Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 27/08/2012 05:53:29

Mrk3004
Membro
De: São Paulo
Website

[PKGBUILD] kde-light: kde o mais leve possível

Olá amigos, hoje eu venho compartilhar uma experiência com o meu ex pior inimigo: O KDE.

Desde que comecei a usa-lo percebi que havia vários processos desnecessários em execução e recursos que eu jamais chegaria a usar. Estavam apenas desperdiçando recursos, e tornando o kde desagradável, assim surgiu o kde-light, um pacote que visa remover tais recursos sem prejudicar a usabilidade do sistema.

Estou compartilhando este pacote pois caso alguem queira testar seria interessante, assim eu poderia ver as coisas de angulos diferentes e melhorar esse pacote. Ele funciona bem da forma que eu uso o meu desktop, mas pode ser que da forma que você use, algumas coisas passem a não funcionar como esperado. Poderiamos resolver estes problemas e/ou encontrar métodos alternativos de fazer a mesma coisa sem necessitar de serviços pesados.

Para se ter uma ideia, aqui está uma lista do que antes era dependência e com o kde-light não é mais necessário:

strigi
exiv2
akonadi
nepomuk-core
soprano
rasqal
redland
redland-storage-virtuoso
libiodbc
virtuoso
virtuoso-base
libmysqlclient
mysql-clients
mysql
kdebae-konq-plugins
kdebase-konqueror
tidyhtml
kdebase-krite
kdebase-katepart
kdebase-kfind
kdebase-keditbookmarks

O que basicamente o PKGBUILD faz é substituir alguns pacotes por outros que contém apenas bibliotecas essenciais. Também há alguns pacotes fakes, eles fingem instalar certos pacotes que provêm funções extras mas que estão marcados como dependências em pacotes do kde. Isso foi feito para não ser necessário modificar todos os pacotes do mainline com dependências diferentes. Nenhuma alteração no source dos aplicativos é feita, somente há alteração nos pacotes e suas dependências.

Também incluí ao pacote um script chamado 'faststartkde' que pode ser utilizado para substituir o 'startkde' e iniciar sua sessão mais rapidamente.

Alguns pontos que devem ser levados em conta:

1) Este é um pacote experimental.

2) É compartilhado na esperança de ser útil, não me responsabilizo por nenhum dano causado pelo mau uso do mesmo.

3) Você pode postar problemas enfrentados ao instalar o kde-light aqui neste tópico, como por exemplo, algum aplicativo específico que não esteja funcionando com o kde-light instalado, assim podemos encontrar solução para o problema.

4) É impossível liberar recursos sem abrir mão de alguma coisa. A ideia do pacote é abrir mão daquilo que você não usa para liberar esses recursos.

5) NUNCA envie esse pacote ao aur, ele não segue as diretrizes de empacotamento. Existe vários subpacotes nesse PKGBUILD, isso leva a sérios problemas caso ele não seja construido e instalado manualmente, pois estamos alterando dependências de um ambiente inteiro.

6) NUNCA separe os pacotes contidos nesse PKGBUILD. A razão pela qual foram feitos juntos, é justamente porque instalar pacotes isolados imposibilitaria a reversão posterior, podendo até mesmo quebrar seu sistema. Devem ser instalado juntos e, se necessário, removidos juntos, nunca individualmente.

7) Não use esse pacote em um computador que não possua o KDE instalado, essa situação ainda não foi testada e provavelmente faltariam dependências. Primeiro instale o KDE normalmente, depois este pacote.

----- ~ -----

COMO INSTALAR/DESINSTALAR

A instalação:

1) Baixe o kde-light no fim da página
2) descompacte com o comando: $ tar xfv kde-light-4*.src.tar.gz
3) entre na pasta kde-light: $ cd kde-light
4) construa com o comando: $ makepkg -sf
(Caso haja alguma dependência não encontrada, significa que ela está no aur. Instale-a normalmente e depois execute novamente o makepkg -sf)
5) instale os pacotes criados, com o comando: # pacman -U *.tar.xz
(Ignore os avisos sobre dependências cíclicas, é perfeitamente normal neste caso. Aceite a remoção de pacotes conflitantes)
6) Caso haja algum pacote que possa ser removido o kde-light irá informar após a instalação. Você não é obrigado a remover estes pacotes, o kde-light apenas diz a você que eles não são mais necessários e que você pode remove-los tranquilamente. Vale lembrar que se existir pacotes nesta lista que executam daemons, ele não será desabilitado até que seja removido.

A desinstalação:

Execute os comandos na ordem em que aparecem:

IMPORTANTE: Não reinicie o computador e não pare a execução até que o processo abaixo esteja completo:

# pacman -Rdd kde-light
# pacman -Rcns libstreams-kde-light libstreamanalyzer-kde-light
# pacman -S strigi soprano kdepim-runtime nepomuk-core

Aceite a remoção dos pacotes conflitantes.

ATUALIZAÇÃO DO KDE-LIGHT (4.9.0 -> 4.9.1 -> 4.9.2)

Os pasos descritos abaixo somente é válido para a atualização, caso seja a primeira vez que esteja instalando esse pacote, utilize o método já descrito acima em #Instalação.

[System V] Se você NÃO está utilizando systemd, siga estes passos:

1) Baixe o kde-light no fim da página
2) Compile com o comando: $ makepkg -sfd
3) Instale: # pacman -Ud *.tar.xz
(Ignore os avisos sobre dependências cíclicas, é perfeitamente normal neste caso. Aceite a remoção de pacotes conflitantes)
4) Atualize seu sistema: # pacman -Syu

[systemd] Se você está utilizando systemd, siga estes passos:

1) Baixe o kdebase-workspace-systemd
2) Compile: $ makepkg -sf
3) Instale com o comando: # pacman -Ud kdebase-workspace-systemd-4.9.2*.xz
4) Baixe o kde-light no fim da página
5) Compile com o comando: $ makepkg -sfd
6) Instale: # pacman -Ud *.tar.xz
7) Atualize seu sistema: # pacman -Syu

----- ~ -----

PROBLEMAS COMUNS

O applet do relógio digital/analógico não funcionam
Este problema já foi consertado no kde-light-4.9.2-2. Mas caso seja necessário o pacote kdeplasma-applets-simpleclock (aur) está disponível no aur para prover essa funcionalidade.

Uso o systemd e as opções de desligar e reiniciar desapareceram do menu
Instale o pacote kdebase-workspace-systemd (aur).

A informação copiada (ctrl+c) se perde após fechar um programa
Instale o pacote pasteall, ele gerencia a informação do seu clipboard enquanto realiza suas tarefas, assim como faz o klipper, mas ao contrário deste ele não possue interface e não armazena histórico, realizando apenas a tarefa realmente necessária que é a de 'segurar' a informação. Ele funciona com texto, arquivos e imagens. (o kde-light já está configurado para inicializa-lo automaticamente a cada boot).

----- Histórico de versões -----
kde-light-4.9.2-2.src.tar.gz - 0c130240ee45f1eb3c33a0f1d80c502f
kde-light-4.9.2-1.src.tar.gz - e6a5bde7cf93d86ec5912580ca79ef80
kde-light-4.9.1-1.src.tar.gz - b3226bf5f6649bfbc3ca472240582d94
kde-light-4.9.0-6.src.tar.gz - 3dfe2e27701485d23e2f274de11ad18c
kde-light-4.9.0-5.src.tar.gz - e2b8aedbda78edbc259dac348fc7fc4c

Última edição por Mrk3004 (06/10/2012 05:16:40)

É um processo lento modificar princípios, e você nunca saberá que eles mudaram até que algo que parecia ser certo não pareça mais.

#2 27/08/2012 10:32:57

danilo21
Membro
De: Rio de Janeiro, Rio de janeiro

Re: [PKGBUILD] kde-light: kde o mais leve possível

Bom trabalho meu amigo, vai ajudar muito gente. Se fosse há algum tempo eu usaria, hoje acho que as frescuras do KDE são boas. O indexador de pesquisa é incrível, sempre que esqueço o nome de um arquivo mas lembro o conteúdo ele acha em instantes. Existem diversas vantagens e desvantagens, bom mesmo é ter opções práticas como a sua.

Desenvolvedor de Software e Estudante de Ciência da Computação na PUC Rio desde 2012

Rodapé do site