Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 06/10/2008 23:54:53

cezar
Membro

qual a tendência do Arch com relação ao xorg.conf? Com ou sem ele?

Olá a todos. Recentemente constatei a falta do xorg.conf no /etc/X11. Estou udando o Arch64. Tudo resolvido com a instalação do driver nvidia. Mas a ausência do xorg.conf, segundo o artigo abaixo, pode não impedir o X de subir.
Coloco o link abaixo contendo artigo que achei interessante sobre a evolução do Linux e o xorg.conf e pergunto, qual a tendência no Arch?

http://lonelyspooky.com/2008/10/04/xorg … s-de-voce/

#2 07/10/2008 21:20:19

Memphyx
Membro
De: Jandira/SP
Website

Re: qual a tendência do Arch com relação ao xorg.conf? Com ou sem ele?

Não precisamos, mais precisamos!

Em meu caso, principalmente no trampo, por causa de um VGA Onboard ViaUnichrome, além de instalar o módulo openchrome, só consegui subir o X, após criar o xorg.conf e entrar com umas configurações manuais.

Pra drivers "vesa", e se não me engano, "nv", e até "nvidia", não está precisando mesmo não!... mais pelo simples legado, eu ainda o mantenho, pois, não tem me incomodado em nada no meu micro de casa!

Mais já que foi tocado no assunto, vou fazer uns testes sem ele big_smile

#3 07/10/2008 22:52:44

thotypous
Membro

O Arch já vem com essa versão nova do X com hotplug de dispositivos e HAL integrado há cerca de uns 2 meses.

Acho muito legal isso de a pessoa poder deixar o sistema sem o xorg.conf e o X detectar as coisas, e poder colocar o xorg.conf se der algum problema ou se quiser fazer algo à moda antiga.

#4 08/10/2008 00:09:45

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

thotypous escreveu:

O Arch já vem com essa versão nova do X com hotplug de dispositivos e HAL integrado há cerca de uns 2 meses.

Acho muito legal isso de a pessoa poder deixar o sistema sem o xorg.conf e o X detectar as coisas, e poder colocar o xorg.conf se der algum problema ou se quiser fazer algo à moda antiga.

Tem bem mais tempo... Desde a ultima atualização de versão do xorg.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#5 08/10/2008 14:32:31

Memphyx
Membro
De: Jandira/SP
Website

Bom... por uma simples desvantagem de monitor de 15", sem o xorg.conf, ele carrega a 1280x1024 e não puxou a resolução nativa de meu monitor (1024x768), não mostrando a imagem. Mais funciona muito bem (com um de 17", por exemplo), em monitores com resoluções maiores!

#6 18/05/2009 00:48:24

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Memphyx escreveu:

Bom... por uma simples desvantagem de monitor de 15", sem o xorg.conf, ele carrega a 1280x1024 e não puxou a resolução nativa de meu monitor (1024x768), não mostrando a imagem. Mais funciona muito bem (com um de 17", por exemplo), em monitores com resoluções maiores!

Pois aqui me ocorreu o contrário. Não tenho o xorg.conf, e estava tudo bem quando simplesmente iniciei o X e a resolução estava alterada para 800x600. Dei o comando xrandr, e retornou que a maior resolução disponível era 800x600, sendo que anteriormente estava rodando 1024x768 normalmente. Ainda não consegui resolver.

Edit: Resolvi de forma simples, que tem a ver com o tópico. Pra começar, reinstalei os drivers de vídeo, e em seguida criei um xorg bem básico, que comanda somente a resolução do vídeo, já que do resto o hal tá cuidando muito bem.
Creio que em breve o xorg deixe de ser necessário, e seja cada vez menos importante, mas a possibilidade de utilizá-lo ainda vai continuar por um tempo.

Última edição por Danilo Vilas Boas (24/05/2009 12:40:56)

Archeando...

Rodapé do site