Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 12/04/2011 13:33:43

Rsrocha
Membro
De: Júlio de Castilhos, RS

Sem o X após atualização.

Caros amigos, após a atualização (Pacman -Syu) de hoje 12/04, ao reiniciar fiquei sem o ambiente gráfico, para constar foi recebida uma atualização do nvidia-173xx e nvidia-173xx-utils. (Placa NVIDIA Geforce FX 5200 - Funcional no Arch desde outubro de 2010 e após várias atualizações)

As mensagens de erro ao tentar subir o X são as seguintes:

This server has a video driver ABI version of 10.0 that is not supported by this NVIDIA driver. Please check http://nvidia.com for drivers updates or downgrade to an X server with a supported driver ABI.

(EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.

Fatal sever error:
No screens found

Desconheço este driver ABI que não é suportado pelo driver da Nvidia, e se for para fazer o upgrade ou downgrade, como fazê-lo no Arch?

Os outros logs estão OK (=), não sei de quais screens o server não encontrou ou não pôde usar???

Será que é possível usar o driver genérico VESA no lugar do Nvidia, até encontrar a solução? E como instalar o Vesa? Só alterando o xorg.conf?

"Pior do que a ignorância, é a ilusão do auto conhecimento."

#2 12/04/2011 15:53:16

Rsrocha
Membro

Re: Sem o X após atualização.

Solução temporária - Driver Nouveau
Não fica 100%, pois aparecem alguns "lags" na tela, com uma certa instabilidade no vídeo, mas deve ser por alguma configuração que eu ainda não fiz. Por acaso alguém saberia me dizer como deveria ficar o xorg.conf, uma vez que eu excluí os drivers da Nvidia?

#3 12/04/2011 18:55:33

djskolman
Membro

Como eu faço pra mudar para o driver Nouveau?

#4 12/04/2011 22:11:19

jere2001
Membro
De: Brasil

Pela mãe do guarda, esse driver Nouveau é uma bela porcaria, não tem a resolução do meu monitor 1440x900, a imagem está horrível, será que não existe forma de fazer um Downgrade para a versão antiga do Xserver???

Não dá prá acreditar que liberaram uma atualização do X para a comunidade sem termos drivers de vídeo disponíveis, to injuriado, muito fulo mesmo!

Tenho uma outra solução para esse problema (para os que o driver Nouveau não atende a contento), se você não limpou o cache do Pacman a uns 2 meses vai dar certo.

Entre no diretório /var/cache/pacman/pkg e execute o seguinte comando:

sudo pacman -U xorg-server-1.9.4.901-1-i686.pkg.tar.xz xorg-server-common-1.9.4.901-1-i686.pkg.tar.xz xf86-input-evdev-2.6.0-2-i686.pkg.tar.xz xf86-input-keyboard-1.6.0-1-i686.pkg.tar.xz xf86-input-mouse-1.7.0-1-i686.pkg.tar.xz 

Ele irá reclamar de conflitos com algumas dependências mais novas, é só desinstalar o que aparecer e meter o pau. Aqui em casa resolvi assim...

Última edição por jere2001 (12/04/2011 22:43:29)

#5 13/04/2011 01:16:13

Rsrocha
Membro

Caro amigo djskolman, segue este link para a instalação, e fiz os procedimentos até o dmesg, a parte de kms não foi preciso.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Nouveau

Quanto aos "lags" eu sanei colocando o nouveau no xorg.conf, e por ora estou tentando que este inicialize com a resolução 1024x768 ao invés de 800x600, vou alterar o xorg.conf para ver se surte o efeito desejado.

A título, de informação, os efeitos (No KDE) estão funcionando normalmente e notei que com um desempenho muito satisfatório, não sendo diferente do driver da Nvidia.
O problema por enquanto é a necessidade de alterar a resolução da tela na inicialização do sistema.

#6 16/04/2011 19:03:10

jere2001
Membro
De: Brasil

Colega Rsrocha, para acertar a resolução na tela de inicialização você precisará executar a parte de KMS... Só fazendo isso a resolução da tela inicial ficou adequada.

Rodapé do site