Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 03/09/2010 17:07:18

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Apresentação - Por que você gosta de programação?

Olá a todos.

O intuito deste tópico é que as pessoas troquem mensagens e descubram alguém que tenha um gosto parecido quando o assunto é programação. Fique à vontade e até a próxima.

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#2 03/09/2010 19:44:46

countercraft
Membro
De: Aracaju, SE

Re: Apresentação - Por que você gosta de programação?

Legal a ideia smile... Enfim, vou inaugurar o tópico big_smile

Eu comecei a programar quando fiz um curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas no CEFET-SE (atual IFS).  Mas lá eles ensinavam Pascal e Delphi sad
Aí procurando outras coisas, encontrei o Linux e Python, e até hoje continuo neles hehe
Hoje em dia trabalho com Web e Java, infelizmente, mas na faculdade tento ao máximo usar Python, e faço meus programinhas nela, é a linguagem à qual dedico a maior parte do meu tempo.

Eu sou apaixonado por programação... acho fascinante a possibilidade de transformar uma ideia em "realidade", fazer a máquina trabalhar para mim da forma que eu quero, essas coisas big_smile
Uma coisa que estou buscando é auxiliar em algum projeto opensource, usando Python, ou então C++/Qt... sou doido pra fazer um patch pro KDE tongue

É isso, não sou de falar muito, sou bastante tímido hehe, então vamos ver o que vcs falam pra gente conversar mais big_smile

Abraços.

#3 03/09/2010 20:23:23

danilo21
Membro
De: Rio de Janeiro, Rio de janeiro

Bom, eu tenho 16 anos,faço curso técnico em Informática(2 °ano) na ETPC(Escola Técnica Pandiá Calógeras), em Volta Redonda. Na escola aprendo Java, JSP,javascript e SQL(infelizmente, a escola usa MS SQL Server, estou usando o Postgre em casa, a JDBC ajuda nessas horas). Aprendi a programar em C e  em C++ em casa, e sou apaixonado pelas duas linguagens, gosto de assembly, embora esteja sofrendo um pouco para aprender direito. Uso linux desde 2008 e Arch desde 2009.

Gosto de programar por que me sinto bem programando, a sensação de desafio que a programação me proporciona e o jeito de pensar, onde eu crio formas de resolver problemas ao invés de resolver problemas usando formas,faz com que eu me divirta bastante.

Gostaria muito de aprender sobre QT, X11, OpenGL e as bibliotecas do Enlightenment(EFL),  que parecem muito promissoras, embora instáveis. Quando tiver conhecimento para isso, gostaria de ajudar no desenvolvimento do Kernel, do X e do Enlightenment
Abraços

Última edição por danilo21 (03/09/2010 20:27:29)

Desenvolvedor de Software e Estudante de Ciência da Computação na PUC Rio desde 2012

#4 04/09/2010 06:31:27

Delon
Membro
De: São Leopoldo, RS

...!

Sou Desenhista Projetista (utilizo Solidworks e Inventor). Única programação que sei (ISO, Heidenhain), é relacionada às  máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado).
Adoro informática. Até já prestei vestibular pra Ciências da Computação...passei, mas, por forças maiores não pude fazer.

Hoje em dia, "meio que desencanei" dessa idéia. Pretendo fazer Engenharia Mecânica. Mais por estar na área mesmo (o que não quer dizer que não goste).

Mas, se fosse possível, pra mim, eu faria Ciências. E tentaria me focar em desenvolvimento de games, mas, na parte de programação mesmo. Embora eu também goste, e muito, da parte gráfica.

E, por mais que eu trabalhe com programas específicos pra Windows, em casa não os utilizo (só tenho o Arch instalado). Sendo assim, qualquer hora, que tiver mais disponibilidade, pretendo dar umas "fuçadas" em Python.

É mais ou menos isso.

Abraços e boa sorte nos planos de carreira pra vocês!

-| Notebook Lenovo Z400 ideapad Touch| i7-3520M | GeForce GT 635M | 8GB DDR3 1600MHz | HD 1TB 5400 RPM |-
-| Antergos | Arch |-

#5 13/09/2010 13:23:30

Duca
Membro

Olá, eu sou de Jundiaí - SP, mas faço engenharia física na ufscar (são carlos).

Aprendi formalmente a programar em fortran 90 e em matlab, mas dentre as duas eu prefiro fortran. Programo em python, c (pra microcontroladores) e c++ pois estudei sozinho elas. Em python eu fiz um gerenciamento de clusters pra um projeto grande em ensino de química que por forças políticas ainda não deslanchou. Em fortran eu trabalho num programa de simulação molecular (fortran 2003) e uso o python pra fazer uma interface mais amigável e pra fazer os trechos de análise gráfica. Em C eu estou fazendo um metrônomo eletromecânico que espero fique muito legal (detonei um hd e removi os magnetos)

Me sinto muito feliz programando, dá pra fazer coisas absurdas. Minha vontade é montar um tux droid pra mim (sem a parte cosmética - talvez eu use um wall-e que minha namorada está construindo pra mim), já tenho tudo pensado só que falta tempo e $tempo hahaha. Nas férias de fim de ano pretendo sujar as mãos com isso e terminar de automatizar uma fresinha que tenho em casa.

#6 13/09/2010 13:46:54

washingtonBCS
Membro
De: Belém

Fala rapaziada vou falar um pouco da minha historia no linux e programação big_smile

Sou fascinado por computadores desde os meus 8 anos, hoje tenho 21, mais minha vida com programação começou  por influência de um amigo meu quando tinha 14 anos, o cara era muito foda, mais era do lado negro da força big_smile (carding e outras coisas rs), aprendi muitas coisas legais com ele, até ele ir em cana hehehehehe, depois disso continuei meio parado programando pois aqui na minha cidade não tem nada descente para fazer uma formação (fora as faculdades), conheci o linux em 2002 lendo coisas na internet sobre vírus, desde então sempre fico me informando sobre ele, mais nunca pude usar direto porque tenho apenas um PC na minha casa para dividir com 5 pessoas, HD pequeno sad e coisa e tal.
E só esse ano conseguir colocar internet na minha casa, porque nem discada tinha sad e linux sem internet é complicado!,
comecei a programar em C depois passei para Java SE depois para Java ME e a pouco tempo resolvi aprender PHP e MySQL e creio que não vou mais parar (pq tá me rendendo uma graninha), e assim que eu tiver um tempo vou da uma olhada em Python que parece que é muito parecido com C e PHP.

E para finalizar estou quase conseguindo converte toda minha família a usar o linux como SO padrão big_smile já com seguir 3 de 5 to quase lá! big_smile
fiquem na paz!

Usando Arch LInux i686 32bit
Placa mãe: Foxconn G31MXP, Video: Intel G31/G33, Memoria: 4GB 800Mhz, Procesador: Intel Core 2 Duo E7500 2.93GHz

#7 15/09/2010 10:14:49

willianholtz
Membro
De: Três Barras - SC

eu programo em SQL server + delphi.. acho muito legal fazer sistemas, ainda mais quando você veê o resultado final... ano que vem espero começar a desenvolver em java ou VB!

#8 15/09/2010 12:05:30

lokidarkeden
Membro
De: Aracati
Website

Salve galera, programo em java, python, e web ( html , css ,js ) e geralmente com Mysql.
Conheço um pouco de shell script, mas só o sulficiente pra automatizar algumas tarefas,
geralmente quando preciso de algo mais complexo faço em python.

Quanto ao porque de gostar de programar.... é simples, é brincar de deus, é poder criar. xD

Administrador de Redes
Usuários Linux #470599

www.leandrocosta.pro.br

#9 15/09/2010 12:29:15

estevao
Admin
De: Dublin, Irlanda

Eu programo em Python e bash, e para web eu uso Django. Só isso já dá muito pano pra manga rsrs.

Programação é muito gostoso, tem momentos chatos mas quando você vê a coisa pronta é uma satisfação imensa, é um verdadeiro vício smile

Falando sobre como eu aprendi: fiz segundo grau técnico em informática e me formei em 2001. Lá aprendi pascal, delphi, VB, e C. Fiz dois anos de sistemas de informação e lá vi mais do mesmo (na minha opinião), daí acabei optando por mudar de curso (Comércio Exterior), mas nunca deixei de trabalhar na área. O objetivo agora é fazer uma pós em engenharia de software, algo mais específico.

Por favor coloque [RESOLVIDO] no título do tópico quando o seu problema for solucionado.

#10 15/09/2010 12:46:45

washingtonBCS
Membro
De: Belém

Django para web woned...

Usando Arch LInux i686 32bit
Placa mãe: Foxconn G31MXP, Video: Intel G31/G33, Memoria: 4GB 800Mhz, Procesador: Intel Core 2 Duo E7500 2.93GHz

#11 15/09/2010 15:28:01

Schaffer
Membro

Programação pra mim é algo novo. Comecei em março desse ano, junto com a faculdade (Computação no IME-USP).

Pensar nos problemas pra resolver, encontrar os erros da implementação, tomar uns tapas...
e depois ver tudo rodando é muito legal.
To viciado já =P

Por enquanto só mexi com C.

#12 21/09/2010 09:47:19

robsonpeixoto
Membro
De: Jequié, Bahia, Brasil
Website

countercraft escreveu:

Eu sou apaixonado por programação... acho fascinante a possibilidade de transformar uma ideia em "realidade", fazer a máquina trabalhar para mim da forma que eu quero, essas coisas big_smile
Uma coisa que estou buscando é auxiliar em algum projeto opensource, usando Python, ou então C++/Qt... sou doido pra fazer um patch pro KDE tongue
Abraços.

Meu mestre, tu que é um apaixonado por Python, olha isso aqui. http://projects.archlinux.org/archweb.git/

O TODO tá pequeno, mas já tem alguma coisa big_smile http://projects.archlinux.org/archweb.git/tree/TODO

Sucesso aí nessa possível nova empreitada.

Twitter @rrspba
Blog http://blog.robsonpeixoto.com

7.1.2 – Ao sanar sua dúvida, edite o tópico e adicione a sintaxe '[RESOLVIDO]'.

#13 21/09/2010 09:51:43

robsonpeixoto
Membro
Website

danilo21 escreveu:

Gostaria muito de aprender sobre QT, X11, OpenGL e as bibliotecas do Enlightenment(EFL),  que parecem muito promissoras, embora instáveis. Quando tiver conhecimento para isso, gostaria de ajudar no desenvolvimento do Kernel, do X e do Enlightenment

Esse é um bom material para aprender OpenGL http://nehe.gamedev.net/
Já pra aprender QT, eu te recomendo a documentação oficial. http://doc.qt.nokia.com/4.6/tutorials.html e http://doc.qt.nokia.com/4.6/examples.html

Sucesso nos estudos.

Twitter @rrspba

#14 21/09/2010 21:45:11

danilo21
Membro
De: Rio de Janeiro, Rio de janeiro

@robsonpeixoto, obrigado, assim que tiver tempo vou dar uma olhada. a documentação oficial eu já conhecia, mas o do OpenGL, será bem útil.

Desenvolvedor de Software e Estudante de Ciência da Computação na PUC Rio desde 2012

#15 22/09/2010 00:47:23

robsonpeixoto
Membro
Website

Schaffer escreveu:

Programação pra mim é algo novo. Comecei em março desse ano, junto com a faculdade (Computação no IME-USP).
.....

Se tu tá gostando de programação e quer conhecer um pouco outros mundo que não seja o C, eu recomendo Python.

Comece por esse tutorial oficial http://docs.python.org/tutorial/index.html  e muito bom e depois vai pro livro abaixo.
Esse livro é muito bom, mas é um pouco mais avançado http://diveintopython.org/

Twitter @rrspba

#16 22/09/2010 01:20:43

estevao
Admin
De: Dublin, Irlanda

robsonpeixoto escreveu:
Schaffer escreveu:

.....

Se tu tá gostando de programação e quer conhecer um pouco outros mundo que não seja o C, eu recomendo Python.

Comece por esse tutorial oficial http://docs.python.org/tutorial/index.html  e muito bom e depois vai pro livro abaixo.
Esse livro é muito bom, mas é um pouco mais avançado http://diveintopython.org/

Gosto muito do Dive Into Python. Ótima sugestão Robson smile

Por favor coloque [RESOLVIDO] no título do tópico quando o seu problema for solucionado.

#17 26/09/2010 10:59:43

countercraft
Membro
De: Aracaju, SE

robsonpeixoto escreveu:
countercraft escreveu:

Abraços.

Meu mestre, tu que é um apaixonado por Python, olha isso aqui. http://projects.archlinux.org/archweb.git/

O TODO tá pequeno, mas já tem alguma coisa big_smile http://projects.archlinux.org/archweb.git/tree/TODO

Sucesso aí nessa possível nova empreitada.

Morria mas não sabia que o site do Arch é feito em Django yikes
Vou dar uma olhada no código... até vi que comentaram na lista que estavam querendo ajuda para implementar umas coisas no site... vou dar uma olhada smile

Abraço.

#18 10/10/2010 17:19:23

dudadornelles
Membro

Opa, dae pessoal!

Sou formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Pelotas. Trabalho na ThoughtWorks Brasil (www.thoughtworks.com) e sou o único usuário de archlinux por lá. Sou acostumado a programar em python, ruby, java (e seus respectivos e mais consagrados frameworks - django, rails e spring) e c/c++ (da época da faculdade), além de me virar com as tecnologias web (html, css, js). Programar é criar algo que é todo seu e de quem mais ajudou no projeto, fora que quando feito com cuidado e atenção fica bonito que só, dando orgulho pra quem faz!

Sou usuário archlinux a uns dois anos e recém agora me dei conta de entrar no fórum por aqui, mas já aviso que fico disponível pra ajudar em qualquer tranqueira.

Duda.

#19 27/08/2011 12:07:40

levi linux
Membro
De: João Pessoa - PB

E aí pessoal?
Comecei a programar por pura curiosidade, sempre gostei de computadores.
Não programo profissionalmente, porém estudo Engenharia e a programação é um bom método para resolver complexos.
Atualmente estou usando python, pascal, C, bash.
Vlw.

#20 18/09/2011 14:45:20

João Baptista
Membro

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, me chamo João Baptista.
Gosto de programar porque isso me faz desafiar e tentar sempre aprender mais ainda.

#21 20/09/2011 00:27:25

vae77
Membro
De: Recife - PE
Website

Mais um programador Python/Django
Arch + Vim + Python -> Acho uma combinação em tanto smile

Rodapé do site