Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 21/11/2007 04:55:13

Don Rock
Membro

Dúvida sobre o Arch e funcionamento básico.

Sou um Linux user voltando a ativa (depois de um longo período, até mesmo sem internet, enfim...) Gostaria de obter algumas informações básicas sobre o sistema, pois algumas das minhas dúvidas não consegui ou não encontrei o local correto de tais informações.

Nunca fui muito fã de distros que me dessem tudo pronto, tendo isso em vista, as distros que mais achei interessante foram: Gentoo, Slackware e Debian. Meu maior problema com o Gentoo é o tempo que levaria para obter um sistema totalmente funcional, porém adorei o portage e o método usado na instalação, isso é muito bom, pois você realmente entendo o que está sendo feito. Sempre falam de sua velocidade de trabalho, já que todo o sistema é compilado de acordo com seu hardware, claro que há o ganho de performace, porém, no meu caso, não achei essa diferença assim tão absurda.
Já, o Slackware, me atrai muito, diversos fatores, porém não me agrada o fator relacionado às dependências, sei que existem algumas alternativas relacionadas a isso. Mas, se for assim, ficaria então com o Debian.

Pelo que percebi, o Arch, funciona como se fosse os "três estilos" das distros citadas acima, em uma única distro. Porém com pacotes binários. Instalação bem ao estilo de Gentoo, porém com um sistema de atualização/gerenciamento de pacotes/dependências muito eficiente?

Se for mais ou menos isso, creio que achei o que procurava.

Abraços e fiquem em paz.

#2 21/11/2007 08:11:02

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Re: Dúvida sobre o Arch e funcionamento básico.

Sim é muito eficiente, e você pode escolher entre utilizar os binários ou compilar seus pacotes (você tem essa liberdade) e além do mais, pode escolher o tipo de dependência que você quer na hora de compilar seu binários (escolhendo baixar o binário ou compilar a dep).

Se você quiser compilar toda a distribuição para sua arquitetura (o que eu acho desnecessário, já que vem compilado pra i686 dando eficiência e performance) você pode.

Pra dar uma visão ampla pra galera que começa ou fica curiosa sobre o Arch, eu digo que é o equilibrio do que tem de bom no Gentoo e no Slackware.

Se você olhar no fórum tem um tópico mostrando, que o Arch dentre as distros existentes hoje, é a que se encaixa mais dentre as que se assemelham ao estilo BSD init script.

Isso deve ter esclarecido algo pra você! Mas o lance é testar as distribuições até você encontrar a que vai te atender! Ouvir coisas maravilhosas sobre a distrbuição pode até levar você a ela, mas nem tudo são maravilhas, posso não ter problema com ela, mas você pode... ou ao contrário.

Por isso é melhor testar e ter sua opinião sobre cada distribuição.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#3 21/11/2007 09:04:10

hdoria
Membro
Website

O gerenciamento de pacotes do Arch é feito pelo pacman e é *muito bom*. Várias distribuições  estão usando o pacman.

O Arch, em termos de estrutura, é bem parecido com slackware. Porém ele possui diversos recursos mais legais. Ele também é tão poderoso quanto o gentoo.

Recomendo você dar uma olhada aqui:

http://hdoria.archlinux-br.org/blog/200 … para-i686/

Abraços.

http://hdoria.archlinux-br.org

Se minha resposta o ajudou a solucionar seu problema, por favor, adicione "[resolvido]" ao título do tópico. Isso ajudará e facilitará a vida das outras pessoas. :-)

#4 22/11/2007 00:07:41

Don Rock
Membro

Leo, já cansei de testar distros, por esse motivo queria algo mais customizável pelo próprio usuário, e não pelo sistema. Das que citei, já testei todas (além de muitas outras mais "comuns"). E estava quase instalando novamente uma das que citei (Slackware), porém, "ouvi" falar do Arch e comecei a obter informações.

O post do seu blog Hugo, era exatamente o que eu procurava big_smile.

Em breve irei instalá-la e veremos o que irei achar.

Obrigado à vocês pelas informações.

Abraços e fiquem em paz.

#5 26/11/2007 05:06:52

Don Rock
Membro

Bom, testei. Realmente gostei muito, porém não tive tempo de testar por muito tempo, pois:

Na 1ª instalação que fiz, ocorreu tudo ok, a não ser pelo fato de, na inicialização, ela apresentar uma informação de bad block (Busy). Como tenho dois HD's aqui, aproveitei e fiz um low level format, mesmo com a distro que estava aqui não apresentar esse bad block. Instalei novamente, apresentou o mesmo erro! Passei o MHDD para ela verificar os bad blocks, porém após uns bons minutos (250GB demora um pouco) o scan feito não me apresentou nenhum bad block, ou algum problema com esse HD. Mais uma instalação, nessa eu já tive alguns problemas, além de, novamente apresentar o erro do bad block: Lynx: Erro de barramento, e o outro foi com relação ao ldconfig: Truncated (Não me lembro quais arquivos estavam com esse erro, porém algo parecido com libcrypto).

Espero poder voltar a usá-la novamente, dessa vez, em definitivo. Só não posso fazer isso agora pois, meu outro HD deu a impressão de estar "pifando" (será a 3ª troca, somente uns 2 meses de uso). E por esse motivo, instalei o Ubuntu rapidamente, somente pra eu fazer backup dos meus arquivos, pois como ele já monta "automaticamente" o Windows (demorou algumas reinicializações para poder ter acesso, mas por sorte não perdi nenhum arquivo), ficou bem mais fácil fazer os backups.

Abração e fiquem em paz.

#6 26/11/2007 09:28:59

leoarcher
Admin
Website

Amigo, qual iso você está usando???

Se você poder esperar alguns dias, vai sair uma nova iso do arch com correções de bugs e algumas melhoras no instalador (espero que saia essa semana). Assim pode ser melhor...

Pelo que eu vi você está com problemas na instalação com um hd com partição NTFS, não é? Se realmente se confirmar, o instalador tinha um bug quando a partições ntfs (na iso 2007.08, que foi corrigido na 2007.08.2).

Vai sair a 2007.11 (ou será 2007.12 ?), espera um tempinho para instalar.

Quanto a testar as distros, falei em especial em testar o Arch, pq só ouvir falar, acaba gerando uma espectativa grande e você pode não gostar da distro. wink Como aconteceu comigo em relação ao debian!

Sei que é irritante algumas vezes, mas é o mais correto a se fazer!

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#7 26/11/2007 11:50:30

Don Rock
Membro

Então Leo, eu estou usando a versão  2007.08.2 (Don't Panic). Com o MD5 verificado e ok, depois gravado em 4x. Não me parece ser problema com a iso.

Sobre as partições/HD's, no HD que estava instalando o Arch, não têm partição NTFS, somente FAT32, antes estava assim: HD Master: uma partição>ntfs / HD Slave: três partições>swap,ext3 e fat32 (essa de ext3, nas diferentes instalações, eu troquei para reiserfs, mas...mesmo erro em relação ao bad block).

Nesse momento, estou com os HD's trocados, pois o que deu problema foi o que estava como master, e o que apresentou bad block no arch é o outro. Terei que deixar assim até efetuar a troca do HD. Após isso, farei tudo novamente, com mais tranquilidade.

Abração e fiquem em paz.

#8 08/01/2008 10:26:04

RickMura
Membro
De: S.B.Campo-SP
Website

Aproveitando o tópico...

Saudações, sou Slack-user, li algumas coisas sobre o Arch e me parece muito bacana, principalmente com relação a dependências.
Tenho algumas dúvidas as quais não achei resposta:
1-Ja vem com KDE ? Qual versão ?
2-Qual versão atual do kernel vem nesta distro ?
3-Ja vem codecs de audio e video ? (é ja usei ubuntu tb hehehe)
4-As atualizações são difíceis de se fazer ?
5-Usa Lilo ou Grub ?

Abraço,
RickMura

Editado:
Puts, desculpa não vi a data do post anterior ressussitei sem querer.

Última edição por RickMura (08/01/2008 10:30:27)

#9 08/01/2008 14:05:54

leoarcher
Admin
Website

1- KDE 3.5.8 (ou é 3.5.7, não lembro pois sou usuário gnome);
2- 2.6.23.12
3- Só vem o sistema básico, para ter um sistema funcional, a partir dai você que instala as coisas;
4- As atualizações e instalações são feitas pelo pacman... Atualizar: pacman -Syu
5- Arch não tem nada "padrão" ou oficial quanto a isso... os 2 são disponibilizados na instalação ai você quem escolhe qual você prefere!

asa_tempo.jpg

#10 08/01/2008 14:10:45

RickMura
Membro
Website

Opa vlw cara, to baixando aqui, o iso tem 158mb pequeno pacas.

#11 08/01/2008 14:47:46

rodney
Visitante

Oi pessoal ... espero ser bem vindo aqui na comunidade ...

#12 08/01/2008 15:17:32

RickMura
Membro
Website

leoarcher escreveu:

1- KDE 3.5.8 (ou é 3.5.7, não lembro pois sou usuário gnome);
2- 2.6.23.12
3- Só vem o sistema básico, para ter um sistema funcional, a partir dai você que instala as coisas;
4- As atualizações e instalações são feitas pelo pacman... Atualizar: pacman -Syu
5- Arch não tem nada "padrão" ou oficial quanto a isso... os 2 são disponibilizados na instalação ai você quem escolhe qual você prefere!

@Leo,

Só por curiosidade, será que consigo instalar o KDE 4 nele?
Acho que ta na versão rc2, fiz um teste uma vez no Kubuntu, mas nem consegui usar tava bugando d+. Era Alpha 1 na epoca.

@Rodney, sou novo tb, mas bem vindo aí.

Última edição por RickMura (08/01/2008 15:21:58)

#13 08/01/2008 20:03:51

cecampos
Membro
De: Itajai/SC
Website

pra quem gosta do KDE algo muito interessante do arch eh o kdemod: http://kdemod.ath.cx ate mesmo eu, gnome-user por decadas rendi-me a ele wink quanto ao kde 4, nao ha impedimentos para sua instalacao

Carlos Eduardo Campos Silva
cecampos @ irc.freenode.net
#archlinux-br
http://carloscampos.org

#14 09/01/2008 01:35:38

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

rodney escreveu:

Oi pessoal ... espero ser bem vindo aqui na comunidade ...

Seja bem vindo! x)

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#15 09/01/2008 16:25:31

RickMura
Membro
Website

cecampos escreveu:

pra quem gosta do KDE algo muito interessante do arch eh o kdemod: http://kdemod.ath.cx ate mesmo eu, gnome-user por decadas rendi-me a ele wink quanto ao kde 4, nao ha impedimentos para sua instalacao

@cecampos,
Como devo proceder para instalar o KDE4? Pois eu instalei o arch mas não achei nada de X nele, nem o X11 nem nada, to meio perdido, uso o pacman ?

#16 09/01/2008 16:40:02

cecampos
Membro
Website

por padrao o arch nao vem com X mesmo, vc devera baixa-lo pelo pacman

# pacman -S xorg

depois disso vc podera instalar o KDE4... ou qualquer outro ambiente

#archlinux-br

#17 09/01/2008 16:46:53

RickMura
Membro
Website

Hmmm, tendi, depois uso o mesmo comando? tipo pacman -S KDE4 ?

#18 09/01/2008 18:48:21

cecampos
Membro
Website

nao sei se te afirmar se ha algum repositorio ja com o kde4, ate mesmo pq nao me interessei pelo assunto... mas caso nao haja vc pode tranquilamente instalar atraves do source smile

#archlinux-br

#19 09/01/2008 19:26:28

even
Membro
De: Salvador
Website

Recomendo ler o wiki sobre install e post-install. Ou o blog do hdoria.

Rodapé do site