Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 29/03/2012 02:11:14

swatquest
Moderador
Registrado: 05/10/2010
Mensagens: 1.962

Acelerar boot e inicialização de aplicativos com e4rat

http://e4rat.sourceforge.net/

wiki: https://wiki.archlinux.org/index.php/E4rat
vivaolinux: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acele … om-o-E4RAT

Todas as distribuições GNU/Linux são realmente rápidas durante a inicialização, porque apenas o necessário, e nenhum outro aplicativo extra, é carregado durante o boot do sistema. Porém você pode necessitar otimizar ainda mais o seu carregamento em máquinas com hardware mais fraco, ou ainda otimizar o carregamento das aplicações que você mais usa. Para isso você vai precisar do E4RAT.

Ele é um conjunto de ferramentas destinadas a acelerar o processo de inicialização, mudando a ordem de inicialização de aplicativos e a leitura de arquivos. Praticamente o E4RAT elimina do boot o que não é necessário “pra você” e prioriza o que “você mais usa”, aumentando a taxa de transferência do disco rígido. É importante ressaltar que ele só funciona em discos mecânicos e no sistema de arquivos Ext4.

Se você analisar bootchart "clássico" irá notar que nem o disco nem CPU são utilizados integralmente durante o processo de boot. O e4rat é capaz de alterar esse comportamento padrão do boot fazendo pleno uso de disco e CPU durante o mesmo e, assim, reduzir o tempo de inicialização drasticamente.

Quem pode beneficiar-se, e quem não pode:

e4rat tem provado ser extremamente eficaz para um ambiente típico de usuário único que loga direto no X, mesmo com um grande número de programas abertos.

Se você tem um ambiente de servidor sem X a redução pode não ser tão drástica. Quem utiliza drives SSD não se beneficiarão, porque não existem peças móveis (como nos HDs tradicionais) e, assim, (quase) sem latência de disco.

ATENÇÃO: A versão atual do e4rat irá danificar seriamente qualquer partição que foi convertida para ext4 a partir de outros sistemas de arquivos. Provavelmente porque os arquivos existentes não são convertidos para usar extensões, e o e4rat não tem mecanismo interno para detectar esta condição.

Antes de utilizar e4rat você deve fazer backup das partições, reformatar como ext4 (caso não tenham sido criadas diretamente em ext4) e depois restaurar os backups.

Dada a situação atual e a natureza do programa, é sempre aconselhável efetuar backup do sistema antes de tentar a realocação."

obs:
e4rat is based on the online defragmentation ioctl EXT4_IOC_MOVE_EXT from the Ext4 filesystem, which was introduced in Linux Kernel 2.6.31. Other filesystem types and/or earlier versions of extended filesystems are not supported.

Última edição por swatquest (29/03/2012 23:39:53)

Offline

#2 29/03/2012 09:27:36

sberlotto
Colaborador
De: Gravataí/RS
Registrado: 10/08/2008
Mensagens: 333
Website

Re: Acelerar boot e inicialização de aplicativos com e4rat

Muito legal.. ótima dica swat!


Sérgio Berlotto Jr,
Colaborador, Programador
"O ArchLinux é o que você faz!" (Judd)
http://www.berlotto.net

Offline

#3 29/03/2012 21:45:05

corvolino
Admin
De: Bahia
Registrado: 19/08/2007
Mensagens: 1.659
Website

Re: Acelerar boot e inicialização de aplicativos com e4rat

parabéns cara, brigado pela dica (:


corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

Offline

Rodapé do site