Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 03/11/2017 22:20:53

ilkyest
Membro

Arch linux em UEFI com placa mãe intel/ASUS dualboot W10 - [Resolvido]

Pessoal, eu to quase louco. Não quero usar MBR mas... tá osso instalar o arch em UEFI

Estou seguindo a wiki, mas estou esquecendo de algo, ou sei lá "whatahell' que estou fazendo. Então apelo-lhes por ajuda

A placa mãe é uma Asus Z270-K Prime. Estou em dual-boot com windows 10

Estou tentando mas.... ou não consigo instalar o grub, ou instala, e na hora de executar, dá a mensagem "error: you need to load the kernel first" ou não instala, dando erro conforme abaixo

Vou me basear na wiki principal
https://wiki.archlinux.org/index.php/installation_guide

Bora para a partição EFI
https://wiki.archlinux.org/index.php/EF … _Partition

o arch linux detecta como "dev/sda3" a partição windows que tem o boot, qual seja, o tal ESP

Eu vou montar "onde" essa partição? Em todos os casos, eu tenho de criar o diretório com o mkdir. Vejamos:

/boot/efi (devo criar diretório em /boot com mkdir dentro de /boot
/mnt/boot (criar diretório partição com /mkdir dentro de /mnt
/mnt/boot/efi  (criar diretório /boot dentro de /mnt e novamente /efi dentro de /mnt/boot)

O motivo da pergunta é que em "arch-chroot /mnt" eu vou logar como chroot dentro de /mnt
só que... seguindo a parte da wiki acerca de EFI partition:

In case of EFISTUB, the kernels and initramfs files should be stored in the EFI System Partition. For sake of simplicity, you can also use the ESP as the /boot partition itself instead of a separate /boot partition, for EFISTUB booting. In other words, after creating and formatting the EFI System Partition as instructed above, simply mount it at /boot.

Eu perco o gerenciamento dessa partição, visto que eu estou em "sub-diretório, em bash, de /mnt" quando eu rodo o comando grub-install... ele não acha essa partição

E eu devo montar novamente?

Pessoal, eu participo de muitos foruns, e não estou sendo noob.. mas... simplesmente a wiki está confusa para mim em UEFI. Eu quero manter UEFI pelo tempo de boot, e eu quero fazer comparativos no folding at home... mas tá muito complicado. Forks do arch eu consigo, mas EU NÃO QUERO FORK eu quero o arch por causa do alsa...

Só que eu não consigo instalar o grub... ou instala e não abre o linux com a mensagem acima, ou não instala dizendo que "unable to find dev"

Estou com o sistema instalado, bastando montar as unidades/partições.. e instalar o grub. E estou "paralisado" nesse momento

Última edição por ilkyest (07/11/2017 16:34:40)

#2 03/11/2017 22:22:59

swatquest
Moderador

Re: Arch linux em UEFI com placa mãe intel/ASUS dualboot W10 - [Resolvido]

#3 03/11/2017 23:06:40

ilkyest
Membro

Tá difícil. Bora lá:

Atenção:
Se você pretende usar o grub. E quer utilizar a instalação automática no disco (grub-install /dev/sda)
mkdir -p /mnt/boot/efi && mount /dev/sda1 /mnt/boot/efi
Se você pretende usar o grub. E quer utilizar a instalação personalizada.
mkdir -p /mnt/boot && mount /dev/sda1 /mnt/boot

ok... então tenho a resposta À uma das perguntas. devo criar /efi, dentro de /boot, que por sua vez, dentro de /mnt

contudo, /dev/sda1, eu entendo que seja na partição "ESP", no meu caso a partição de 100mb do próprio windows, no meu caso "/dev/sda3"

Seguindo:

- Instale no disco rígido contendo a sua partição de boot. Instalação automática.
grub-install /dev/sda
ou
Caso dê erro  de efi directory. Pode ser porque você não criou a partição esp com formatação FAT32 ou a ponto de montagem foi /mnt/boot.
Use a instalação personalizada. Caso queira alterar o nome da pasta, por exemplo, --bootloader-id=grub para  --bootloader-id=arch
Como montamos a partição em na pasta boot ( Lembra? mount /dev/sda1 /mnt/boot).
Então vamos usar /boot no --efi-directory=
grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=grub --recheck

tá.. pela wiki eu devo usar

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=<your ESP directory> --bootloader-id=grub --recheck

Aqui está o drama... pelo tuto que vocÊ postou,

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=grub --recheck

nesse momento que eu analiso o erro. Eu estou em arch-chroot /mnt

se eu montar em /mnt/boot, ok... mas.. se for em "/boot"... como dá a entender a wiki... quando em chroot eu terei problemas

#4 03/11/2017 23:27:32

swatquest
Moderador

ilkyest escreveu:

ok... então tenho a resposta À uma das perguntas. devo criar /efi, dentro de /boot, que por sua vez, dentro de /mnt

contudo, /dev/sda1, eu entendo que seja na partição "ESP", no meu caso a partição de 100mb do próprio windows, no meu caso "/dev/sda3"

Esquece a partição esp do Windows.
Numa instalação simples com um kernel no linux fica em torno 200MB

Sendo assim não da para utilizar a partição do esp do Windows você terá que criar uma nova.
O tamanho recomendado é 500 MB ou 512 MB se for UEFI.

o efi dentro do boot serve para facilitar a instação do grub

por exemplo
grub-install /dev/sda

e não

mas isso você escolhe na hora de montar as partiçoes

Se você pretende usar o grub. E quer utilizar a instalação automática no disco (grub-install /dev/sda)
usa
grub-install /dev/sda

usa

ilkyest escreveu:

nesse momento que eu analiso o erro. Eu estou em arch-chroot /mnt

se eu montar em /mnt/boot, ok... mas.. se for em "/boot"... como dá a entender a wiki... quando em chroot eu terei problemas

quando você entra no chroot, será com os caminhos normais.
Esquece o caminho do /mnt ao acessar pelo chroot

arch-chroot /mnt

as partiçoes serão normais
/boot
/etc
/home/ etc...

e não
/mnt/boot

Última edição por swatquest (03/11/2017 23:33:45)

#5 03/11/2017 23:43:35

ilkyest
Membro

Se eu entendi bem, eu DEVO criar uma partição "boot" e não apontar para aquela do windows...

seguindo

Sendo assim não da para utilizar a partição do esp do Windows você terá que criar uma nova.
O tamanho recomendado é 500 MB ou 512 MB se for UEFI.
o efi dentro do boot serve para facilitar a instação do grub
por exemplo
grub-install /dev/sda
e não
mas isso você escolhe na hora de montar as partiçoes
usa
grub-install /dev/sda

Eu já perdi meio tera para o windows, não faz mal perder mais um pouco

Então eu criaria uma partição de 512mb... (cfidks /dev/sdX +512M)

Eu usarei kernel personalizado, via AUR, então... nesse caso

usa
grub-install /dev/sda

Qual eu usaria?

#6 04/11/2017 00:28:35

swatquest
Moderador

Sim você cria outra partição de 500 ou 512 MB

sobre o kernel é o padrão

pacman -S linux

caso queira usar um kernel personalizado depois, é só instalar.

#7 06/11/2017 11:20:59

ilkyest
Membro

Valeu demais.

criei a partição, montei em /mnt/boot. Após reinstalar tive o tal do 'you should load the kernel first".

Daí entrei pela mídia, "chroot"... e executei um "grub-mkconfig -o"... consegui entrar normalmente,  já alterei para o grub do arch no uefi, e windows está ok tmbém.

#8 06/11/2017 21:12:57

swatquest
Moderador

quando puder coloque a tag [resolvido] no título do tópico

#9 08/02/2018 22:14:40

ilkyest
Membro

caro swatquest.

Estou reinstalando o sistema sob raid 0. Vi que para RAID 1, tem alguns problemas em por a partição ESP no raid.
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php … 1#p1390741

Eu estou usando dualboot em RAID 0... isso procede também?

Não estou usando o mdadm. Estou via RAID bios, pelo utilitário da Intel. O linux reconheceu como "md126pX" as unidades, sem quaisquer uso do mdadm.

Eu instalei mas novamente estou com o "uuid=XXXXXXXXXXXXXX não encontrado"... já refiz a atualização do grub, mas acho que não pegou, então vou reinstalar. Só queria ver isso antes

Rodapé do site