Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 08/11/2007 20:05:15

raphal
Membro
De: Caxias do Sul - RS

Gnome-system-tools, problemas!

Pessoal eu instalei o gnome-system-tools para adicionar o menu de administração do gnome, soh que estou tendo um probleminha, nada do que eu faço atraves dele fica salvo, na real nao sei se eh culpa dele ou do samba, eu estou tentando compartilhar uma pasta lah pelo Shared Folders e quando saio da tela a pasta nao fica mais lah, mesma coisa nas configurações de rede, eu tento por o nome da maquina lah e nao fica salvo.

Aproveitando o topico, alguem sabe como eu faço pra traduzir o gnome? ele tah todo em ingles.

Vlw!

#2 09/11/2007 00:10:10

raphal
Membro

Re: Gnome-system-tools, problemas!

Ninguem sabe oque fazer? po cada o pessoal desse forum?

#3 09/11/2007 07:43:49

hlegius
Membro
De: Guarulhos - SP
Website

raphal,

Para deixar o Gnome (e as aplicações que suportarem internacionalizaçao), você precisa mudar seus locales:

Abra seu /etc/locales.gen e descomente as linhas pt_BR ISO... e pt_BR UTF-8. Comente as demais linhas.
Depois disso, rode um

# locale-gen

Pronto. Assim que você iniciar uma nova sessão no shell, ele já puxará as novas configurações.

Abraço!

ArchLinux. Simples e funcional.

#4 09/11/2007 07:49:37

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Amiguinho, não é assim que se trabalha não... Todo mundo tem seus afazeres, acessamos o fórum quando dá e ajudamos assim que podemos!

Quanto ao seu problema do gnome-system-tools, acho mais aconselhavel configurar o samba manualmente, não sei afirmar se pelo system tools ele faria isso.

E quanto ao seu gnome, isso está relacionado a locale no rc.conf

LOCALE="en_US.utf8"   se estiver usando algo parecido mude para LOCALE="pt_BR.utf8"

Se você já modificou o locale.gen no /etc, tá tudo tranquilo, quando você iniciar seu computador seu gnome vai está em pt_BR.

Caso não saiba como modificar veja: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=488

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#5 09/11/2007 10:05:52

hdoria
Membro
Website

Raphal,

Você instalou o gnome-system-tools que está no AUR? Eu sou o mantenedor desse pacote e, pelo que estou vendo aqui, está tudo funcionando. Dá uma olhada aqui:

http://hdoria.archlinux-br.org/blog/200 … o-sistema/

Veja a saída do pacman quando você instalar o gnome-system-tools. É preciso adicionar seu usuário ao grupo stb-admin e adicionar o serviço stbd na lista de DAEMONS no arquivo /etc/rc.conf

Tenta aí e qualquer problema avisa.

Abraços.

NOTA: Ninguém aqui é obrigado a estar 24hrs/dia disponível para ficar respondendo posts aqui. O pessoal responde quando pode.

http://hdoria.archlinux-br.org

Se minha resposta o ajudou a solucionar seu problema, por favor, adicione "[resolvido]" ao título do tópico. Isso ajudará e facilitará a vida das outras pessoas. :-)

#6 09/11/2007 10:46:30

rafaelcdb
Membro
Website

Olá, aqui eh o Raphal, tive que fazer outra conta pois estava tendo problemas com a senha da anterior.
Bom primeiramente eu agradeço a atenção e boa vontade de vcs, hj mesmo testarei o que foi sugerido por vcs.
Quanto as respostas do tipo "Amiguinho, não é assim que se trabalha não... Todo mundo tem seus afazeres, acessamos o fórum quando dá e ajudamos assim que podemos!"
e "NOTA: Ninguém aqui é obrigado a estar 24hrs/dia disponível para ficar respondendo posts aqui. O pessoal responde quando pode." eu dispenso pois eu esperei por uma resposta praticamente 24h (o horário do fórum deve tah errado pois eu botei -03 horas) e pelo o que reparei o fórum e a comunidade eh feita por apenas uns 3 ou 4, admins e amigos dos admins, agora me digam uma coisa, como vcs pretendem que uma comunidade cresça e principalmente a imagem do archlinux seja boa se vcs tratam quem vem procurar respostas para suas duvidas dessa forma? se eu vim aqui postar minha duvida eh porque o google nao me ajudo se nao eu nem teria postado aqui, o forum foi meu ultimo recurso pois eu passo praticamente o dia todo logado aqui e reparei que alem dos 4 visitantes raramente aparece um membro registrado aqui no forum entao pensei "meu post vai leva um século pra ser respondido" e foi o que aconteceu, e ainda recebo indiretas que levei como ofensa. Eh melhor vcs reverem seus conceitos de comunidade e ajuda ao próximo, eu nao vou desistir do Archlinux soh por causa de 2 ou 3, gostei muito da distro e espero que a comunidade cresça pois estou acostumado, talvez mal acostumado com comunidades grandes aonde o cara posta e jah recebe uma resposta mesmo que seja inútil mas recebe em poucas horas ou minutos. Farei o possível para ajudar os novatos nessa aventura que eh o archlinux, uma aventura que vale a pena mas que nao pode se tornar stressante por causa de uma comunidade que trata os membros com descaso.
Mais uma vez obrigado pelas respostas e aposto que graças ao meu tópico muitos outros vão ser beneficiados!
Vlw!

obs: hdoria sim eu instalei teus pacotes lah do AUR, vou rever os passos pra ver se nao fiz nada errado, fui eu quem comentou lah no teu blog umas 2 vezes jah wink

Rafael Campos de Bastiani
Rafael C. de B. - Blog

#7 09/11/2007 10:58:15

leoarcher
Admin
Website

Amiguinho, você que ficou exigindo a resposta após 4 horas de ter postado aqui no fórum. Se você não gostou, problema seu, O ERRADO AQUI É VOCÊ!!!

São atitudes como a sua que fazem com que, eu acabe respondendo dessa forma. Aqui estamos para ajudar e não cobramos nada. Se quiser continuar usando o fórum, use, mas tenha a boa vontade de não falar coisas como: "Ninguem sabe oque fazer? po cada o pessoal desse forum?"

E to nem ai se você não gosta de certos tipos de mensagens, supondo que foi ofensa, me desculpe mas você está meio equivocado nas suas colocações, só peço APENAS PARA TER O BOM SENSO. Pois a comunidade é pequena e o movimento no fórum é reduzido apesar do número de usuários cadastrados, aqui!

"nao vou desistir do Archlinux soh por causa de 2 ou 3, gostei muito da distro e espero que a comunidade cresça pois estou acostumado, talvez mal acostumado com comunidades grandes aonde o cara posta e jah recebe uma resposta mesmo que seja inútil mas recebe em poucas horas ou minutos"

Você falou certo... Comunidade grande, aqui é grande? Acho que não, então vamos apenas postar as dúvidas e não reclamar pela demora, POIS SOMOS UMA COMUNIDADE PEQUENA.

Ninguém aqui, tá tratando você com descaso... Você está supondo, e outra, se você estivesse interessado em reportar o problema da senha você teria feito, assim evitaria cadastros duplos no fórum.

Sem mais...

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#8 09/11/2007 11:12:41

rafaelcdb
Membro
Website

Repito, o horario do forum esta errado pois postei ontem pela manha e no final da tarde de ontem eu postei a segunda msg.
Quanto ao problema da senha, quando eu cadastrei eu recebi uma senha, ateh ai tudo ok, usei ela, mas depois perdi a senha, ai pedi pra enviar uma nova senha, pedi umas 4 vezes e nao consegui logar com as 4 senhas, e se eu fosse reportar talvez eu estaria postando aqui soh amanha entao nao tive outra opção a nao ser fazer outro cadastro, se quiserem excluir o outro usuario fiquem a vontade.

E se a comunidade eh pequena que tal ajudar e tornar ela maior e mais atrativa? nao eh com essas ações e forum bugado que vcs vao conseguir atingir as metas de uma boa comunidade.
[]´s

Rafael C. de B. - Blog

#9 09/11/2007 11:22:30

leoarcher
Admin
Website

Estamos aqui para isso... Estamos resolvendo o lance de pedir para recuperar a senha, só que você não pensou direito e foi criando outro usuarios!!

Custava voce entrar na parte de usuários ou ver quem é o administrador para requisitar outra senha??? Nem tudo é perfeito, estamos verificando esse problema do fórum. Mas você tá muito mal acostumado com  comunidades muito grandes, quer perfeicao...

E voce fez bem, em falar isso já que estamos reformulando o forum, vamos criar regras para o uso do forum!

asa_tempo.jpg

#10 09/11/2007 11:26:41

cecampos
Membro
De: Itajai/SC
Website

Amigo, indiferente do horario do forum estar errado ou nao, acredito que o "leoarcher" baseou-se na diferença de 4h entre um post e outro (essa diferença nao seria afetada pela configuracao do forum) logo peço um pouco mais de paciencia, tenho certeza de que todos estao aqui com o intuito de ajudar! smile

Veja que o proprio mantenedor do pacote esta aqui tambem, e disposto a ajudar... entendo que vc pode ter utilizado o forum como "ultima saida", mas como citado anteriormente todos temos nossas atividades fora do Arch e em nossos tempos livres fazemos o POSSIVEL para que a comunidade cresça da melhor forma possivel, preferencialemente de um modo auto sustentavel.

Pedimos desculpa se em algum momento vc sentiu-se ofendido, nao foi o objetivo. Conte conosco para ajudar, e suas sugestoes serao sempre bem vindas.

Carlos Eduardo Campos Silva
cecampos @ irc.freenode.net
#archlinux-br
http://carloscampos.org

#11 09/11/2007 11:28:35

rafaelcdb
Membro
Website

leoarcher pega uma ideia do forum do ubuntu por exemplo, a estrutura eh boa, e que tal a gente parar de ficar se atacando? afinal fui vitima de bug e mal entendido entao chega nao eh? vc como admin deve analisar esses problemas, e nao confie nesse horario do forum, confie no usuario e nao no forum.
Precisando de ajuda estamos ai!
Quanto a criar outro usuario eu jah falei o motivo, e eu nao criei "outros" usuarios e sim esse aqui somente, o outro vc pode deletar se achar melhor.

Rafael C. de B. - Blog

#12 09/11/2007 11:39:38

leoarcher
Admin
Website

Não estou atacando ninguem... E outra, hlegius e eu, estamos verificando isso. Só que é aquele velho lance, neguinho tem problema e não reporta isso dificulta o trabalho da galera (não estou falando de voce)!

O que estamos fazendo:

1- Modificando a estrutura do forum, não adianta pegar estrutura de outro forum, pois somos pequenos e o movimento aqui é pouco;
2- Verificando esse problema das senhas;
3- Verificando o horario do forum;

Sugestoes, é uma parte do forum, qualquer coisa coloca  lá... esse topico ja deu! =P

asa_tempo.jpg

#13 09/11/2007 11:44:50

hdoria
Membro
Website

Pessoal,

Calma. Não precisamos discutir.

Rafael,

A comunidade é pequena e estavamos fazendo de tudo para atrair novos usuários para o Arch. Apesar disso eu acho que uma diferença de 4horas de um post para o outro é muito pequena. Você realmente poderia ter esperado um pouco mais.

De qualquer forma, não acho que isso seja motivo para essa discussão. Eu comecei a frequentar o fórum a pouco tempo e sempre que fico um pouco livre aqui no trabalho eu dou uma olhada nele. Com calma chegamos lá. smile

Abraços.

http://hdoria.archlinux-br.org

Se minha resposta o ajudou a solucionar seu problema, por favor, adicione "[resolvido]" ao título do tópico. Isso ajudará e facilitará a vida das outras pessoas. :-)

#14 09/11/2007 11:48:07

hlegius
Membro
De: Guarulhos - SP
Website

Rafael,

O pessoal tem usado mais a lista do Google Groups do que o fórum. Mas com calma, vamos atraindo o pessoal a usar o fórum.

Quanto a senha, no topo de todas as páginas do fórum tem um link para que todos que perderam a senha informar. Veja: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=482

Se você tivesse postado lá, eu tinha dado um recover na sua senha. Realmente o fórum tem um problema de não enviar a senha caso você a perca. Problema esse que estaremos resolvendo em breve.

Por agora, vamos acalmar os animos, por favor.

Abraço!

ArchLinux. Simples e funcional.

#15 09/11/2007 12:43:50

rafaelcdb
Membro
Website

hdoria vlw! eu tinha esquecido de por o stbd no DAEMONS agora tah tudo ok!
hlegius e leoarcher vlw! pra mim soh faltava editar o locale.gen, agora tah tudo em portuga smile
[]'s

Rafael C. de B. - Blog

#16 09/11/2007 14:32:14

psychokill3r
Membro

bom axo q ta provado q arch n e pra qlqr um .
quer moleza inatala o ubuntu
so nao entendi uma coisa qnd eu digito pacman -syv gnome-system-tools me um erro
erro: 'gnome-system-tools': não foi encontrado na base de dados de pacotes
de onde eu devo puxar isso  AUR onde
a se alguem souber colocar meu teclado em portugues tmbm agrade;o , tah phoda n tem /  nem | isso e phodha coloquei isso no rc.conf KEYMAP="br-abnt2"
valeuw [e isso.

#17 09/11/2007 14:53:12

psychokill3r
Membro

]# pacman -Syv gnome-system-tools
Root     : /
DBPath   : var/lib/pacman/
CacheDir : var/cache/pacman/pkg/
Pacotes  : gnome-system-tools 
:: Sincronizando a base de dados de pacotes...
core está atualizado
extra está atualizado
community está atualizado
erro: 'gnome-system-tools': não foi encontrado na base de dados de pacotes

AUR nao e o [comunity] q q ta errado ?

#18 09/11/2007 14:54:08

rafaelcdb
Membro
Website

O arch eh facil, eh soh saber procurar e ter passiencia (coisa q eu nao tenho muito hehehe)
Bom quanto ao gnome-system-tools eh o seguinte, eu fiz da seguinte forma e deu tudo certo:
Acessa esse link http://archlinux.fr/yaourt-en/ e baixa o yaourt
Descompacta ele em alguma pasta qualquer
Entra na pasta e digita

./yaourt -S aur/system-tools-backends
./yaourt -S aur/liboobs
./yaourt -S aur/gnome-system-tools

Pra cada um desses ele vai te perguntar algumas coisas, na primeira pergunta tu diz q nao com o N (nao) e nas depois eh soh Y (sim)

Ai depois tu digita gpasswd -a login-de-seu-usuario stb-admin
Adiciona o stbd na lista de DAEMONS no arquivo /etc/rc.conf

O tuto tah nesse link http://hdoria.archlinux-br.org/blog/200 … o-sistema/

Flw!

Rafael C. de B. - Blog

#19 09/11/2007 16:07:02

cecampos
Membro
Website

Veja a página do AUR:

"Remember to vote for your favourite packages! The most popular packages will be provided as binary packages in [community]."

Ou seja, os pacotes mais votados (confiáveis) vão para o community, antes disso você precisa instalar utilizando os métodos do AUR. Um deles é através do yaourt como citado acima smile

#archlinux-br

#20 09/11/2007 17:34:45

psychokill3r
Membro

valeuw galera resposta quase instantanea obrigado
qnt ao teclado ja resolvi no gnome mesmo sistema>preferencias>teclado dai e so escolher em disposiçoes Brazilian abnt2 e em baixo brazil tudo show
ARCHLINUX ,agora axei o meu linux huhu

#21 09/11/2007 17:52:08

cecampos
Membro
Website

seja bem vindo entao big_smile

#archlinux-br

#22 09/11/2007 18:46:00

psychokill3r
Membro

deu esse erro lah no fim ja tinha puxado tudo
==> Starting build()...
./PKGBUILD: line 24: patch: command not found
==> ERROR: Build Failed.  Aborting...
Error: Makepkg was unable to build system-tools-backends package.

presciso do PKGBUILD onde esta, pacman n sabe
isso tmbm tava no começo da saida
grep: /etc/yaourtrc: Arquivo ou diretório não encontrado
==> WARNING: Building unsupported package as root is dangerous.
Please run yaourt as a non-privileged user.
RHRHum

#23 09/11/2007 18:53:53

psychokill3r
Membro

cecampos
    Moderator
obrigado  ,

ha q outros metodos de instalr AUR vc conhece
jacpacman ? ja viu essa jaca, podeser?

#24 09/11/2007 19:00:57

rafaelcdb
Membro
Website

Vc esta rodando o yaourt como root?
se nao digite su no terminal, depois tua senha de root e proceda como explicado

Rafael C. de B. - Blog

#25 09/11/2007 20:26:55

psychokill3r
Membro

bom eu fiz assim ,dando uma olhada no forum axei como instalar o yaourt pelo pacman é só colocar esse repositorio no /etc/pacman.conf
[archlinuxfr]
Include = /etc/pacman.d/archlinuxfr
depois
#vi /etc/pacman.d/archlinuxfr
,,,e colocar isso lah dentro
Server = http://repo.archlinux.fr/i686
dai pacman -Syu , e pacman -Sv yaourt
detalhe ele instala uma dep e pede para utiliza o sudo $sudo yaourt <pacote>  ,n root tndo q arrumar o sudoers
até ai tudo ok porem ainda assim ele dah erro ao intalar $sudo  yaourt system-tools-backends
==> Starting build()...
./PKGBUILD: line 24: patch: command not found
==> ERROR: Build Failed.  Aborting...
Error: Makepkg was unable to build system-tools-backends package.
qq é isso ele até instala outras coisas do aur e tudo so ess pacote n ???

Rodapé do site