Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 12/11/2010 09:36:27

Onife
Membro

Ambiente de desenvolvimento em Python + Qt

Estou muito interessado em começar a desenvolver em Python e Qt. Programo bem pouco em python, praticamente scripts, e me interessei no que a Nokia fez com o Qt e quero instalá-lo para começar a trabalhar com ele.

Acontece que não quero o ambiente inteiro que a nokia oferece, o SDK Qt. Quero algo simples e minimalista assim como é o Arch Linux. Andei pesquisando e lendo algumas coisas e muitas das bibliotecas e programas não encontrei no Arch e algumas até estão com nomes diferentes. Não é a primeira vez que acontece isso, então estou apreensivo já que vim de uma grande distro(openSUSE) e me acostumei de instalar tantas bibliotecas e programas de desenvolvimentos e devs para os ambientes de desenvolvimento que me sinto perdido no Arch Linux.

Já instalei algumas coisas como: Python (e derivados, pyqt... etc), Qt, QtCreator, QtDesigner, Phono, Sip, Qt-assistant-compat, e mais algumas coisas. Costumava usar o Eric que é uma boa IDE, mas sempre achava ele meio pesadinho. Já usei Eclipse a alguma tempo, isso é anos, muitos anos atrás, e na época ele ainda era ruim de se usar, mas ultimamente vejo muitos elogios dele e o Qt Creator tem compatibilidade com ele assim como com o Eric.

Ainda falta o banco de dados que pretendo utilizar o PostgreeSQL, e quem sabe o SQLite também.

Minha dúvida é, com issso consigo começar a desenvolver, tem alguma outra ferramenta necessária, biblioteca ou coisa do tipo? Porque senti dificuldade em encontra-las nos repositórios.

Obs: Antes que comentem, poderia muito bem utilizar o SDK da Nokia e facilitaria tudo, mas não me sinto bem em ter de instalar o ambiente num diretório qualquer, separado do resto do sistema. Isso parece meio jeito windows de agir. Sem dizer que depois tem de exportar o Path, que não é um bicho papão nem nada, mas sei lá. Só quero começar a estudar a linguagem, quem sabe mais pra frente posso até utilizar o SDK deles.

Última edição por Onife (12/11/2010 09:40:46)

#2 12/11/2010 10:17:52

danilo21
Membro
De: Rio de Janeiro, Rio de janeiro

Re: Ambiente de desenvolvimento em Python + Qt

você só precisa do QT, do python(lembrando que agora o python é o 3, a versão 2 é o pacote python2), de um bom editor de textos e do seu SGDB favorito, além do PyQt é claro, há também o PySide, escolha um.
O Qt creator é muito bom, mas suporta apenas C++ até onde sei. Use o qt designer para gerar interfaces e programe em python onde preferir. Como não sei python não posso ajudar muito, mas acho que você só precisa disso. Boa sorte!
Pretendo "brincar" com QT(mas com C++) futuramente, parece ser algo interessante e creio que você não vai se arrepender.

Desenvolvedor de Software e Estudante de Ciência da Computação na PUC Rio desde 2012

#3 12/11/2010 14:05:30

robsonpeixoto
Membro
De: Jequié, Bahia, Brasil
Website

Me falaram que o PyQT suporta QML. Dá uma pesquisada aí !!!!

Twitter @rrspba
Blog http://blog.robsonpeixoto.com

7.1.2 – Ao sanar sua dúvida, edite o tópico e adicione a sintaxe '[RESOLVIDO]'.

#4 13/11/2010 00:05:08

Onife
Membro

Se for assim tenho tudo instalado então...

Ainda não comecei aa mexer por falta de tempo. Li por aí que o QtCreator de alguma forma, que não sei especificamente como, tem suporte para outra linguagens além de C++, tais como Python, PHP e Ruby. Isso eu li em algum lugar quando estive pesquisando, disseram que tem algo na documentação, mas ainda não tive tempo de ver com meus olhos.

Sobre o C++, até dá para me dedicar nele, mas tenho muito pouco de prática com ele, só conceito mesmo. Mas se me dedicar e tiver alguma ajuda de alguma alma bondosa até posso usar ele. Teria muitas vantagens sobre python, a desvantagem no caso é a programação em si xD

Sobre o QML também vi sobre isso... vou me aprofundar.

Rodapé do site