Você não está autenticado.
Devido a quantidade de spam e a ineficácia de integração do Google Captcha com o fluxbb, o registro de novos usuários foi desativado. Caso queira se registrar, por favor, entrar contato pelo e-mail: forum at archlinux-br.org
Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal. Para mais informações: contato at archlinux-br.org.
Bem, já vi que vários usuários estão passando a conhecer e utilizar mais e mais o Arch. Mas muitos dos iniciantes no mundo Linux que vão utilizar o Arch não ficam com ele por muito tempo, as vezes pelo simples motivo dele não possuir uma interface gráfica bonita na inicialização do sistema. Mas se for por esse motivo, podem permanecer no Arch, pois há solução e bem simples.
Vamos lá!!!
[OBS: Com a instalação do splashy, ele também instala novos arquivos de incialização do sistema, portanto verifiquem se o seu rc.conf (/etc/rc.conf) e inittab (/etc/inittab) estarão devidamente configurados após a instalação, mas antes de qualquer operação, façam backup desses arquivos antes de instalar o splashy!!!]
Primeiramente devemos adicionar o seguinte repositório ao final da configuração do pacman:
(repositório novo e atualizado)
[chakra-playground]
Server = http://mikko.iskrembilen.com/chakra-playground/i686
OBS: O Repositório está OFF
Para adicionar o repositório acima, basta fazer o seguinte em um terminal, como root:
# vi /etc/pacman.conf
(Utilizei o editor vi, mas esteja livre para utilizar o editor de textos que preferir)
O comando acima mostrará algo como, (lembre-se que o meu arquivo se encontra assim, mas o seu pode estar diferente):
_______________________________________________________________________________________________________________________
#
# /etc/pacman.conf
#
# See the pacman manpage for option directives
#
# GENERAL OPTIONS
#
[options]
# The following paths are commented out with their default values listed.
# If you wish to use different paths, uncomment and update the paths.
#RootDir = /
#DBPath = /var/lib/pacman/
#CacheDir = /var/cache/pacman/pkg/
#LogFile = /var/log/pacman.log
HoldPkg = pacman glibc
#XferCommand = /usr/bin/wget --passive-ftp -c -O %o %u
#
# REPOSITORIES
# - can be defined here or included from another file
# - pacman will search repositories in the order defined here
# - local/custom mirrors can be added here or in separate files
# - repositories listed first will take precedence when packages
# have identical names, regardless of version number
#
# Repository entries are of the format:
# [repo-name]
# Server = ServerName
# Include = IncludePath
#
# The header [repo-name] is crucial - it must be present and
# uncommented to enable the repo.
#
[core]
Server=http://archlinux.c3sl.ufpr.br/core/os/i686
# Add your preferred servers here, they will be used first
[extra]
Server=http://archlinux.c3sl.ufpr.br/extra/os/i686
[community]
Server=http://archlinux.c3sl.ufpr.br/community/os/i686
#[testing]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
#[unstable]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist
# An example of a custom package repository. See the pacman manpage for
# tips on creating your own repositories.
#[custom]
#Server = file:///home/custompkgs
[kdemod]
Server = http://kdemod.ath.cx/repo/current/i686
[chakra-playground]
Server = http://mikko.iskrembilen.com/chakra-playground/i686
Ou ainda poderá utilizar o PKGBUILD disponibilizado no AUR, http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=10211, para versões mais atualizadas do pacotes.
- Baixe o PKGBUILD do link acima;
- Crie uma pasta chamada "SPLASHY" (Sem aspas) e salve o arquivo nela;
- Entre na pasta e abra um terminal dentro dessa pasta, ou abra um terminal e faça:
$ cd ~/SPLASHY
- Quando entrar na pasta, execute o seguinte comando:
$ makepkg -sci
- Verifique as dependências necessárias para o pacote, pois a mais algumas depências que devem ser baixadas do AUR.
- O comando acima criará um pacote do SPLASHY para o Arch. Depois que o processo estiver pronto, basta executar:
# pacman -U nome_do_pacote.pkg.tar.gz
E teremos o SPLASHY perfeitamente instalado em nosso sistema.
Então vamos colocar a mão na massa... Ou melhor, vamos colocar a mão no teclado!!!
Adicione a linha abaixo no final do arquivo rc.conf:
# vi /etc/rc.conf
Depois é só adicionar:
SPLASH="splashy"
Outra configuração que devemos efetuar é no arquivo mkinitcpio.conf:
# vi /etc/mkinitcpio.conf
No final do arquivo encontramos a sessão HOOKS, ao final desta sessão devemos adicionar o comando “splashy” (Sem aspas).
Fica tipo assim, (lembrando que essa é a configuração do meu micro, a sua pode ser diferente):
HOOKS="base udev autodetect pata scsi sata usbinput keymap filesystems splashy"
Adicionado o comando, devemos aplicar essa nova configuração no Kernel:
# mkinitcpio -p kernel26
O terceiro passo é editar o arquivo menu.lst referente ao grub:
# vi /boot/grub/menu.lst
title Arch Linux
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/sda1 ro vga=795 splash quiet
initrd /boot/kernel26.img
Coloque vga=791,793,794, ou qualquer outro valor que acharem melhor, splash e quiet, conforme está a configuração acima.
Só para finalizar, para quem desejar uma GUI, Interface Gráfica, para escolher o tema de sua preferência, basta localizar no AUR um dos seguintes pacotes:
gsplashy: Gui GTK.
qsplashy-arch-svn: QT Gui.
Mas para quem não deseja fazer isso de forma gráfica, também pode fazer pelo Terminal (como root):
Primeiro entre na pasta onde se encontram os temas para o splashy:
# cd /etc/splashy/themes
Depois verifique qual dos temas que deseja definir e faça o seguinte comando:
# splashy_config --set-theme nome_da_pasta_do_tema (darch-white-43 por exemplo).
E para testar se o tema foi aplicado corretamente, faça:
# splashy test (Pressione ESC para finalizar o teste).
Uma observação muito importante é que sempre que alterarem o tema do splashy, terão que atualizar a configuração do kernel:
# mkinitcpio -p kernel26
Terminadas as configurações, vamos ao que interessa. Vamos verificar se deu tudo certo.
Reinicie o seu sistema e verifique se o SPLASHY está funcionando corretamente.
Para maiores informações sobre a configuração do programa, visitem o link abaixo:
http://wiki.archlinux.org/index.php/Splashy
É isso pessoal!!
Grande abraço, espero que gostem e até a próxima!!!
Última edição por phillipe (24/05/2009 14:35:06)
"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)
coloca no wiki depois, cara. ;]
Linux User #458857
Com certeza Lampih!!!
Estava só esperando o pessoal dar opiniões pra ver se ficou legal ou não!!!
Mas no caso eu atualizaria o tópico já existente no Wiki ou acrescentaria em uma nova sessão tipo Instalação e Configuração?!
Última edição por phillipe (10/06/2008 12:28:05)
Cuidado pra não copiarem pro VivaoLinux e dizer que foi "ele" (o "copiao") que criou!
Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!
Não esquenta leoarcher...
Já fiz isso, antes de colocar o tópico aqui eu criei primeiro no VOL, mas como lá demora um pouco pra eles postarem os artigos então decidi colocar aqui no Fórum primeiro!!!
Rsrsrs!!! "o copião", essa foi boa!!!
Sim, é útil...
Vejam na parte do pacman tem uns artigos que criei, e vejam no vivaolinux, o cara literalmente deu um ctrl+c e ctrl+v FODEROSO e ainda disse que foi ele que criou! É uma pena! uhauhauhauhauhau
No Brasil, nada se cria, tudo se copia! Até o famoso eu!noel, fez isso... AUHAUAHUAHUAHUAH OMFG!
Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!
Boa dica, lembrando que o boot ficará no máximo 10 segundos mais lerdo.
Pior que se bobear copiam mesmo.
Não sei heldersr, acho que isso é um tanto relativo pois, quando fiquei sabendo pela primeira vez do splashy imaginei logo no desempenho, por isso fiz primeiro um teste de quanto tempo meu micro demorava para dar boot antes de instalar o splashy... Demorou 10 segundos no geral, dese a tela da bios.... Depois fiz um teste com o splashy instalado e configurado..... Foram os mesmos 10 segundo!!!
Talvez alguém possa ter problema com uma pequena perda de desempenho, mas como eu falei, isso é muito relativo.....
Coloquei uma notícia no nosso site linkando para esta dica. Parabéns, phillipe.
http://hdoria.archlinux-br.org
Se minha resposta o ajudou a solucionar seu problema, por favor, adicione "[resolvido]" ao título do tópico. Isso ajudará e facilitará a vida das outras pessoas. :-)
ótimo !
parabéns! ;DDDD~
Qual a graça de deixar tudo em modo gráfico e não ver as falhas do sistema durante a boot?
Odiei....Quer modo gráfico usa Ubuntu.
Anarchy mode: ON
Anarchy! For advanced Users.
Templario, acho que não podemos pensar bem assim... Também me amarro no modo texto... Mas imagina só um iniciante no Linux, entrando logo de cara no ArchLinux, ele vai ver a tela de boot e vai se perguntar: " Por que e o que é esse monte de letra passando???"..... Para o iniciante, tenho certeza que o modo texto do boot não será útil de forma alguma, pelo menos não até ele entender o que são aqueles "montes de letras"...
Não digo que isso seria só para iniciantes, pra quem já conhece o Arch, acho também muito interessante ter um sistema com a aparência amigável!!!
Se achar que seu sistema está diferente na inicialização, tá demorando muito, ou algo do tipo.... é simples.... Basta retirar o splashy no grub e verificar o que está acontecendo.... Não acho que seja necessário ficar olhando toda vez o que seu sistema está iniciando ou não.....
Mas cada um com suas opiniões e eu respeito a sua cara!!!
Templario, acho que não podemos pensar bem assim... Também me amarro no modo texto... Mas imagina só um iniciante no Linux, entrando logo de cara no ArchLinux, ele vai ver a tela de boot e vai se perguntar: " Por que e o que é esse monte de letra passando???"..... Para o iniciante, tenho certeza que o modo texto do boot não será útil de forma alguma, pelo menos não até ele entender o que são aqueles "montes de letras"...
Não digo que isso seria só para iniciantes, pra quem já conhece o Arch, acho também muito interessante ter um sistema com a aparência amigável!!!
Na minha opinião isso não é coisa de iniciante, é apenas uma perfumaria, quem gosta gosta, quem não gosta não gosta. Eu deixo o boot em modo texto, pois no Arch ele é muito bonito, vai dizer que não? Em outras distros é branco no preto, sem nenhuma formatação, se o Arch fosse assim eu colocaria boot gráfico.
E parabéns pelo tutorial, está ótimo.
Eu acho interessante...e indiferente de ser iniciante sou não... É questão de gosto..como disse o Schaffer...
Eu acho legal ter uma interface mais amigável..bem porque minha máquia também é usada por outras pessoas...irmão, namorada..etc..
Mas é apenas gosto..nada que interfira na máquina em si. ;]
Na minha opinião isso não é coisa de iniciante, é apenas uma perfumaria, quem gosta gosta, quem não gosta não gosta. Eu deixo o boot em modo texto, pois no Arch ele é muito bonito, vai dizer que não? Em outras distros é branco no preto, sem nenhuma formatação, se o Arch fosse assim eu colocaria boot gráfico.
E parabéns pelo tutorial, está ótimo.
Vale Schaffer!!!
Concordo plenamente que o boot em modo texto do Arch é 10...
E claro que realmente não é somente coisa de iniciante, só dei um exemplo..... Por que aqui em casa também uso com boot gráfico e um desktop bem configurado, pois não sou somente eu que utilizo o computador.... Tem minha mãe, pai, irmã........ Assim como o Kalib!
Com certeza..assim eu torno o ambiente agradável para mim..e para quem também o utiliza...isso evite que minha namorada por exemplo incline o pescoço pro lado se perguntando o que diabos é aquilo tudo... hauhauha
Com certeza..assim eu torno o ambiente agradável para mim..e para quem também o utiliza...isso evite que minha namorada por exemplo incline o pescoço pro lado se perguntando o que diabos é aquilo tudo... hauhauha
Rsrsrsrsrsrsrsrsr!!!!!
Foi exatamente isso que minha irmã falou quando um certo dia eu tinha instalado o Arch do zero...... Ela quase tem um ataque pensando que tinha estragado tudo e que o computador tava cheio de vírus!!! Heeeeeeee!!!!
Última edição por phillipe (13/06/2008 12:19:10)
Cara... Como prega o próprio Overlord da Distro o Aaron, "Arch is not for noob!"
Então quem quer usar coisa amigável, procura outra Distro.
Anarchy! For advanced Users.