Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 09/08/2015 08:11:02

SuperMax
Membro

Dúvida sobre busca avançada

Depois de mais de 20 anos usando Windows eu mudei pra Linux há uns 10 meses e de cara para Arch Linux (isso depois de testar 90 distros !!!). Estou bem contente com vários pontos no Linux, mas uma me faz muita falta, e apesar de já ter testados alguns pacotes para isso não posso dizer que já testei de tudo pq não nunca iremos conhecer tudo, não é mesmo... Então pegunto a vcs:

Eu tenho mta necessidade de procurar arquivos de varias formas e nisso o Explorer do Windows ainda me parece dar um banho em todos gerenciadores de arquivos linux, creio q um dos poucos pontos onde o linux ainda perde feio pro tio Bill.

Exemplo, preciso procurar fotos com classificação nota 5, no explorer bastava digitar: classificação=5
As vezes localizar todas as músicas de um artistas, bastava: Artista="Bon Jovi" ou ainda Artista="Bon Jovi" E classificação>3

Já testei catfish e gnome-search-tool. o 2º me parece melhor, mas longe ainda disso. Sei que o pro find o céu é o limite mas não é prático.

Percebo tb q o linux tem mto pouca coisa para edição de metadata (as tags dos arquivos de midias).

1.Alguem conhece algum pacote ou forma de fazer isso?

2. pra metadata de imagens o gThumb me caiu como uma luva, mas pra mp3 ainda não achei um ideal (pra musica tb confesso q não procurei mto), Alguem conhece algum bom para indicar?

Outra coisa otima do Explorer era que dava pra editar as metadata (tags) diretamente nele.

Estou usando Openbox com Thunar, mas já testei nautilus, dolphin, caja, nemo, etc. Se houver alguma solução boa, até mudo o ambiente gráfico se for o caso, pq isso tem me feito mta falta.

agradeço desde já a atenção de vcs, abç e bom dia dos Pais

#2 11/08/2015 01:03:06

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Re: Dúvida sobre busca avançada

@SuperMax, antes de mais nada, seja bem vindo ao nosso mundo Linux (Archlinux).
Nunca utilizei esses recursos que você necessita no Linux, mas segue algumas dicas de editores de metadata de arquivos de música:

- thunar-media-tags-plugin (após instalado, botão direito sobre o arquivo desejado > propriedades > áudio)
 - easytag

Esses pacotes se encontram nos repositórios oficiais do Archlinux.

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#3 11/08/2015 14:05:14

swatquest
Moderador

Você pode usar programas para classicar por artista, album, gênero, avaliação e etc...
Exemplo: Clementine, Amarok, Banshee, Gmusicbrowser....

Outros exemplos
Rhythmbox, Audacious, Tomahawk, QMMP...

Metadata
Exemplo: TagScanner, MusicBrainz Picard , Kid3, MP3Tag, Tag & Rename, EasyTAG, Pinky-Tagger, Cowbell...

Última edição por swatquest (11/08/2015 15:26:51)

#4 11/08/2015 15:20:06

SuperMax
Membro

phillipe escreveu:

@SuperMax, antes de mais nada, seja bem vindo ao nosso mundo Linux (Archlinux).
Nunca utilizei esses recursos que você necessita no Linux, mas segue algumas dicas de editores de metadata de arquivos de música:

- thunar-media-tags-plugin (após instalado, botão direito sobre o arquivo desejado > propriedades > áudio)
 - easytag

Esses pacotes se encontram nos repositórios oficiais do Archlinux.

Olá phillipe, obrigado pela resposta.
Eu até tenho esse pacote, mas ele é parcial. Dá até pra visualizar e editar, mas não tem o campo Classificação/Nota/Avaliação/Ranking (dependendo da tradução).
outro problema é que não é possivel usa-lo para buscas, apenas visualizar e editar cada arquivo; se quer dá por exemplo para alterar o genero de dois arquivos ao mesmo tempo.

Infelizmente, nesse quesito o linux tem sido mto fraco. Não lembro agora o link, mas tinha achado um cara americano com o mesmo problema a uns anos atrás e ele estava iniciando o desenvolvimento de uma solução exatamente para isso; infelizmente o projeto parou.
É uma pena tb q a maioria desses item não seja possível colocar nas colunas dos gerenciadores de arquivos, como por exemplo a data q a foto foi tirada e rapidamente poderia ser ordenada por essa coluna, ou por sua nota, ou pelo local que foi tirada...

Acredito que o pessoal do linux não sente falta pq nunca usou. É como usar um carro com ar condicionado, depois q vc tem, vc troca por um carro 1.0, mas continua querendo ar condicionado...

#5 11/08/2015 15:29:06

swatquest
Moderador

Realmente gerenciadores de arquivos não fazem isso. Mas você pode tentar usar programas
Clementine, Amarok, Banshee, Gmusicbrowser....

O dolphin não faz isso?

Última edição por swatquest (11/08/2015 15:30:11)

#6 11/08/2015 15:30:31

SuperMax
Membro

swatquest escreveu:

Você pode usar programas para classicar por artista, album, gênero, classificação e etc...
Exemplo: Clementine, Amarok, Banshee, Gmusicbrowser....

Outros exemplos
Rhythmbox, Audacious, Tomahawk, QMMP...

Metadata
Exemplo: TagScanner, MusicBrainz Picard , Kid3, MP3Tag, Tag & Rename, EasyTAG, Pinky-Tagger, Cowbell...

swatquest, vc sabe se algum desses é possivel filtrar por esses itens; tipo: nota>3 genero=pop depois selecionar e colar em uma pasta vazia?

O gTumb tem feito isso para fotos (apenar de q tem uma pequena falha na busca em subdiretorios)
Isso pra mim é importante, pq seleciono as musicas que quero em uma pasta no computador e escuto no home theater da sala por DLNA. Na verdade raramente escuto musica no PC.
Eu vou dar uma olhada nesses editores de Metadata q vc indicou. pra imagens eu testei TODOS pelo site alternativeto.net e apenas o gThumb chegou mais perto do que preciso pra fotos. Algum outros programas até tinha as mesmas coisas, mas com sistemas de metadata proprios, não seguindo os padrões  EXIF, XMP. Como tenho mais de 30mil imagens, não era uma opção sair do padrão.

de qq forma obrigado pelas indicações.

Última edição por SuperMax (11/08/2015 15:40:00)

#7 11/08/2015 15:54:56

SuperMax
Membro

swatquest escreveu:

Realmente gerenciadores de arquivos não fazem isso. Mas você pode tentar usar programas
Clementine, Amarok, Banshee, Gmusicbrowser....

O dolphin não faz isso?

o dolphin +ou-
ele busca algumas coisas outras não estão nesse padrão, como marcas (q aqui no linux algum pacotes traduzem como etiquetas outros tags, outros nem tem. E notas usa outro padrão não reconhece nenhuma das classificações ja feitas nos meus arquivos. Uma pena, bola na trave!!

a menos q algum plugin ou pacote corrija ou altere isso, q desconheço.

#8 11/08/2015 16:13:17

swatquest
Moderador

O Windows está bem a frente em alguns aplicativos.
O Windows ganha em algumas coisas e LInux em outras.
Por linha de comando não conheço.
Estes programas fazem isso em modo gráfico. A avaliação não é via internet, você que tem que avalizar tudo.
Ele classifica em modo ascendente e descendente, você pode ordenar por avaliação ou ordenar por gênero. Os dois ao mesmo tempo acho que não é possível.

Última edição por swatquest (11/08/2015 16:15:28)

#9 11/08/2015 17:45:00

SuperMax
Membro

Acabei descobrindo algumas coisas, As Notas (ou avaliação/classificação/pontuação, que seja) apesar de no windows o nome ser o mesmo para imagens, audio e video, internamente no arquivos recebem nomes diferentes e sistemas diferentes para armazenar. No caso de imagens eu não lembro mais direito mas já tá quebrando o galho q o gThumb usa o mesmo sistema.
Para musica, as minhas no caso, as notas q eu dei pra elas de 0 a 5 estão em armazenada em um campo chamado de POPM (Popularimeter) e armazena na verdade valores de 0 a 255 conforme https://en.wikipedia.org/wiki/ID3 dentro do padrão ID3v2

224-255 = 5 stars when READ with Windows Explorer, writes 255
160-223 = 4 stars when READ with Windows Explorer, writes 196
096-159 = 3 stars when READ with Windows Explorer, writes 128
032-095 = 2 stars when READ with Windows Explorer, writes 64
001-031 = 1 star when READ with Windows Explorer, writes 1

Até agora o que o Swatquest me indicou apenas o Kid3 "enxerga" isso e permite edição. Já é uma luz. Mas até ai procurar e filtrar musicas por esse campo parece fora de questão no linux. Talvez eu possa fazer uma gambiarra e mudar esses valores para outro campo q não uso como, comentário, ou faixas...

vou continuar vendo os outro que me indicou, só não achei o TagScanner nem no AUR

#10 11/08/2015 20:31:23

swatquest
Moderador

o TagScanner acho que só tem para windows
http://www.xdlab.ru/en/

Foi mal..

Mas tem outros.
Procure no google que você acha.

#11 12/08/2015 10:44:09

SuperMax
Membro

pra quem de repente chegar por aqui, achei pra imagens essas otimas tabelas pra comparar quais padrões de metadata cada programa usa. tb dá pra saber se tem versão para o linux
https://en.wikipedia.org/wiki/Compariso … ge_viewers

Aqui idem sobre editores de metadata
https://en.wikipedia.org/wiki/Compariso … ta_editors

este documento
http://www.metadataworkinggroup.org/pdf … idance.pdf
dá uma otima compreensão sobre o assunto, e na pagina 21 tem uma grafico q se auto explica sobre onde são armqzenados cada tipo de metadata.

se encontrar sobre audio e video depois posto aqui.

Última edição por SuperMax (12/08/2015 10:47:46)

#12 17/12/2015 12:37:35

rafaeln
Membro
De: Eunápolis, BA

O Player Clementine pode fazer essa busca com comparações númericas, inclusive com classificações:
https://github.com/clementine-player/cl … ssues/3185
A syntax da busca é algo como:
rating:=5

Não sei se funciona em pt-br tipo "classificação", eu não tenho album de músicas para testar.

Edit:
Fiz um teste aqui, parece que funcionou.
http://i.imgur.com/oU56AFG.png

Última edição por rafaeln (17/12/2015 12:58:54)

#13 25/01/2016 11:45:51

SuperMax
Membro

rafaeln escreveu:

O Player Clementine pode fazer essa busca com comparações númericas, inclusive com classificações:
https://github.com/clementine-player/cl … ssues/3185
A syntax da busca é algo como:
rating:=5

Não sei se funciona em pt-br tipo "classificação", eu não tenho album de músicas para testar.

Edit:
Fiz um teste aqui, parece que funcionou.
http://i.imgur.com/oU56AFG.png

Obrigado pela dica, eu tinha remediado com uma ação personalizada do Thunar para fazer a busca e ela cria uma lista de reprodução, que é meu objetivo final para passar na tv da sala.

Rodapé do site