Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 04/02/2012 21:01:25

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

[RESOLVIDO] KDE 4: desempenho, atualização e outras pequenas questões

Olá pessoal.

Estou usando KDE há alguns meses, uns 3 eu acho, e gostando muito. Aliás, não sei como mas eu gosto muito dos 4 principais ambientes desktop do Linux. Mas o KDE está realmente impressionante. Porém, li aqui no fórum alguém falar que a fluidez do KDE em outras distros é maior do que no Arch. Baixei o Chakra e rodei do pendrive, e fiquei impressionado com o desempenho mesmo, tanto que o passei para o HD.

Então, como primeira questão para os que usam o KDE: vocês fazem alguma otimização? Eu fiz uma instalação limpa apenas do básico e carrego pouquíssimas coisas com o
sistema, e ele não fica esperto como o Chakra. Tem algo que possa ser feito?

Segunda questão: com a atualização para o 4.8 observei algumas melhoras, principalmente no Dolphin, mas aconteceu uma coisa que incomoda: o Konsole perdeu o atalho Ctrl+PgUp e Ctrl+PgDn para alternar entre as abas. Não encontrei como reconfigurar isso, e como uso muito o Konsole, inclusive com várias abas, incomoda ter que ficar alternando com o mouse. Alguém sabe configurar um atalho pra isso?

Terceiro, uma questão ridícula, porém não dei conta dela: mexendo nos efeitos do kwin, marquei alguma opção para alternar para outra área de trabalho virtual só por aproximar o mouse da borda. Depois de um pouco isso me irritou, mas aí é que vem o problema... não achei isso em lugar algum. Juro que li todas as opções ligadas a efeitos do kwin e sobre desktops virtuais, mas nunca mais vi a opção. Uso bastante os desktops virtuais e isso tá atrapalhando bastante. Alguém sabe tirar isso, por obséquio?

Outra coisa, ao tentar carregar algum programa da suíte Kdepim, como o kmail, por exemplo, dá um erro fatal e exibe uma mensagem de "falha ao obter a coleção de recursos". Aparentemente algo com o mysql interno que o akonadi usa. Mas mesmo desativando e usando o mysql do sistema não funciona. Alguém teve esse problema? Conseguiu resolver?

O que eu já fiz:
Deletei a pasta .kde4 e afins, ele recriou e tudo que funcionava continua funcionando, mas nenhum destes problemas foram resolvidos.

Agradeço pela ajuda com qualquer destas questões.

Última edição por Danilo Vilas Boas (07/02/2012 08:12:29)

Archeando...

#2 05/02/2012 12:55:40

niquelnausea
Membro
De: PR

Re: [RESOLVIDO] KDE 4: desempenho, atualização e outras pequenas questões

acredito que não, deve ser alguma configuração especifica da distro, tive essa mesma sensação com o mageia. talvez se desse para instalar o kde do chakra no arch. desabilitando alguns efeitos o desempenho melhora um pouco.

shift + seta p/ esquerda ou direita;

configurações do sistema >> comportamento do espaço de trabalho >> contornos da tela.

7ZOPIQe.gif

#3 05/02/2012 13:27:15

Danilo Vilas Boas
Membro

Obrigado pelo atalho do Konsole e pelo problema das bordas (fui inúmeras vezes nessa opção mas não observei direito).

Alguém já teve esse problema do kmail ou do akonadi?

Archeando...

#4 05/02/2012 21:17:09

willianholtz
Membro
De: Três Barras - SC

Olha kmail e uso a da versão beem antiga, acredito que seja do kde 4.5. Akonadi não atrapalha com essa versão, e acredito ser a mais estável lançada até hoje!
Agora otimização não faço nenhum, porém neste 4.8 esta ruim de mais! ate gostei do inicio, mas hoje ainda estav pensando em voltar ao ultimo release do 4.7.

Para o konsole, não sei bem certo, até porque uso o yakuake, que abre assim que eu apertar F12, uma mão na roda!

Outra coisa que notei é o openGL, minha placa de video tem openGL 3.3, e fica um LIXO com openGL ativado no KDE, uso o raster, e desativo o "borrão" nos efeitos!

o que já foi citado!
o seu terceiro caso: Entre nas configurações de sistema>Configuração da tela> contorno da tela.
Desabilite clicando nas bordas das janelas!

#5 05/02/2012 22:51:21

Danilo Vilas Boas
Membro

Desativei o efeito de borrar e as coisas ficaram mais responsivas. Só que ainda acho o menu lento. Tem alguma configuração pra diminuir o tempo de resposta do menu?

Archeando...

#6 05/02/2012 23:42:13

willianholtz
Membro
De: Três Barras - SC

TEM:
Configurações do sistema>efeitos da area de trabalho>velocidade da animação!

coloque de acordo que quiser! eu deixo rápido!

#7 06/02/2012 08:19:48

Danilo Vilas Boas
Membro

Opa, agora a coisa tá ficando bonita.
A primeira vez que vi a cara do Linux foi com o KDE 3, e depois fiquei muito tempo longe dele. Está realmente muito bom.

Agradeço a ajuda.

Ahh, não tem um tópico de dicas do KDE, vamos criar um?

Archeando...

Rodapé do site