Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 23/10/2017 20:17:08

MLagoa
Membro
De: Mundo Novo - MS

[Resolvido] Criar novo usuário no Arch Linux

Olá.
Sei que em algum lugar do Fórum deve existir orientações para um assunto tão básico, porém, já procurei nos tutoriais fixos e também usando a ferramenta de pesquisas, mas não consegui achar uma solução...

Eu tenho o usuário comum, que criei na instalação do sistema Arch Linux usando o método:
# useradd -m -g users -G wheel -s /bin/bash marcelo

Depois acrescentei-o nos grupos necessário assim:
# usermod -G locate,users,audio,video,daemon,dbus,disk,games,rfkill,lp,network,optical,power,scanner,storage  marcelo

Tudo está funcionando perfeitamente, mas agora eu preciso criar um novo usuário.
Eu repeti os comandos acima (trocando apenas o nome "marcelo" pelo nome do novo usuário), criei uma nova senha (usando #passwd), porém não consigo acessar a conta em ambiente gráfico.
Obs: Meu gerenciador de login é o "Slim"

Eu somente consigo acessar a conta do novo usuário teclando "Alt + F2" (ou Alt + F3, etc).
Somente assim eu consigo acessar a nova conta, porém apenas em modo terminal!
Uma vez dentro da nova conta, nem adianta digitar "startx", pois o sistema recusa abrir o ambiente gráfico.

O que estou fazendo errado?
Eu segui os procedimentos acima, igual quando eu criei o primeiro usuário na instalação.
Mas porque não consigo acessar o ambiente gráfico com meu segundo usuário?
(Obs. eu também fiz uma cópia do meu .bashrc e colei dentro da pasta do novo usuário. mesmo assim não funcionou).

Agradeço qualquer orientação.
E se por acaso a instrução existir em algum lugar do fórum, por favor me desculpem por estar repetindo o tópico...
Mas eu não achei...

Última edição por MLagoa (24/10/2017 13:40:20)

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

#2 23/10/2017 22:14:22

swatquest
Moderador

Re: [Resolvido] Criar novo usuário no Arch Linux

crie o ~.xinitrc

touch ~.xinitrc

se for xfce4, adicione

if [ -d /etc/X11/xinit/xinitrc.d ] ; then
    for f in /etc/X11/xinit/xinitrc.d/?* ; do
        [ -x "$f" ] && . "$f"
    done
    unset f
fi

exec startxfce4

#3 24/10/2017 13:38:41

MLagoa
Membro
De: Mundo Novo - MS

Re: [Resolvido] Criar novo usuário no Arch Linux

Maravilha, Swatquest.
Realmente, faltava o arquivo .xinitrc
Eu uso o xfce4, então a dica com as instruções p/ colar no arquivo também valeu!
Mais uma vez, obrigado!

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

Rodapé do site