Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 14/01/2012 14:24:50

alexandre
Membro
De: Brasília
Registrado: 14/03/2010
Mensagens: 170

[DICA] Usando os dicionários Houaiss, Aurélio, Michaelis...

Gosto sempre de ter um dicionário em mãos. O único de livre utilização que conheço que chega perto do Aurélio ou Houaiss é o Priberam (http://www.priberam.pt/dlpo/). Todavia, nem sempre estamos on-line e não é a mesma coisa de ter um software desktop. Por exemplo, costumo estudar em um lugar onde não pega sinal de celular e nem wireless. Antes instalava o Houaiss (tenho a licença) através do Wine, no entanto, sempre dava um certo trabalho e era lento para iniciar. Também buscava um dicionário para o meu Android, já até havia trocado e-mails com a Positivo solicitando uma versão, pois para o iPhone, apesar de não ser completa, existe. Eles disseram que não tinham intenção. Cheguei a dizer que eram sem visão e que estavam perdendo dinheiro.

Mas tudo mudou. Estava navegando em busca de informações sobre o meu Kindle DX (ainda não  inventaram um dispositivo eletrônico melhor para leitura) e me deparo com um blog ensinando como colocar dicionários neste aparelho (http://zeribeiropena.wordpress.com/2011 … no-kindle/). O processo consiste em converter os dicionários do Babylon para o formato do Stardict (pacman -S stardict) e depois com outro programa chamado Mobigen fazer a conversão para o formato do Kindle. Já perceberam o que dar para fazer? Explico: você converte os dicionários para o formato  Stardict e para por aí! Agora é só colocar os dicionários convertidos no diretório de dicionários (/usr/share/stardict/dic/) do Stardict  e pronto.

Para quem tem Android tem um programa chamado ColorDict que abre o formato de dicionário do Stardict.

Não quero aqui estar insentivando a pirataria, mas é possível encontrar vários dicionários convertidos para o formato Stardict em sites de  compartilhamento.

Tela do Stardict usando o dicionário Houaiss (a base de dados): http://postimage.org/image/51fr1b37v/


Abraço.

Alexandre

Última edição por alexandre (18/07/2012 08:09:05)

Offline

Rodapé do site