão liga/desliga " prá poder rebootar o PC.

Alguém poderia me ajudar!!??, tô sem opções de manipular os arquivos prá tentar resolver a pendenga, e isso é muito ruim.!!!

No aguardo.!!

Última edição por rweu (19/05/2009 21:50:45)

RWagner
http://rweu.blogspot.com
"Quem come prego sabe o... dia de amanhã..!!!...Titãs"

#2 18/05/2009 01:34:14

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Re: [Resolvido] - Reinstalação com problemas

rweu meu velho,
Já tentou desabilitar o SLIM e deixar só no modo texto pra ver se vai?!

Talvez o problema esteja com o SLIM ou alguma configuração feita nele....

Deixe sem tela de login, ou seja, deixe somente no modo texto e então, a partir do modo texto, tente iniciar o ambiente gráfico que vc instalou. Tipo: startlxde

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#3 18/05/2009 10:43:31

hamilton
Membro
De: Ribeirão Preto/SP

Você habiltiou o hal no rc.conf?

#4 18/05/2009 12:14:41

rweu
Membro
Website

Fala Phillipe, blz meu camarada.!!

Com voce viu tô tentando retomar a Distro, mas o fato é que a parada trava, ou seja eu tô sem acesso, não consigo manusear, pois ele boota, vem a tela do Slim, e fica nisso.
Prá fazer o que voce me pediu, teria que ser em um passo anterior ao aparecimento do gerenciador, e é aí que reside a parada!, como fazê-lo??.
Isso aconteceu depois de eu ter criado o xorg.conf via hwd, e renomeado um dos arquivos criados por ele (xorg.conf.sis e xorg.conf.vesa ) para xorg.conf, a partir daí, a parada trava.

Antes o slim aparecia funcional, ou seja, apesar de até ali eu não ter um xorg, ele pedia usu e senha, só que obviamente sem xorg, ele não entrava no lxde, mas ele estava funcional e não travado como se fosse uma foto.
OBS: Eu não cheguei a fazer nenhuma configuração manual no slim, ele tá como veio na instalação!!

hamilton: O hal tá sim especificado no rc.conf, eu tive esse cuidado

No aguardo.!!

Última edição por rweu (18/05/2009 12:22:44)

RWagner

#5 18/05/2009 15:22:48

hamilton
Membro

Pra fazer o que o Phillipe indicou você pode usar o cd do Arch mesmo. Quando você bootar ele você já tem acesso ao terminal completo, aí é só montar a partição, chroot nela e editar a vontade

#6 18/05/2009 15:33:46

rweu
Membro
Website

??

Bem hamilton, voce poderia esmiuçar mais essa questão??
Dou boot com o CD como se fosse instalar?? quando vier o prompt faço o que?? qual o comando??

Voce poderia descrever o passo a passo?

Grato !!

RWagner

#7 18/05/2009 15:36:28

phillipe
Moderador
Website

hamilton escreveu:

Pra fazer o que o Phillipe indicou você pode usar o cd do Arch mesmo. Quando você bootar ele você já tem acesso ao terminal completo, aí é só montar a partição, chroot nela e editar a vontade

Tudo blz sim rweu! smile
Além de usar o CD do Arch, você também tem outra alternativa meu camarada:

- Assim que surgir a tela do Grub, modifique a segunda linha do Grub referente ao Arch. Aperte a letra "E" em cima da segunda linha para editá-la.
- Assim que você poder alterar a linha, insira o seguinte código no final dela: init=1
- Então aperte ENTER e depois a letra "B"

Quando o sistema começar a carregar, ele vai carregar como se fosse em modo de segurança.
Desse modo você poderá editar suas configurações pelo Shell.

Se você preferir ir pelo Cd do Arch, basta entrar no CD e montar a partição do Arch no diretório "/mnt", tipo: # mount /dev/sda1 /mnt
Então entre na pasta /mnt, ( cd /mnt ), e edite os arquivos.

Vê se consegue agora. wink

#8 18/05/2009 15:43:20

hamilton
Membro

phillipe escreveu:
hamilton escreveu:

Tudo blz sim rweu! smile
Além de usar o CD do Arch, você também tem outra alternativa meu camarada:

- Assim que surgir a tela do Grub, modifique a segunda linha do Grub referente ao Arch. Aperte a letra "E" em cima da segunda linha para editá-la.
- Assim que você poder alterar a linha, insira o seguinte código no final dela: init=1
- Então aperte ENTER e depois a letra "B"

Quando o sistema começar a carregar, ele vai carregar como se fosse em modo de segurança.
Desse modo você poderá editar suas configurações pelo Shell.

Se você preferir ir pelo Cd do Arch, basta entrar no CD e montar a partição do Arch no diretório "/mnt", tipo: # mount /dev/sda1 /mnt
Então entre na pasta /mnt, ( cd /mnt ), e edite os arquivos.

Vê se consegue agora. wink

Bem lembrado Phillipe. No meu computador eu criei uma entrada no init 1 pra quando as coisas não forem bem com o X.

#9 18/05/2009 15:53:03

rweu
Membro
Website

OK rapazi,

Muito obrigado pelas recomendações, tô no trabalho nesse momento.
Assim que chegar em casa, vou fazer a(s) parada(s) com certeza.

Posto o result assim que o fizer.!!

Mais uma vez grato a todos.!!

RWagner

#10 18/05/2009 20:33:38

rweu
Membro
Website

Bem srs,

Consegui " restaurar " o xorg.conf assim :
1 Boot com o CD do Arch
2 entrei como root
3 # mount /dev/sda3 /mnt
4 # cd /mnt
5 # cd etc
6 # cd X11
6 # rm -rf xorg.conf.sis  xorg.conf

Refiz o xorg.conf assim:
1 # hwd -xa

Rebootei o PC, mas ao comandar o startx, a coisa empacou novamente, pelo ao menos não ficou com aquela tela estática sem funcionalidade, isso já foi um adianto, vide mensagem de erro:

"Failed to load module "type" (module does not exist)
"Failed to load module "freetype" (module does not exist)
"Failed to load module "sis" (module does not exist)
"Failed to load module "kdb" ou seria kbd? (module does not exist)
"Failed to load module "mouse" (module does not exist)

Fatal server error:
No screens found

São esses módulos que estão empacando a coisa?? eles não deveriam ter sido criados ao criar o xorg novamente??

No aguardo do que fazer!!

Última edição por rweu (18/05/2009 21:18:10)

RWagner

#11 18/05/2009 23:37:07

phillipe
Moderador
Website

rweu, reinstala o grupo xorg novamente.

#12 19/05/2009 03:28:15

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

comenta os pacotes que estão dando erro e tente subir o X ai =d

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#13 19/05/2009 09:52:34

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

rweu escreveu:

Rebootei o PC, mas ao comandar o startx, a coisa empacou novamente, pelo ao menos não ficou com aquela tela estática sem funcionalidade, isso já foi um adianto, vide mensagem de erro:

"Failed to load module "type" (module does not exist)
"Failed to load module "freetype" (module does not exist)
"Failed to load module "sis" (module does not exist)
"Failed to load module "kdb" ou seria kbd? (module does not exist)
"Failed to load module "mouse" (module does not exist)

Fatal server error:
No screens found

São esses módulos que estão empacando a coisa?? eles não deveriam ter sido criados ao criar o xorg novamente??

No aguardo do que fazer!!

É só você comentar esses trecos ai no Xorg.conf e acabou. ¬¬

Referente ao Mouse e ao teclado, bote o hal pra iniciar e seja feliz, se e o teclado não funcionar corretamente, veja esse tópico: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=1257

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#14 19/05/2009 10:22:09

rweu
Membro
Website

Bem srs,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos a paciência de tentar me ajudar.
Só estou vendo a postagem de voces após o meu último, hoje (19/05), mas ontem a noite (18/05), como uma tentativa, eu instalei o Gnome e automaticamente foi instalado também o GDM ( sei disso porque comandei sua instalação via pacman, e a resposta foi que ele já estava instalado)
Editei o rc.conf colocando o GDM no lugar do Slim, e ao bootar, para minha felicidade, finalmente apareceu minha telinha do gerenciador de boot, completamente funcional, bootei e veio a tela maneira do Gnome.

Posso então presumir, (como o Phillipe havia relatado desde o começo ), que o problema estava no conjunto
Slim x lxde, mormente no slim, pois ao instalar o conjunto GDM x Gnome a parada não acusa erro algum e boota de boa.

Vou continuar os testes agora com GDM x lxde , e também com várias outras funcionalidades, e posto nos lugares corretos caso venha a ter mais problemas.

Mais uma vez grato ao phillipe, hamilton, corvolino e leoarcher

Boa sorte a todos.!!

Última edição por rweu (19/05/2009 10:23:14)

RWagner

#15 19/05/2009 16:00:42

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Edite o topic e coloque [RESOLVIDO] no mesmo

[]s

corvolino ~  archlinux i686