Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 25/06/2017 18:25:48

handere860
Membro

[Resolvido] Grub

Fiz um dual boot do Windows 10 e Arch Linux. Ambos estão funcionando bem, mas acontece que o Windows ficou no modo UEFI e o Arch no modo Legacy. Sendo assim, para que eu consiga acessar o Windows é necessário deixar a BIOS em UEFI e se eu quiser usar o Arch tenho que reconfigurar a BIOS para Legacy. Não tenho muito conhecimento à respeito do Linux; as minhas pesquisas apontam que esse inicialização parte do GRUB, se eu não estiver errado e se realmente esse for o problema, há alguma maneira de mover o GRUB para UEFI? assim seria mais fácil acessar os dois sistemas.

OBS.: eu poderia reinstalá-lo, prestando atenção para deixar no modo UEFI, mas vai dar uma trabalheira fazer isso, o Arch já ta todo configurado.

~> na instalação do Arch eu usei 3 partições
     - root (sistema)
     - swap
     - grub

Última edição por handere860 (06/07/2017 13:13:18)

#2 25/06/2017 20:34:15

handere860
Membro

Re: [Resolvido] Grub

Galera, nesse link: https://wiki.archlinux.org/index.php/GR … .A7.C3.A3o eu encontrei isso:

UEFI

instale o grub-efi-i386 e use o --target=i386-efi

# pacman -S grub-efi-x86_64 efibootmgr
# grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=arch_grub --recheck
# cp /usr/share/locale/en\@quot/LC_MESSAGES/grub.mo /boot/grub/locale/en.mo

Não encontro o:

grub-efi-i386

Mas se não me engano ele vem no packages grub, contudo nao consigo usar o:

--target=i386-efi

#3 25/06/2017 23:41:24

swatquest
Moderador

#4 06/07/2017 13:12:51

handere860
Membro

Não consegui instalá-lo no modo UEFI, o pendrive só boota no Legacy, já tentei usar diversos programas para criar o pendrive bootável, mas não vai. Engraçado porque o Windows boota no modo Legacy, mas depois de instalado ele fica em UEFI. A solução foi deixar o Windows 10 no UEFI o Arch no Legacy e instalar o rEFind, ele consegue administrar as duas entradas de boot dos sistemas. Quando ligo o PC aparece uma tela para que eu posa escolher qual dos dois sistemas desejo usar, sem precisar ficar configurando a Bios.

Última edição por handere860 (06/07/2017 13:17:29)

#5 07/07/2017 23:26:20

swatquest
Moderador

tente criar o boot pelo dd

dd if=archlinux-2013.01.04-dual.iso of=/dev/sdc bs=4M

outra coisa

talvez tenha que modificar a bios.

http://www.rodsbooks.com/efi-bootloader … eboot.html

#6 23/07/2017 13:33:30

Manoel Martins
Membro
De: Pelas estradas de SP!
Website

handere860 escreveu:

Não consegui instalá-lo no modo UEFI, o pendrive só boota no Legacy, já tentei usar diversos programas para criar o pendrive bootável, mas não vai. Engraçado porque o Windows boota no modo Legacy, mas depois de instalado ele fica em UEFI. A solução foi deixar o Windows 10 no UEFI o Arch no Legacy e instalar o rEFind, ele consegue administrar as duas entradas de boot dos sistemas. Quando ligo o PC aparece uma tela para que eu posa escolher qual dos dois sistemas desejo usar, sem precisar ficar configurando a Bios.

Tive esse problema e apanhei mto! Bom, algumas dicas, foi o que fiz (ou aprendi) para conseguir resolver!

1. A PRIMEIRA COISA: dependendo da placa mãe, dá pau na USB 3.0 e esse erro muda dependendo se é UEFI ou Legacy... então eu não conseguia entender. A solução foi simples, utilizar uma porta normal usb, da antiga.
2. Grave o pendrive sem ser com Unetbootin ou qualquer outro que já integre um loader... quando gravamos com o unetbootin a questão é o nome do pendrive, parece haver algum bug no installer do Arch em relação ao montar o pendrive com um nome mais recente do Arch (vai aparecer ARCH201707, por exemplo... isso buga, dá um erro, não lembro certo, mas algo como impossível montar e o caminho do pendrive). Então utilize o dd direto de um terminal baseado na imagem baixada do site do arch. Verifique o nome do pendrive, quando gravei a partir do iso pelo dd direto, funcionou direto.
3. Se seguir os passos 1 e 2 e não bootar em UEFI, aí sim mexa no BIOS e vá anotando as alterações, testando, pq depende de placa mãe para placa mãe... Altere as configurações de suporte de UEFI e LEGACY, coloque tudo em UEFI... tire qualquer coisa legacy da placa mãe para testar, desabilite xhci, ehci, algum controller de usb... vá testando, MAS NÃO ACHO QUE SEJA ISSO! E CUIDADO: anote as configurações em que o windows inicia, pq depois de mexer mto vc pode esquecer e se atrapalhar, aí não consegue voltar.
4. Uma dica: aprenda a sintaxe do grub, demorei horas nisso, embora seja simples. Vai poupar muita dor de cabeça e vai ajudar vc a ficar mais tranquilo, pq quando ele está numa partição separada igual vc fez, pode bootar no braço, a partir do shell do grub. Isso ajuda a entender a configuração dele.

Creio que os passos 1 e 2 vão fazer com o que inicie em UEFI, aí vc instala. Mas se prepare para o Grub, ele não é corriqueiro. Eu sempre tive mto problema com ele...

Se nada disso der certo, escreva aqui o erro que dá na hora do boot.
até!

Comecei com um Pentium 166mhz! Naquele tempo, isso aqui era tudo mato! E tinha um certo charme a internet discada, no mIRC e no TurboPascal hahaahhahaah

Rodapé do site