Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 27/04/2009 09:59:20

theframed
Membro

problemas com hwd

acabei de instalar o arch o xorg e etc...

instalei o hwd, rodei hwd -u...

ta tudo ok no sistema, mas qd rodo hwd -x ou -xa ele me retorna a msg q não encontrou o Xserver, não encontrei respostas pra isso ainda, se alguem puder me ajudar fico grato...

#2 27/04/2009 11:08:26

alexspe
Membro

Re: problemas com hwd

o hwd 5.4 nao suporta o novo xserver
instala o 5.5

#3 27/04/2009 11:28:28

theframed
Membro

mas então... eu acabei de fazer a instalação e peguei os pacotes atualizados nos repositorios, acredito q seja o mais atual... vou verificar daki a pouco...

#4 27/04/2009 11:40:50

alexspe
Membro

não é
mas aqui tem o PKGBUILD pra vc construir o pacote do 5.5
http://user-contributions.org/projects/hwd/hwd.html

#5 27/04/2009 12:25:17

theframed
Membro

ou seja... não tem o hwd 5.5 no repositórios?

eu esperava mais do arch... afinal não estou afim de sair procurando maneiras de instalar um pacote, falta de consideração dos desenvolvedores colocarem o X mais atual e não colocar um hwd compátivel...

#6 27/04/2009 13:52:17

alexspe
Membro

tb achei isso uma m....
deve ter um bom motivo para ainda nao terem atualizado

#7 27/04/2009 13:57:42

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

theframed escreveu:

ou seja... não tem o hwd 5.5 no repositórios?

eu esperava mais do arch... afinal não estou afim de sair procurando maneiras de instalar um pacote, falta de consideração dos desenvolvedores colocarem o X mais atual e não colocar um hwd compátivel...

Calma, calma..

Os desenvolvedores não tem essa obrigação. Isso é um 'trabalho' VOLUNTÁRIO.. tenha certeza que vão suportar o hwd para o novo xorg, basta ter um pouco de paciência e esperar.

[]

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#8 27/04/2009 14:18:51

theframed
Membro

apesar de ser um "trabalho voluntario" teria sim q ser obrigatorio a atualizacao do hwd, ou nao atualizar o xorg de imediato...

mas enfim, nao eh tao alarmante isso, existem outras maneiras de configurar o X... espero que em breve entre no repositorio...

fora isso o X ta uma porcaria para configurar... ainda nao consegui configurar meu teclado...

#9 27/04/2009 15:05:13

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Nunca fui chato qui no fórum, mas desta vez eu vou ser....

Sinceramente, ao pessoal que anda falando que: "O Arch ta uma merda....", "O Arch não presta...", "O Arch só tem problemas...", "O X não sobre....", "Não consigo configurar o X...", "Não consigo configurar meu teclado...", e daí vai.... Eu gostaria de saber uma cosia: VOCÊS JÁ LERAM ALGUMA VEZ UM CHANGELOG DE ALGUM APLICATIVO??? VOCÊS SABEM O DURO QUE OS DESENVOLVEDORES DÃO SÓ PRA GENTE TER ESSE SISTEMA RÁPIDO E ATUALIZADO???

PORQUE NÃO PASSAM A UTILIZAR ALGO COMO UBUNTU?! TALVEZ NÃO TENHAM PROBLEMAS....

Poxa, para para pensar, não é fácil manter uma distro e mesmo com todos os esforços dos kras, ainda assim vem gente vir falar merda.....

Os desenvolvedores não são obrigados a porcaria nenhuma.... Eles simplesmente podem deixar o projeto e pronto.... E aí? Quem vai falar besteira ainda?

Se o Xorg tá dando problema, paciência que com certeza logo logo sairá uma atualização de correções.... Se querem ajudar a solucionar o problema mais rápido, reportem aos DEVs os problemas que estão ocorrendo ao invés de ficar só reclamando....

theframed escreveu:

... fora isso o X ta uma porcaria para configurar... ainda nao consegui configurar meu teclado...

Paro pra perguntar: "Você já viu que o xorg não é mais responsável por configurar teclado, mouse ou qualquer outro dispositivo de entrada???? "

O HAL é o responsável por isso e não mais o XORG, ( A não ser que você realmente queira que o xorg faça esse papel ), portanto antes de reclamar, que tal dar uma pesquisada no fórum sobre o assunto... Te garanto que vc encontrará a resposta.....

Desculpe meu desabafo, mas é que tem certas coisas que realmente é duro de ler ou ouvir.....

Última edição por phillipe (27/04/2009 15:07:40)

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#10 27/04/2009 15:15:53

YacK
Membro
De: São Luis - Maranhao
Website

Nao ponho nem tiro nada do que o phillipe falou.
falou tudo.
Ao invés de reclamar vamos reportar os bugs para os DEV's pra ajudar a resolver
e antes de tudo pesquisar um pouco.

15735gc4.png

#11 27/04/2009 15:29:13

Archmed
Membro

Eu instalei o hwd 5.5 que funciona no xorg 1.6 e quando uso o : hwd -x ou hwd -xa e dou um startx entra no gnome, mas o teclado e mouse nao funcionam. A unica forma de funcionar e sem usar hwd ou X -configure, so instalar o X e pronto nao fazer nada ai entra direiito. Outro problema e que so consigo entrar no X como root, ja adicionei meu usuario ao grupio video, mas mesmo assim nao consigo entrar. Algume poderia me ajudar? Nao sei mais o que fazer e gostei muito do estilo so Arch e nao queria deixar de usar ele nao. To usando ele em um Acer Aspire com video x3100.

p.s: estou usando um livecd ai o teclado esta todo desconfigurado =P.

#12 27/04/2009 17:44:11

hamilton
Membro
De: Ribeirão Preto/SP

Archmed escreveu:

Eu instalei o hwd 5.5 que funciona no xorg 1.6 e quando uso o : hwd -x ou hwd -xa e dou um startx entra no gnome, mas o teclado e mouse nao funcionam. A unica forma de funcionar e sem usar hwd ou X -configure, so instalar o X e pronto nao fazer nada ai entra direiito. Outro problema e que so consigo entrar no X como root, ja adicionei meu usuario ao grupio video, mas mesmo assim nao consigo entrar. Algume poderia me ajudar? Nao sei mais o que fazer e gostei muito do estilo so Arch e nao queria deixar de usar ele nao. To usando ele em um Acer Aspire com video x3100.

Habilitou o HAL no rc.conf?

http://wiki.archlinux.org/index.php/Xorg

#13 27/04/2009 22:16:36

RickDiamond
Banido

phillipe escreveu:

Eu ri.

Engraçado é que o Arch não é pra noob, e o que mais se vê aqui são perguntas e reclamações noobs. Está parecendo o Fórum do Ubuntu.

Última edição por RickDiamond (27/04/2009 22:22:38)

#14 28/04/2009 01:39:38

corvolino
Admin
Website

Olha o blog do hdoria, la tem um pos-instalação que funciona! ;D

Se comecarem a trocar ofensas, vão ser banidos.

#15 28/04/2009 14:09:15

920608
Membro

RickDiamond escreveu:
phillipe escreveu:

Eu ri.

Engraçado é que o Arch não é pra noob, e o que mais se vê aqui são perguntas e reclamações noobs. Está parecendo o Fórum do Ubuntu.

Pra mim , o Arch PODE ser pra noob também .

#16 28/04/2009 14:25:22

theframed
Membro

o pós instalação que o hugo fez não resolve mais nada, digamos que está um pouco desafasado em relação a versão atual...

agora sobre o X ele está ruim sim, afinal quando você atualiza o sistema não aparece nenhuma mensagem falando pra vc ler o log de atualização, pode parecer que isso é ser noob mas a verdade é que uma simples atualização pode tirar a funcionalidade do seu pc, ou seja, se vão atualizar a distro que seja de uma forma que continue funcional e não que de uma falha, afinal quando você aprende a configurar de uma forma deseja-se que seja sempre assim... mas em relação a isso eu procurei e achei como configurar de outra forma sem usar o hwd, antes mesmo de postar aqui, aqui eu postei a duvida sobre o hwd não encontrar o X...

se acham que sou noob ok, opinião de vocês, opinião que não faz diferença pra mim tanto que não irei usar o ubuntu como recomendado...

[]'s

#17 28/04/2009 19:32:54

Lyceuhns
Membro

corvolino escreveu:

Olha o blog do hdoria, la tem um pos-instalação que funciona! ;D

Na primeira vez que instalei eu acompanhei alguns passos e de fato ajudou. big_smile
Mas concordo que hoje está um pouco obsoleto. sad

Bem, vou postar algumas "dicas" minhas, bem, eu uso e funciona então é dica. big_smile

Ter bom senso do tempo em que os pacotes ficam no cache, no mínimo eu uso um mês, pois assim se um dia uma atualização sacanear seu sistema, você vai lá no cache e da um downgrade pra versão anterior daquele pacote, eu tô usando o GNOME-Terminal agora, mas as últimas atualizações foram infelizes, eu tinha os pacotes antigos no cache, instalei a anti-penúltima versão e voltou, adicionei ao IgnorePkg e hoje espero por uma nova atualização. big_smile

Ter bom senso do tempo de atualizar, as vezes os desenvolvedores dos aplicativos ou mesmo do Arch lançam uma atualização "precipitada" e relançam a atualização no outro dia, essas atualizações "precipitadas" podem ser inofensivas e apenas custarem uns megas a mais, ou podem ser chatas e decisivas e custarem várias horas suas na resolução de um problema "natural". Recentemente fiz atualização e veio as de algumas libs, no outro dia atualizei de novo e tava lá as bandidas de novo (ex: libxrender 0.9.4-2), quem sabe como é o formato dos nomes dos pacotes do arch, sabe que isso seria uma segunda versão do pacote. Algo que seria evitado se a atualização fosse feita semanalmente, para aqueles mais vidrados em atualizações críticas, podem acompanhar os changelogs dos aplicativos a serem atualizados e atualizar apenas os que achar importante.

Ah e sim, reportar bugs é muito importante. smile

Ah e geralmente quando uma atualização gera problema ou é necessário uma intervenção do usuário, o Pacman avisa, quando não, ou tá no site ou esqueceram de colocar no pacote o aviso e no site. big_smile

Acho que é isso. o/

#18 28/04/2009 19:44:18

Archmed
Membro

hamilton escreveu:
Archmed escreveu:

Habilitou o HAL no rc.conf?

http://wiki.archlinux.org/index.php/Xorg

Já habilitei o HAL e várias outras coisas e nada funciona. Antes eu não conseguia usar o compiz e a tela ficava piscando sempre, mas depois de muito procurar consegui configurar tudo direitinho. O único problema que ainda continua é não conseguir logar como usuário comum. Alguém sabe o que fazer?

Bom, vou explicar aqui: quando eu tento logar como usuário comum usando o comando "startx", a tela fica toda preta como se fosse iniciar, mas do nada ela volta para o console. Já li o log do X e não apresenta nenhum erro, não sei mais o que fazer.

#19 29/04/2009 15:42:27

hamilton
Membro
De: Ribeirão Preto/SP

#20 29/04/2009 17:03:41

corvolino
Admin
Website

desculpa Lyceuhns. =p

Ja tem um topic aqui sobre o hwd que ta um pouco adiantado, olhem la..

Rodapé do site