Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 08/05/2009 13:28:35

tiago.dornelas
Membro
De: Bauru / SP

[resolvido] Preciso de ajuda com Itautec w7635 + Arch Linux

Galera... Estou tentando instalar o Arch no meu notebook Itautec w7635 já fazem alguns dias, mas não estou conseguindo configurar o ambiente gráfico.

Usei por muito tempo, nesse mesmo notebook o ubuntu, e agora resolvi passar para uma distribuição mais séria, e escolho o Arch.
Usei o Arch por quase 6 meses em uma Máquina Virtual (VMWare) e quando me senti seguro para migrar, resolvi instalar na máquina.

Segui o tutorial de instalação no site oficial do Arch, como havia feito para instalar na VM.
Instalei o core, configurei a rede, instalei o Alsa... E até aqui, tudo foi uma beleza...

Ai, comecei a instalação do ambeinte grafico, e foi onde meus problemas começaram.
Instalei o libgl, Mesa, xorg e o driver da minha placa de vídeo (openchrome), que é uma "Via Chrome9 H". (já vi em milhoes de foruns a galera reclamando dessa placa, e até apresentando algumas soluções, mas para outras distribuições... até tentei algumas dicas de outras distros, mas nenhuma funcionou).

Executei "Xorg - configure", Segui os passos para acertar o arquivo (tudo pelo mannual de instalação no site do Arch, ele reconheceu e colocou no .conf a placa de video certa) e na hora de testar com Xorg -config <nome_do_arquivo> a tela fica preta e não acontece mais nada... Eu preciso reiniciar o note pelo power.

Já rodei diversos foruns, já pesquisei bastante, mas nada do que encontrei resolveu o meu problema.
Por isso, peço a ajuda da comunidade Arch, pq não quero voltar pra um "Debian Like".

Última edição por tiago.dornelas (14/05/2009 01:18:12)

#2 08/05/2009 16:05:00

hamilton
Membro
De: Ribeirão Preto/SP

Re: [resolvido] Preciso de ajuda com Itautec w7635 + Arch Linux

Só uma pergunta, o hal tá habilitado? Estou perguntando isso porque você falou que só delsiga pelo power

Última edição por hamilton (08/05/2009 16:05:34)

#3 08/05/2009 17:28:35

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Não precisa de xorg para subir o X, basta você utilizar o hal.

#pacman -S hal

Coloco o hal no seu DAEMONS.

#nano /etc/rc.conf

Na parte de daemons coloque o hal
depois basta digitar:

gpasswd -a USER hal

e tente subir o X

[]

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#4 08/05/2009 17:44:54

hamilton
Membro

Acho que adicionar o usuário no grupo hal só é necessário se você quiser montagem automática de dispositivos, não é? Por que aqui meu user não tá nesse grupo e o X sobe sem problemas.

#5 09/05/2009 04:17:03

RickDiamond
Banido

No Xorg 1.6, duas coisas mudaram: 1) O Control+Alt+Backspace, que fecha forçadamente o X, é desativado por padrão, e; 2) O X, sem nada rodando, parece estar travado, mas pode não estar.

Copie o arquivo gerado pelo Xorg -configure para /etc/X11 (com o nome de xorg.conf, obviamente) e, em vez de rodar o X sozinho, rode o

xinit

Se tudo der certo, ele vai abrir o xterm (uma caixa branca no canto superior esquerdo da tela), aí você vai poder mexer o mouse, teclar e etc. Se quiser ativar o Control+Alt+Backspace, adicione isso ao xorg.conf:

Section "ServerFlags"
    Option "DontZap" "False"
EndSection

Amplexos.

Última edição por RickDiamond (09/05/2009 04:17:45)

#6 09/05/2009 13:45:13

tiago.dornelas
Membro

RickDiamond escreveu:

No Xorg 1.6, duas coisas mudaram: 1) O Control+Alt+Backspace, que fecha forçadamente o X, é desativado por padrão, e; 2) O X, sem nada rodando, parece estar travado, mas pode não estar.

Copie o arquivo gerado pelo Xorg -configure para /etc/X11 (com o nome de xorg.conf, obviamente) e, em vez de rodar o X sozinho, rode o

xinit

Se tudo der certo, ele vai abrir o xterm (uma caixa branca no canto superior esquerdo da tela), aí você vai poder mexer o mouse, teclar e etc. Se quiser ativar o Control+Alt+Backspace, adicione isso ao xorg.conf:

Section "ServerFlags"
    Option "DontZap" "False"
EndSection

Amplexos.

RickDiamond, muito obrigado pela ajuda... Consegui voltar ao terminal com Ctrl+Alt+BackSpace com essa sua dica... valeu...
Ainda continuo com o problema, mas pelo menos agora não preciso dar boot frio todas as vezes.
Eu vou formatar novamente a minha partição Linux e aplicar as dicas do hamilton e do corvolino sobre o hal e essa sua dica sobre fechar o X... Fiz um teste dessa maneira em uma VMWare e deu tudo certo... Claro que ainda posso ter problemas com a minha OpenChrome, mas não vou desistir do Arch tão fácil assim... hehehe

Valeu pelo apoio da comunidade.
Assim que formatar e fazer os ultimos testes eu volto aqui e coloco resolvido no tópico (não vou colocar agora pq ainda posso ter problemas com o driver da placa de video)

#7 10/05/2009 00:49:02

corvolino
Admin
Website

hamilton, fez uma instalação recentemente? Por que eu fiz e meu user  não tava no hal e não subia (;

#8 10/05/2009 22:07:13

hamilton
Membro

corvolino escreveu:

hamilton, fez uma instalação recentemente? Por que eu fiz e meu user  não tava no hal e não subia (;

Eu reinstalei assim que saiu o 2009.02 pra usar o ext4 desde o começo smile

bash-3.2# cat /etc/group | grep hal
optical::93:hal,hamilton
floppy:x:94:hal
storage:x:95:hal,hamilton
hal:x:82:

Estranho não? Será que tem algo a ver com o desktop? Aqui uso openbox

Última edição por hamilton (10/05/2009 22:10:03)

#9 11/05/2009 00:15:04

corvolino
Admin
Website

Vo olhar aqui no desktop se meu user ta no grupo do hal x]

#10 12/05/2009 11:18:50

tiago.dornelas
Membro

Bom, como havia dito que faria, formatei a partição e instalei o Arch linux novamente.
Fiz exatamente os mesmos procedimentos que deram certo duas vezes na VMware e cheguei ao mesmo problema anterior: teclado e mouse não funcionam no KDE.

Dei uma verificada no Xorg.0.log e descobri que o problema era um tal de:

AllowEmptyInput

Com isso ativo desabilitava o meu teclado e o meu mouse.

Então adicionei no xorg.conf, na seção ServerFlags, o seguinte:

Option "AllowEmptyInput" "false"

Depois disso, no Xorg.0.log, aparece que o X não encontrou o driver kdb e nem o driver mouse.
Tentei trocar o driver do teclado por keyboard e deu o mesmo problema, não acha o driver.

Então, sem motivo lógico ou explicação, eu resolvi apagar o arquivo de log Xorg.0.log (foi proposital, mas até agora não entendi o pq eu fiz isso... hahaha) e agora o meu X até cria o arquivo Xorg.0.log, mas cria vazio (0 kb)

Portanto, estou agora com dois problemas:
1. Teclado e mouse continua não funcionando na tela de login do KDE (não acha os drivers kdb, keyboard e mouse);
2. O X não escreve mais nada no arquivo de configuração.

Se o pessoal puder me ajudar com isso, agradeço muito... Ainda quero usar o Arch, gostei muita da filosofia dele!

#11 12/05/2009 12:10:00

hamilton
Membro

Como você tá configurando o mouse e o teclado, pelo xorg.conf ou tá usando o hal?

#12 12/05/2009 12:59:50

tiago.dornelas
Membro

Hamilton, eu estou configurando pelo xorg.conf.

Tentei carregar o KDE sem o xorg.conf, só com o hal rodando... e acontece o mesmo erro: teclado e mouse são desabilitados... Culpa do AllowEmptyInput.

Mas, o que mais me preocupa agora é o Xorg.0.log que sempre fica vazio... Sem ele, eu não sei nem o que está dando erro mais... sad

#13 12/05/2009 14:05:03

hamilton
Membro

Aqui a função AllowEmptyInput está habilitada e tudo funciona perfeitamente. Acredito que seja porque eu uso o hal porque aparece essa mensagem no log

bash-3.2# cat /var/log/Xorg.0.log | grep Allow
        If no devices become available, reconfigure HAL or disable AllowEmptyInput.
(WW) AllowEmptyInput is on, devices using drivers 'kbd', 'mouse' or 'vmmouse' will be disabled.

Dá uma olhada como é que estão as permissões do arquivo de log e depois tenta reinstalar o xorg e xorg-utils pra ver se resolve o problema.

bash-3.2# ls -al /var/log/Xorg.0.log
-rw-r--r-- 1 root root 22429 Mai 11 12:07 /var/log/Xorg.0.log

Você adicionou as regras do teclado e mouse no /etc/hal/fdi/policy quando usou o hal?

Edit

Mais uma coisa, você instalou o synaptics?

Última edição por hamilton (12/05/2009 17:03:08)

#14 13/05/2009 01:10:23

corvolino
Admin
Website

Quando instalo o hal, tu adiciono o usuario ao grupo dele? Tu coloco no daemons?

[]

#15 14/05/2009 01:17:06

tiago.dornelas
Membro

Sim, adicionei o meu usuario no grupo do daemons sim, e tbm fiz o arquivo do policies.
De tudo que eu li em varios foruns, o problema e mesmo a minha placa de video.

Ai, tentei com o driver vesa e consegui algum progresso. Mas continuava com o problema do teclado e mouse.

Foi entao que um amigo me indicou instalar o Chakra, que eh um live-cd do Arch.
Instalei e ficou perfeito... instalou inicialmente com o driver de video VESA, mas totalmente funcional e com resolucao normal do meu monitor (1280x800).

Algora falta apenas alguns pequenos ajustes (teclado abnt2 e rede wireless)... Isso eu procuro aqui no wiki e resolvo facil, mas ja estou bastante satisfeito com o Arch pelo pouco que usei...

Tendo o Arch + yaourt instalado na maquina, nao preciso de muito mais pra ser feliz!!! hehehe

#16 14/05/2009 12:49:14

hamilton
Membro

Rodapé do site