Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 29/09/2006 23:34:43

cezar
Membro

kernel panic

Olá  a todos. Bem hoje cedo fiz uma atualização bem demorada #pacman -Syu e nao dei muita atenção para o que estava sendo atualizado, sempre confiante no pacman. Não sei o que houve que agora quando tentei iniciar o sistema, deu kernel panic: not syncing:VFS:unable to mount root FS on unknown block (0,0). Será que dá para usar o cd de instalação para iniciar o sistema e tentar restaurar tudo com um pacman -Syu de novo? Muito obrigado pela atenção. Cezar

#2 30/09/2006 09:41:35

led_zeppelin
Membro
De: Criciúma/SC

Re: kernel panic

Isso normalmente ocorre quando você faz uma atualização de kernel e esquece de habilitar o suporte ao sistema de arquivos que teu sistema utiliza. Tipo, se usa EXT3 tem que obrigatoriamente habilitar suporte a ela.

Se o que você estava atualizando era o kernel, acho que vai ter que recompilar, ou utilizar o antigo. Recomendo acessar o sistema via LiveCD ou algo do gênero, montar  a partição /boot do HD e procurar pela imagem antiga do kernel. Se ainda tiver lá, basta configurar o Lilo pra chamar ela, e não a atualizada.

Caso a imagem tenha sumido, acho que será necessário baixar um kernel e recompilar.

Eu não tenho praticamente nada de experiência com Arch, mas é o que eu faria em qualquer outro sistema! Até porque você não tem mais acesso a ele...

Falou.

#3 30/09/2006 11:17:23

Fighting Falcon
Membro

Olá  a todos. Bem hoje cedo fiz uma atualização bem demorada #pacman -Syu e nao dei muita atenção para o que estava sendo atualizado, sempre confiante no pacman. Não sei o que houve que agora quando tentei iniciar o sistema, deu kernel panic: not syncing:VFS:unable to mount root FS on unknown block (0,0). Será que dá para usar o cd de instalação para iniciar o sistema e tentar restaurar tudo com um pacman -Syu de novo? Muito obrigado pela atenção. Cezar

Aconteceu por aqui também... mas é simples de resolver.

A partir de outra distro que você tenha no HD ou mesmo por um Live CD, monte a partição onde seu Arch está instalado e edite o arquivo /boot/grub/menu.lst. Na linha em que houver

initrd /boot/initrd26.img

substitua para

initrd /boot/kernel26.img

#4 30/09/2006 13:56:45

cezar
Membro

Resolvido. Sanei o problema editando  a chamada para o Arch no Grub, tendo introduzido a seguinte modificação, como orientado pelo Hugo (vide Planeta): inirtd /boot/kernel26-fallback.img Agradeço a todas as dicas também aqui do forum. E , para as proximas atualizações, ficu a lição, realmente Linux tem que combinar com total atenção...:-)))...Cezar

#5 26/02/2007 01:03:05

hugo.marbez
Membro
De: São Paulo, SP

Galera, depois de alguns probleminhas com reparticionamento da NTFS, tive o mesmo problema depois do "pacman -Syu". Iniciei o Arch com o Rescue Disk, abri o lilo e mudei o initrd do mesmo jeito, inclusive tentei o "kernel26-fallback.img".
     Depois do reboot eu tive outro problema: continua dando a msg de "kernel panic" mas dessa vez ele diz q se eu estiver usando um Intel Chipset  que eu devo colocar "earlymodules=piix" na linha de comando do kernel.
:shock:  :shock:  :shock:
     Onde fica a linha de comando do kernel?? É um arquivo como o "lilo.conf" ou um utilitário do próprio Linux?? Será que eu terei que recompilar o kernel?
     Galera, estou começando mas já me aventurei em recompilar o kernel no Debian (não deu muito certo mas blz...rsrsrs). roll

#6 11/03/2007 00:17:13

FabioArch
Membro

cara tou na mesma situação que vc aparece a mesma msg.... smile e tbm uso chipset intel..... tou tentando axar uma solução

#7 11/03/2007 14:06:59

FabioArch
Membro

Pronto problema resolvidoooo.... caso alguem tenha o mesmo problema do nosso amigo aquiii de cimaa big_smile vai a solução pelo menos aqui funcionouuu big_smile adicional essa linha no lilo

append="earlymodules=piix"

pronto resolvidoo.... 
e usar o kernel26-fallback.img
big_smile[/quote]

#8 11/03/2007 14:27:48

hugo.marbez
Membro
De: São Paulo, SP

NAUMMMM ACREDITO!!!!!!!!!!!!! yikes yikes yikes
Deu certo!!!! big_smile
Valewwww Fabio!!!!!!