Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 15/07/2012 20:16:06

Viva
Membro
De: ...em algum lugar do Brasil...
Website

Artigo: Chakra Linux no "Viva o Linux"

foi publicado um artigo sobre o Chakra Linux no "Viva o Linux". para lê-lo aqui

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Cha … figuracao/

Viva

banner6.png

#2 16/07/2012 01:39:29

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Re: Artigo: Chakra Linux no "Viva o Linux"

É sempre bom ver que as ramificações do "núcleo" do Arch vai bem.
Vamos sempre em frente e crescendo.

Muito bom o artigo, bem completo e para os iniciantes é muito direcionado.

#3 20/07/2012 12:32:55

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

arch linux vai dominar o mundo! tongue

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#4 22/07/2012 00:49:22

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

corvolino escreveu:

arch linux vai dominar o mundo! tongue

Não com as mudanças que estão fazendo e forçando a entrada do systemd, que não li e nem vi o motivo disso tudo.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#5 26/07/2012 12:01:48

corvolino
Admin
Website

A coisa tá ficando mais complicada.. sad

#6 26/07/2012 15:08:24

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

É, antes, com o AIF, os usuários já achavam difícil a instalação do Arch, agora só com os scripts de instalação que muita gente vai passar mal mesmo.

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#7 26/07/2012 18:00:46

Art^
Membro
De: Espírito Santo, Brazil

phillipe escreveu:

É, antes, com o AIF, os usuários já achavam difícil a instalação do Arch, agora só com os scripts de instalação que muita gente vai passar mal mesmo.

Fiquei MUITO chateado com o abandono do AIF. Puta retrocesso.

Twitter: @ArthurMarino
-
"The dream don't come no closer by itself. We gotta run after it now." - Carlito Brigante

#8 26/07/2012 19:21:04

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

O que mais me chateia, não é nada disso.

O que me chateia de verdade, é ver que o upgrade ficou bugado por causa da mudança radical da glibc e da pasta /lib, e os caras deixarem todos os usuários se fud**** pra atualizar o sistema, quando deveriam compilar uma nova ISO já com as mudanças.

Afinal a distro é Rolling Release, certo? Porque a ISO tem que demorar tanto pra ser atualizada?

Isso não foi um problema pra mim, resolvi em alguns minutos, mas eu tenho certeza  que *MUITA* gente desistiu de usar Arch Linux esses dias.

Sei lá, IMHO.

Abraços.

#9 26/07/2012 19:32:08

rdfreitas
Membro
De: São Paulo - SP

Parece que vira mais mudanças em breve, ou estou enganado ?
Acho que algo com rc.conf.
Meu inglês não é bom, então não entendi muito bem.

Email : [email protected]
arch x64 + Openbox

#10 26/07/2012 21:10:45

Art^
Membro

Sistemático, compartilho da sua opinião. Falta um tanto de praticidade no Arch...

Sobre as ISOs, se não me engano os esquemas vão mudar. Agora serão lançadas imagens mensalmente com as duas arquiteturas juntas, e a instalação só poderá ser feita pela internet. [1]

Instead of six different images we only provide a single one which can be booted into an i686 and x86_64 live system to install Arch Linux over the network. Media containing the [core] repository are no longer provided.

Regular iso snapshots are planned on a monthly basis.

Ao menos foi isso que entendi.

rdfreitas, não sei ao certo, mas o fim do rc.conf pode estar relacionado com a introdução do systemd - careço de conhecimento sobre o assunto, perdoem-me se estiver falando besteira -.

-
"The dream don't come no closer by itself. We gotta run after it now." - Carlito Brigante

#11 26/07/2012 22:06:53

phillipe
Moderador
Website

Art^ escreveu:

Sobre as ISOs, se não me engano os esquemas vão mudar. Agora serão lançadas imagens mensalmente com as duas arquiteturas juntas, e a instalação só poderá ser feita pela internet.

Mais um ponto negativo pro Arch. Nem todo mundo tem uma internet legal.

Não vou deixar de utilizar o Arch devido a estas mudanças que estão cada vez mais radicais, mas que estão dificultando a entrada de novos usuários, isso estão viu...

#12 27/07/2012 09:21:27

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Pessoal, não sei se aqui é o tópico ideal pra gente estender essa discussão, mas...

Eu acredito que essas mudanças de que o pessoal está reclamando não são o fim do mundo.
Por exemplo, o caso do AIF. Puxa vida, ficou tão difícil assim pra um iniciante instalar? Eu ainda não fiz uma instalação com os scripts, mas já li sobre as alterações. Para mim, do ponto de vista de um iniciante não tem tanta diferença. Já acompanhei um monte de instalações de Arch de alunos e amigos meus, e o negócio é simples: Begginners' Guide aberto de um lado, instalação de outro, lendo e seguindo passo a passo. Pra quem nunca viu uma instalação em texto e vai fazer assim, seguir a receita de bolo, instalar com AIF ou sem ele é ligeiramente diferente apenas.

Sobre a glibc e a /lib, bem pessoal, as alterações estavam aí explicadas em um monte de lugares. Só eu li na lista do arch-br, na página da comunidade em inglês e aqui em pt, e no mind bending. E sei que havia em mais listas e em outros lugares. Quem leu e seguiu teve entre 0% e 5% de trabalho pra atualizar. Pra quem é usuário Arch foi muito suave fazer a atualização.
Se teve gente que se desesperou ou que ferrou o sistema é porque sofre de um mal crônico que atinge boa parte das pessoas: fazer as coisas sem ler as instruções. Cansei de ver gente estragando coisa nova porque tira da embalagem e já vai ligando, sem nem ao menos procurar o manual. O mesmo acontece na informática. O mínimo que uma passoa deveria fazer é estar atualizado quanto ao que acontece no seu sistema. Isso vale pra Arch, Ubuntu, Debian, qualquer tipo de Linux, BSD, Windows, Android, Mac ou qualquer outro sistema. E no Arch todo mundo sabe (ou deveria saber) que não se deve sair por aí usando --force.
Mesmo pra quem quebrou o sistema, a correção foi relativamente tranquila. Na página que informava da mudança já haviam links para as correções. Tinha pelo menos uns dois jeitos de resolver.
Teve um amigo meu, iniciante no Arch, que deu um force na atualização e ferrou tudo. Ele pediu minha ajuda, e remotamente (ele mora a 150Km) eu fui ajudando a seguir a instrução publicada aqui na página da comunidade, que redirecionava para o fórum em inglês, e bem, mesmo à distância e com um usuário iniciante eu achei bem simples de resolver.

Sobre a instalação do sistema base ser apenas para a internet: sei que muita gente tem uma internet de doer. A minha mesmo, pelo menos no trabalho, é quase isso. Mas quanto de conexão demanda instalar o sistema base? E quanto demanda instalar um ambiente gráfico? Essa é a questão. Pra quem usava Gnome ou KDE antes, ter que instalar o sistema base usando a internet é brincadeira.
E, embora não seja impossível, todos sabemos que usar Arch em conexão ruim não é recomendado mesmo, mas isso desde sempre.

Concordo com o leoarcher quando diz que forçar alterações nem sempre é algo legal. Mas não vou criticar os desenvolvedores porque eu pessoalmente acho forçadas as mudanças se nem ao menos tentei encontrar os motivos deles.

Galera, não estou criticando as opiniões de vocês, que são válidas, apenas expondo sinceramente o que eu penso como minha opinião.

Archeando...

#13 27/07/2012 17:41:56

phillipe
Moderador
Website

Danilo, você tem toda razão com seu ponto de vista também.
Mas a minha opinião de verdade é a seguinte:
Sempre gostei de desafios, de aprender, de coisas radicais, enfim, para mim, essas mudanças que estão ocorrendo no Arch são cada vez mais emocionantes e interessantes.
Para mim, Archlinux nunca foi uma distribuição para usuários finais, mas sim para usuários interessados em aprender Linux, assim como o Gentoo e Slackware que não tem foco em tá mimando usuários de interface gráfica.
Portanto, enquanto a distribuição estiver viva eu estarei com ela independente das mudanças que vem ou irão ocorrer.
Como o próprio Danilo informou, essa é minha opinião. wink
Quem tá afim de usar o Arch, mas não quer instalar na unha e vivenciar todas as suas mudanças radicais, mude para um fork como o Chakra Linux, ou tem agora um tal de Cinnarch.

#14 29/07/2012 04:16:07

corvolino
Admin
Website

rc.conf já está mudado e vai mudar mais.

#15 31/07/2012 15:51:34

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Que venha as tais mudanças. Lembrando que toda modificação/mudança possui resistência.
Podemos ser uniforme, aprender e se ambientar ou então não aceitar.

#16 06/08/2012 15:57:28

Art^
Membro

Só pra retificar, os primeiros efeitos do abandono do AIF começaram a aparecer.

-

#17 06/08/2012 17:39:12

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Efeitos positivos, se me permitem dizer.

Archeando...

#18 06/08/2012 21:27:47

rutgerr
Membro
Website

Danilo Vilas Boas escreveu:

Efeitos positivos, se me permitem dizer.

+1

#19 06/08/2012 21:58:53

leoarcher
Admin
Website

sistematico escreveu:

O que mais me chateia, não é nada disso.

O que me chateia de verdade, é ver que o upgrade ficou bugado por causa da mudança radical da glibc e da pasta /lib, e os caras deixarem todos os usuários se fud**** pra atualizar o sistema, quando deveriam compilar uma nova ISO já com as mudanças.

Ficou bugado por que você deve ter feito algo errado.

Muitos fizeram o upgrade e funcionou perfeitamente seguindos os passos informados.

sistematico escreveu:

Afinal a distro é Rolling Release, certo? Porque a ISO tem que demorar tanto pra ser atualizada?

Isso não foi um problema pra mim, resolvi em alguns minutos, mas eu tenho certeza  que *MUITA* gente desistiu de usar Arch Linux esses dias.

Sei lá, IMHO.

Abraços.

Espero que continuem a desistir, pq o que tem de usuário folgado não é brincadeira.
Pessoas se comprometem a traduzir seja notícia, seja pacman ou até mesmo documentação e o cara nem quer ler pra resolver os problemas, não estou dizendo que é o seu caso, mas estou falando de um contexto geral.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

asa_tempo.jpg

#20 06/08/2012 21:59:33

leoarcher
Admin
Website

rdfreitas escreveu:

Parece que vira mais mudanças em breve, ou estou enganado ?
Acho que algo com rc.conf.
Meu inglês não é bom, então não entendi muito bem.

Já ocorreu.

asa_tempo.jpg

#21 06/08/2012 22:00:19

leoarcher
Admin
Website

Danilo já falou tudo. x)

asa_tempo.jpg

#22 08/08/2012 11:09:30

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Calma leo, como eu disse, pra mim não foi um problema.

Ser uma distro minimalista e sem helpers, não é sinônimo de ser uma distro que já vem bugada.
Existe uma diferença tênue nisso aí.

E outra, a distro com a ISO antiga(de novembro se eu não me engano) bugava com a atualização SIM.
Tanto é que foi publicada a notícia para ajudar os usuários.

Mas pelo que eu ouvi falar, esse problema no UPSTREAM já foi ou está sendo corrigido.

Quanto ao rc.conf, eu não uso ele mais faz tempo.

Abraços.

Última edição por sistematico (08/08/2012 11:10:27)

Rodapé do site