Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 27/07/2013 18:52:38

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

O que falta no Arch Linux Brasil?

Olá a todos.

Esse tópico é para saber da comunidade o que está em falta no projeto brasileiro que você gostaria que tivesse.

Lembre-se em pensar na COMUNIDADE e não em VOCÊ. E por favor, dicas cabíveis.

E você é convidado para implementar a sua sugestão, ou de algum outro colega informado aqui. E se desejar colaborar com algo fique a vontade para fazer isso também, será sempre bem vindo.

Esperamos o Feedback de vocês e falem a vontade.

Abraços

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#2 28/07/2013 17:58:46

Janilson
Membro
De: Recife-PE

Re: O que falta no Arch Linux Brasil?

Rapaz, apesar de termos uma ótima wiki, que tem tudo que é informações, sinto falta de um tutorial (como o do swat) para criação de pacotes no arch, aqueles que baixamos no AUR.
Não precisa ser algo complexo, um pacote que instale um programa_pra_linux.rpm qualquer (se é que é possível). Acredito que a maior parte das dificuldades de quem instala pacotes do AUR é pq não sabem fazer o seu, ou nem sequer modificá-los. Andei lendo as MAN pages com relação mas se por acaso, um aplicativo tipo skype, que tem versão pra linux, não ter no AUR nem no repositório oficial, eu não conseguiria instalar no ARCH. Também, dependendo do nivel do programa, devamos saber mais sobre a estrutura do arch.
Não é só aqui no BR, no gringo também. E, quanto mais gente souber o básico desse assunto, mais pacotes no AUR teremos, e mais manutenção e suporte poderemos dar.

Flws

Trago a luzes dos postes nos olhos. Rios e pontes no coração. Pernambuco embaixo dos pés. E minha mente na imensidão (Chico "Ciência")

#3 29/07/2013 09:32:52

rafael_kenichi
Membro
De: Florianópolis, SC

Também gostaria de ver um tutorial de criação de pacotes para o arch.
Janilson o skype está nos repositórios é só habilitar o Multilib no /etc/pacman.conf

Notebook intel core i7 620M, 6gb ram ddr3, 500gb de hd, intel hd graphics, Arch Linux x86_64 Adeus Gnome! Ola KDE!

#4 29/07/2013 09:44:02

Janilson
Membro

rafael_kenichi escreveu:

Janilson o skype está nos repositórios é só habilitar o Multilib no /etc/pacman.conf

Eu sei Rafael, obrigado, mas só quis citar um exemplo com um programa famoso big_smile

Trago a luzes dos postes nos olhos. Rios e pontes no coração. Pernambuco embaixo dos pés. E minha mente na imensidão (Chico "Ciência")

#5 29/07/2013 16:25:06

corvolino
Admin
Website

Janilson escreveu:

Rapaz, apesar de termos uma ótima wiki, que tem tudo que é informações, sinto falta de um tutorial (como o do swat) para criação de pacotes no arch, aqueles que baixamos no AUR.
Não precisa ser algo complexo, um pacote que instale um programa_pra_linux.rpm qualquer (se é que é possível). Acredito que a maior parte das dificuldades de quem instala pacotes do AUR é pq não sabem fazer o seu, ou nem sequer modificá-los. Andei lendo as MAN pages com relação mas se por acaso, um aplicativo tipo skype, que tem versão pra linux, não ter no AUR nem no repositório oficial, eu não conseguiria instalar no ARCH. Também, dependendo do nivel do programa, devamos saber mais sobre a estrutura do arch.
Não é só aqui no BR, no gringo também. E, quanto mais gente souber o básico desse assunto, mais pacotes no AUR teremos, e mais manutenção e suporte poderemos dar.

Flws

Tem um tutorial que fala sobre isso aqui no fórum, já leu?

Isso pode ser feito sim, agora de forma expressa e não detalhista.

#6 29/07/2013 19:14:27

Janilson
Membro

Corvo, não vi ese tópico não. Até pesquisei agora e não achei.
E... sim, concordo que teria que ser expressa, com algo bem básico mesmo, até citei um exemplo de um programa que (eu acho) não precisa fazer nada de mais, só "instalar" um programa.
Pensei ainda em fazer um tutorial colaborativo, se for ficar muito grande, cada tópico ficaria um passo, tipo, eu digo: "baixe o arquivo.rmp", outro "crie esse arquivo PKGBUILD", 3º: crie o ".install assim", etc. Assim não ficaria cansativo pra ninguém, apesar de talvez demorar muito pra um tutorial que pode(deve ser)  simples.

#7 29/07/2013 22:32:44

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Também acho válida o tutorial referente a empacotamento.
Na minha visão o que mais falta na comunidade é colaboração, a vontade de ajudar, não um ou outro já que isso conseguimos levar bem, mas ajudar a distribuição/comunidade em geral do Arch-BR a se tornar mais visível.

Uma maior união para podermos fazer um encontro que seja pelo menos um por ano, conhecer a galera, trocar idéias, fazer resenha, etc etc etc.
Lógico que não temos empresa, patrocínio por trás, mas podemos levar a seriedade da distro e transformar em algo mais divertido e com isso interagir/integrar mais o pessoal.

#8 30/07/2013 14:09:05

chulungs
Membro
De: Florianópolis, SC

Também acho que seria legal se tivesse mais integração.

Uma idéia bacana é aquela que você mesmo teve corvolino, de fazer uma bate-papo/podcast sobre o Arch.

Não precisaria nem ser só sobre Arch, talvez discutir as notícias recentes sobre Linux em geral. Tirar algumas dúvidas da galera.

Um encontro "ao vivo" também seria bacana, pessoal que mora na mesma cidade poderia se organizar.

#9 30/07/2013 14:47:12

corvolino
Admin
Website

chulungs escreveu:

Também acho que seria legal se tivesse mais integração.

Uma idéia bacana é aquela que você mesmo teve corvolino, de fazer uma bate-papo/podcast sobre o Arch.

Não precisaria nem ser só sobre Arch, talvez discutir as notícias recentes sobre Linux em geral. Tirar algumas dúvidas da galera.

Um encontro "ao vivo" também seria bacana, pessoal que mora na mesma cidade poderia se organizar.

Isso vai demorar um pouco e sair. Eu estou sem máquina para rodar linux, estou em fase final de curso técnico e também não tenho onde fazer o meu backup.

Possivelmente vou tentar pegar uma máquina emprestada para fazer isso, irei gravar usando o microfone do notebook - o que acho ruim porque captar o som do ambiente todo - e tentar fazer algo. Fora que to numa correria braba, porém da para fazer sim e vai ser feito, só peço um pouco de paciência.

#10 22/12/2013 23:43:18

edu_emb
Membro

Gostei muito das ideias, principalmente as relacionadas ao Podcast.
Não sei se a maioria conhece, mas o pessoal do Ubuntero faz esse tipo de trabalho e é muito legal.

Acho, inclusive, que um contato com eles seria válido, já que eles promovem vídeos sobre os mais diversos assuntos no mundo Linux.
Em dois deles o Arch foi muito bem citado, mais especificamente pelo Pacman e Rolling Release.

Se eu pudesse dar uma ideia sobre o que falta no Arch Linux Brasil, eu falaria sobre a identidade visual. As últimas notícias tomam um espaço muito grande da homepage e falta algo mais criativo, com imagens e icones.

Torcedor do ASA, estudante universitário e arapiraquense. #GNULinux

#11 27/12/2013 08:59:10

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Embora tudo que eu tenha aprendido esteja na Wiki, eu posso ajudar, se houver interesse.
Mantive mais de 100 pacotes no AUR, mas agora abandonei.
Devo estar um pouco desatualizado só smile

#12 28/12/2013 13:14:20

alexandre
Membro
De: Brasília

Para ser sincero, mas não querendo ser chato, penso que esse fórum cumpre o que está na essência de todo fórum. Ou seja, a colaboração. Ajuda, dicas, esclarecimento de dúvidas, debates... Já fui muito ajudado! O ideal é que houvesse mais participação, mais colaboração. Mas é perfeitamente normal, afinal, ninguém sabe de tudo. Quando sei ajudo, quando descubro algo que julgo legal posto, mas é difícil, tem muito, muito mais coisa que não sei. Imagino que isso ocorre com outros participantes. No entanto, estou muito satisfeito com o fórum, aprendo muito.

Abraço.

Última edição por alexandre (30/12/2013 09:51:33)

Rodapé do site