Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 24/04/2019 15:18:53

app12
Membro

O que eu posso remover/modificar na minha instalação

Boa tarde, sou novo tanto aqui no forum quanto no Arch e gostaria de saber se alguem pode me ajudar, depois de apanhar muito eu finalmente consegui instalar o Arch aqui na minha maquina e até agora esta correndo tudo bem, como ja era usuario de outras versões do Linux eu ja tenho uma base, como existem INUMEROS tutoriais na internet de como instalar o Arch eu resolvi criar um que seja o mais simples possivel e instale apenas o basico pra ele ligar, vou postar abaixo os comandos que eu usei e gostaria que alguem pudesse dar algumas opiniões sobre ele e o que eu posso remover ou melhorar, aplicativos, fontes e coisas do tipo eu gosto de instalar depois que o sistema iniciou

Mais uma vez, quero deixar a instalação o mais simples possivel, instalar apenas o basico para o sistema funcionar corretamente e o resto deixar para depois

Primeira parte:

loadkeys br-abnt2
timedatectl set-ntp true
cfdisk
mkfs.fat -F32 /dev/sda1 (EFI)
mkfs.ext4 /dev/sda2 (/root)
mount /dev/sda2 /mnt
mkdir /mnt/boot
mount /dev/sda1 /mnt/boot
nano /etc/pacman.d/mirrorlist
pacstrap /mnt base base-devel
genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
arch-chroot /mnt
ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
hwclock --systohc
echo LANG=pt_BR.UTF-8 > /etc/locale.conf
echo KEYMAP=br-abnt2 > /etc/vconsole.conf
echo Archlinux > /etc/hostname
pacman -S networkmanager
systemctl enable NetworkManager
passwd
pacman -S grub efibootmgr
grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=grub
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

exit

umount -a
reboot

#2 24/04/2019 15:19:50

app12
Membro

Re: O que eu posso remover/modificar na minha instalação

Algumas observações e depois a segunda parte:

- Fiz ele com base na XFCE mas futuramente pretendo usar outras interfaces,
- A instalação dos drivers do video até hoje nao sei se estou fazendo certo, no caso eu uso o video onboard da Intel, aquela HD 4400
- Nao adicionei nenhuma loja da AUR pois nao consigo instalar corretamente

Segunda parte:

1. login with root and its password.
pacman -Syu
nano /etc/pacman.conf
- [multilib]
include = /etc/pacman.d/mirrorlist

pacman -S bash-completion

useradd -m -g users -G audio,video,network,wheel,storage -s /bin/bash (USER)
passwd (USER)
EDITOR=nano visudo
- %wheel ALL=(ALL) ALL
exit

Log back in with your personal account.
I will login with USER and its password.

sudo pacman -Syu

sudo pacman -S xorg-server xorg-apps xorg-xinit xterm
xf86-video-intel
sudo pacman -S lightdm
sudo pacman -S lightdm-gtk-greeter lightdm-gtk-greeter-settings
sudo systemctl enable lightdm.service

sudo pacman -S xfce4
sudo pacman -S xfce4-goodies

#3 24/04/2019 15:47:22

slackbeck
Membro

O Recomendável é seguir o tutorial padrão... Segui a instalação dele e foi muito tranquilo..
Talvez seja mais longo pois tem explicações sobre alguns comando e um pouco de resolução de problemas que possa ter a vir no caminho...
As vezes uma dica bem colocada, economiza muito tempo na vida do cara que está instalando..
E além do que, o tutorial, em inglês especialmente, sempre estará atualizado ( não que irão mudar muita coisa, mas...)
Você não deve seguir nenhum tutorial que está pela internet.. O seu está super enxuto! mas o que eu vejo por aí é que sempre adicionam uma ou outra coisa para ficar "melhor" e acaba dando problemas...

Legal sua iniciativa de fazer um Tutorial,  assim ficará mais fácil para você poder acessá-lo, caso precise dele de novo... Além do que, o tempo gasto para montar ele é um grande aprendizado!

Diria que você não precisa adicionar seu usuário ao grupo de audio e video... São grupos que que já não são mais necessários na maioria dos casos depois que o Arch começou a usar o "udev" para dar acesso a esses dispositivos...

E provavelmente nem para o wheel, também, por que se for começar a fazer manutenção no sistema, olhar logs e tal, é bom você fazer isso logado como root de qualquer forma...

Olha só:
(for example, the audio group will break fast user switching and allows applications to block software mixing).
https://wiki.archlinux.org/index.php/Users_and_groups

https://wiki.archlinux.org/index.php/In … gu%C3%AAs)

Uma sugestão, mas isso poderá complicar a sua vida ao invés de ajudar, é não instalar o lightdm que eu sei que é causa de muitos problemas lá na frente, sempre quebra aqui e lá, incompatibilidades etc etc... Você pode iniciar uma sessão do xfce4 depois de entrar na shell de log-in com o comando (de um script do xfce, inclusive..)

$ startxfce4 

Ou fazer um .xinitrc simples e legal, uma vez que você souber como funciona o xinit nunca mais vai precisar de gerenciador de log in, mesmo instalando várias DEs..

Abraço,

Última edição por slackbeck (24/04/2019 15:54:40)

#4 24/04/2019 16:18:49

app12
Membro

slackbeck escreveu:

O Recomendável é seguir o tutorial padrão... Segui a instalação dele e foi muito tranquilo..
Talvez seja mais longo pois tem explicações sobre alguns comando e um pouco de resolução de problemas que possa ter a vir no caminho...
As vezes uma dica bem colocada, economiza muito tempo na vida do cara que está instalando..
E além do que, o tutorial, em inglês especialmente, sempre estará atualizado ( não que irão mudar muita coisa, mas...)
Você não deve seguir nenhum tutorial que está pela internet.. O seu está super enxuto! mas o que eu vejo por aí é que sempre adicionam uma ou outra coisa para ficar "melhor" e acaba dando problemas...

Legal sua iniciativa de fazer um Tutorial,  assim ficará mais fácil para você poder acessá-lo, caso precise dele de novo... Além do que, o tempo gasto para montar ele é um grande aprendizado!

Diria que você não precisa adicionar seu usuário ao grupo de audio e video... São grupos que que já não são mais necessários na maioria dos casos depois que o Arch começou a usar o "udev" para dar acesso a esses dispositivos...

E provavelmente nem para o wheel, também, por que se for começar a fazer manutenção no sistema, olhar logs e tal, é bom você fazer isso logado como root de qualquer forma...

Olha só:
(for example, the audio group will break fast user switching and allows applications to block software mixing).
https://wiki.archlinux.org/index.php/Users_and_groups

https://wiki.archlinux.org/index.php/In … gu%C3%AAs)

Uma sugestão, mas isso poderá complicar a sua vida ao invés de ajudar, é não instalar o lightdm que eu sei que é causa de muitos problemas lá na frente, sempre quebra aqui e lá, incompatibilidades etc etc... Você pode iniciar uma sessão do xfce4 depois de entrar na shell de log-in com o comando (de um script do xfce, inclusive..)

$ startxfce4 

Ou fazer um .xinitrc simples e legal, uma vez que você souber como funciona o xinit nunca mais vai precisar de gerenciador de log in, mesmo instalando várias DEs..

Abraço,

Opa, vou dar uma olhada sobre essa sua sugestão sobre o Lightdm, como falei estou começando agora com o Arch e mesmo sendo usuario de outras versões do Linux sinto que tenho muito a aprender ainda, algumas outras coisas menores e mais simples como o mero PASSWD me ajudaram a procurar mais sobre como esse comando funciona e hoje eu aprendi a criar a propria senha de usuario sem depender de outras coisas, como sou um cara DIY e gosto de aprender sozinho isso esta sendo muito bom, espero daqui algum bom tempo fazer tudo de cabeça a instalação

Eu sou usuario desde o Winodws 98 e desde essa epoca eu ja sonhava em poder "criar" meu proprio sistema que seria desde a interface até os aplicativos que iriam ser instalads nele, o mais perto disso que consegui foi com o Nlite + Windows XP e sinto que só agora com o Arch eu finalmente consegui isso

Sobre os comandos e esse mini tutorial que criei foi como voce falou, no começo eu nao sabia nem quase como funcionava o CFDISK e graças a isso (e muita dor de cabeça) eu aprendi a usar ele

#5 24/04/2019 17:28:02

slackbeck
Membro

Legal, parabéns, está no caminho certo!
Fico muito feliz de ver o  empenho, para a nossa pequena comunidade do Arch e GNU no geral, vai ser muito bom!
Quero tentar criticar construtivamente, rs! Faça que nem o Torvalds, "Just For Fun"!

O LightDM é muito bom... Um dos melhores...

Uma dica para ficar para depois, então...
Chamar em uma shell de log in o " $ xinit " que é o comando basal para carregar o X ORG...

Pode criar ~/.xinitrc na sua pasta  para carregar  alguns programas legais na inicialização junto com o X.
É um script na verdade.
O último comando tem que ter exec antes dele, e os outros devem ser passados para o backgroud. Aqui eu uso o XFCE tb.

#!/bin/sh

userresources=$HOME/.Xresources
usermodmap=$HOME/.Xmodmap
sysresources=/etc/X11/xinit/.Xresources
sysmodmap=/etc/X11/xinit/.Xmodmap

# merge in defaults and keymaps
if [ -f $sysresources ]; then
	xrdb -merge $sysresources
fi

if [ -f $sysmodmap ]; then
	xmodmap $sysmodmap
fi

if [ -f "$userresources" ]; then
	xrdb -merge "$userresources"
fi

if [ -f "$usermodmap" ]; then
	xmodmap "$usermodmap"
fi

# start some nice programs
if [ -d /etc/X11/xinit/xinitrc.d ] ; then 
	for f in /etc/X11/xinit/xinitrc.d/?*.sh ; do
		[ -x "$f" ] && . "$f"
	done
	unset f
fi

# If your Window Manager needs to source .xprofile
# Make sure this is before the 'exec' command or it won't be sourced.
#[ -f /etc/xprofile ] && . /etc/xprofile
#[ -f ~/.xprofile ] && . ~/.xprofile

# gtk3
#export NO_AT_BRIDGE=1
export GTK_OVERLAY_SCROLLING=0
	# This will keep GTK scrollbars from autohidding
#From: https://github.com/AladW/dotfiles/blob/master/xinit/.xinitrc
#And: https://github.com/linuxmint/Cinnamon/issues/5306

# Load custom binding of keys for shortcuts
#xbindkeys

# Start Compton Compositor
#compton -b

# Start XFCE4 Environment
exec startxfce4

# Start Tim WM
#twm &
#xclock -geometry 50x50-1+1 &
#xterm -geometry 80x50+494+51 &
#xterm -geometry 80x20+494-0 &
#exec xterm -geometry 80x66+0+0 -name login

E também criar uma caixa de ASCII ART para fazer as vezes do LightDM, GDM etc.
Criar um arquivo em
/etc/issue

\e[H\e[2J
                                                              \e[1;30m| \e[34m\r \s
       \e[36;1m/\\\\                        \e[37m||      \e[36m| =                 \e[30m|
      \e[36m/  \\\\                       \e[37m||      \e[36m|                   \e[30m| \e[32m\t
     \e[1;36m/ \e[0;36m.. \e[1m\\\\   \e[37m//==\\\\\\ ||/= /==\\\\ ||/=\\\\  \e[36m| | |/\\\\ |  | \\\\ /  \e[30m| \e[32m\d
    \e[0;36m/ .  . \\\\ \e[37m||    || ||  ||     ||  ||  \e[36m| | |  | |  |   X   \e[1;30m|
   \e[0;36m/  .  .  \\\\ \e[37m\\\\\\==/| ||   \\\\==/ ||  ||  \e[36m| | |  |\  \\/|  / \\\\ \e[1;30m| \e[31m\U
  \e[0;36m/ ..    .. \\\\   \e[0;37mA simple, lightweight linux distribution.   \e[1;30m|
 \e[0;36m/_'        `_\\\\                                              \e[1;30m| \e[35m\l \e[0mon \e[1;33m\n
 \e[0m

Salve o novo arquivo e torne ele executável com

# chmod +x /etc/issue

Quando abrir um novo TTY com Ctrl+Alt+F2 ou F3... vai aparecer o logo.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Co … in_console
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=50845

Última edição por slackbeck (24/04/2019 19:56:52)

Rodapé do site