Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 17/10/2017 16:39:18

vbarros
Membro

Instalar utilitários Epson no Arch Linux e acesso à CEF (RESOLVIDO)

Amigos do forum, venho usando o Arch Linux há algum tempo em um dos meus notebooks. Agora, estou necessitando resolver dois problemas: primeiro, acessar o site da Caixa Econômica Federal. Instalei pelo AUR o módulo de segurança do Banco do Brasil e tenho acessado sem problema. Entretanto, não estou conseguindo acessar o site da Caixa Econômica Federal. O segundo problema é a instalação dos utilitários para multifuncional Epson XP-241 para verificação dos níveis de tinta dos cartuchos, digitalizar documentos, etc., embora consiga imprimir normalmente. Agradeço se alguém puder me dar uma luz.

Última edição por vbarros (29/10/2017 10:20:43)

#2 17/10/2017 23:33:50

swatquest
Moderador

Re: Instalar utilitários Epson no Arch Linux e acesso à CEF (RESOLVIDO)

nivel de tinta o linux não se se tem

para digitalizar usa o sane

para front-end
simple-scan
gscan2pdf
xsane
e etc....

Modulo-de-Seguranca-Warsaw-da-Caixa-no-Arch-Linux

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Modu … Arch-Linux

#3 18/10/2017 09:37:46

vbarros
Membro

Caro swatquest, a Epson disponibiliza (epson download center), pacotes para Debian e derivados, Fedora, OpenSUSE e CentOS, chamado epson-printer-utility para suas multifuncionais. Infelizmente não há pacote para Arch Linux. Daí, pretendia saber se havia soluções próprias para esta distribuição. Consegui fazer funcionar a opção de scaner na minha Epson XP-241 com o Xsane. Vou tentar o solução apresentada para acessar o sítio da CEF. Muito obrigado pela dicas.

#4 18/10/2017 10:15:29

vbarros
Membro

A dica para acessar o sítio da CEF não funcionou. O comando "/usr/bin/warsaw/wsatspi" demorou pra valer e não concluiu. O comando "systemctl start warsaw.service" retornou: "Filed to start warsaw.service: Unit warsaw.service not found".

#5 18/10/2017 22:46:27

swatquest
Moderador

você instalou este pacote

https://aur.archlinux.org/packages/warsaw/

teve um cara que acessou sem problemas

\ renatocrrs commented on 2017-08-23 14:53

Camaradas, bom dia.

Venho deixar meu agradecimento pela manutenção do pacote, funcionou perfeitamente aqui. Arch com 4.12.8-1-zen na Caixa Econômica Federal.

Fiz a instalação a partir do AUR e dei enable e start no systemctl, entrei no site da diebold, como especificado nos comentários, mas não funcionou a configuração, tentei rodando o wsatspi com sudo e sem, também não obtive sucesso.

O site da CEF dá a opção de configurar o Warsaw por lá, quando você tenta o acesso, mas também não funcionou. Entretanto, quando reiniciei a máquina, *sem* rodar o wsatspi, o site da caixa (e não da diebold) conseguiu configurar normalmente o acesso. Penso que talvez tenha a ver com alguma falha na inicialização do daemon pelo systemctl — mesmo com o status de ativo, que foi corrigido quando reiniciei o host.

Obrigado!!!

snapshot: https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/ … saw.tar.gz

extrair para pasta warsaw

então execute dentro da pasta
makepkg -sci

#6 29/10/2017 10:18:48

vbarros
Membro

Caro swatquest, em face de ter efetuado a instalação do warsaw pelo AUR, anteriormente, apaguei as pastas relativas ao warsaw (comando $ whereis warsaw), ou seja,  /usr/bin/warsaw, /usr/lib/warsaw, /etc/warsaw, /usr/local/bin/warsaw, /usr/local/etc/warsaw e usr/local/lib/warsaw e reinstalei o módulo e segurança também pelo AUR:
$ yaourt warsaw
Efetuei os comandos abaixo como superusuário e reiniciei a máquina:
# systemctl start warsaw.service
# systemctl enable warsaw.service
Acessei sem problema o sítio da CEF mas, ao tentar acessar o do BB, recebi a informação da inexistência do módulo de segurança. Então, limpei o cache do Firefox:
Menu (três linhas paralelas no canto superior direito, ao alto) -> Preferências -> Privacidade e segurança -> na seção "Cache de conteúdo web" -> botão Limpar agora. Reiniciei o computador e consegui acessar, também, o sítio do BB. Não consegui colocar o tópico como resolvido, mesmo clicando no botão Editar. Obrigado a você e a todos.

#7 29/10/2017 10:21:47

vbarros
Membro

Desculpe, agora foi que verifiquei como alterar o tópico. Obrigado a todos, mais uma vez.

Rodapé do site