Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 29/03/2008 14:02:18

Diego Ferreira
Membro

Alguns comandos não mais disponíveis

Opa.. estou chegando agora na comunidade ArchLinux e estou curtindo muito.. vlw
Seguinte... estou com um probleminha incômodo aqui. Depois de instalar o Arch ontem na minha máquina, resolvi instalar alguns pacotes essenciais como o xorg, alsa, e gnome.. está tudo rodando quase perfeito. Depois da instalação desses pacotes alguns comandos não estão funcionando. Percebi isso quando fui montar minha partição ntfs no outro hd para jogar algumas coisas lah e talz..
para rodar o mount.ntfs-3g tive que digitar o caminho completo /sbin/mount.ntfs-3g e assim com uma grande gama de comandos.
alguem poderia me dizer o que aconteceu?
ps: o meu .bashrc está ok e estas coisas acontece mesmo eu logado como root:

alias ls='ls --color=auto'
PS1='[\[email protected]\h \W]\$ '

grupos atuais no sistema: retorno do comando groups

root bin daemon sys adm disk wheel log

usuários atuais no sistema: retorno do comando users

root root

#2 29/03/2008 15:07:11

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Re: Alguns comandos não mais disponíveis

Cara, primeiramente vc deveria criar criar um novo usuário, e não usar o root como um usúário comum.
Para criar um usuário basta digitar no terminal, como root: adduser

Depois de criar seu usuário, adiciona ele nos seguintes grupos com o seguinte comando: gpasswd -a seu usuário audio,video,games,storage,optical,wheel

Para verificar a questão do mount.ntfs-3g, verificar se no arquivo profile (/etc/profile), o PATH se encontra como abaixo:
PATH="/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:/sbin:/usr/sbin:/usr/X11R6/bin

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#3 31/03/2008 09:28:37

Diego Ferreira
Membro

phillipe deu certo aqui. Alguma coisa que eu fiz tinha renomeado/modificado o arquivo profile para profile.bash e ele não possuia a linha PATH. Como eu tinha acabado de montar uma outra máquina aqui com Arch tb, copiei o arquivo profile para minha máquina.
Quanto ao outro usuário, eu sempre crio mas é que ainda estava fazendo ajustes no sistema só "consigo" como root. Mas agora já tá criado e funcionando.
Obrigado

#4 31/03/2008 14:01:26

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Se conseguiu resolver seu problema, edite o nome do seu TOPICO e adicione: [Resolvido] ao nome. Obrigado.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

Rodapé do site