Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 10/07/2012 20:44:26

danilo21
Membro
De: Rio de Janeiro, Rio de janeiro

IDEs e editores de texto para programação

Alguns editores que utilizei por tempo suficiente para falar deles, não citei outros que conheço, mas que praticamente nunca usei.
As notas não tem a intenção de gerar flame, apenas de relatar minha opinião a respeito dos aplicativos e ,talvez, uma discussão saudável, a final, opinião se discute sim, mas com muita educação e argumentação.

Editores:
Vim - Muitos dizem usá-lo, reza a lenda que é mais produtivo que qualquer outro(exceto o emacs, estou pedindo flame né?rsrs). Possui uma infinidade de plugins. A Interface é pouco amigável e ,no começo, demora pra se acostumar. Eu daria nota 6,5.

Emacs- Um dos mais antigos. Assim como o vim possui um infinidade de plugins e é bem poderoso. Mas peca pela interface pouco amigável. Me dei melhor com ele que com o vim. Daria um 7.

===>Ambos, vi e emacs, permitem configurações as quais não me aprofundei, mas fazem deles praticamente IDEs.

Kate:  Não é tão poderoso ou flexível quanto os supracitados e é mais conveniente para quem, como eu, usa KDE. Apesar disto é ótimo para mexer em scripts pequenos ou ler melhor aquele arquivo de configuração do arch. Possui plugins legais como o plugin para GDB, para compilação através do Make e para executação de querys SQL. Apesar disto não é uma IDE e não recomendaria usar em projetos grandes ou empresas. Mas cada um com seu gosto. Para o que se propõe eu daria um 8.

Gedit: O kate para Gnome. Excelente, quando usava gnome sempre cumpriu sua missão. Não testo desde 2010, logo não sei como está, mas acredito que esteja até melhor. Outro 8

IDEs
QtCreator:  O IDE para Qt e C++, feita para isto, ele embarca(sei lá qual expressão adequada) a documentação do Qt(se esta estiver instalada) na IDE.
É um ambiente organizado, leve, e que permite um desenvolvimento Limpo e de Alto nível, já que também inclui uma versão do Qt Designer. Permite desenvolvimento com o Qt Quick, uma nova plataforma de altíssimo nível e bem fácil de desenvolver. Há umas duas versões que permite criação de projeto C e C++ puros, sem Qt. Antes até dava, mas com uma gambiarrazinha. Note 9,5

NetBeans: Digam que é lento, feio, que da crash(não mais), ele ainda é a melhor IDE para Java com Swing. Possui um editor de texto poderoso e plugins para Python, C e C++(que curisamente também inclui assembly e fortran), PHP, Ruby entre outros. Num bom computador faz muita coisa.  Tem uma espécie de "integração" com o Qt designer.Nota  7

Eclipse: Concorre com o netbeans em quase tudo, tem também plugins para diversas linguagens. Acho a interface pior e não tem um construtor de GUI para Swing. Pra quem trabalha com java para WEB pode ser muito bom, talvez melhor que o netbeans. É também um dinossauro, mas  parece que está um pouco mais rápido na versão atual. Nota 7

CodeBlocks - Inspirado no Dev-Cpp é muito bom pra C/C++. Tem a vantagem sobre o Netbeans e Eclipse de ser leve. Possui vários templates de projetos com diversas bibliotecas. Muito bom mesmo, usava antes do QtCreator. Nota 8

Kdevelop: bom para quem usa e Desenvolve o Kde, tem suporta ao framework de desenvolvimento do KDE, QT e suporta PHP. É leve e oganizado, dá uns crashes as vezes, mas é muito bom, estou usando com php. Nota 8

PS: A Interface do eclipse Juno(4.2) deu uma melhorada. Gostei bastante.

Última edição por danilo21 (14/07/2012 17:59:55)

Desenvolvedor de Software e Estudante de Ciência da Computação na PUC Rio desde 2012

#2 11/07/2012 10:30:55

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Re: IDEs e editores de texto para programação

Vim - Gosto muito dele, estou usando um vimrc personalizado que facilitou em 500% a minha vida. Ainda preciso aprender muita coisa, mas ele é meu editor número 1.
Kate - Tem algumas funções que ainda não aprendi a usar direito no Vim, então vou complementando o uso do Vim com ele por enquanto. A melhor coisa é que ele permite ser configurado para os comandos e modos de edição do Vim, então eu uso Kate como se estivesse no Vim mesmo.

Archeando...

#3 12/07/2012 00:39:19

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Utilizo o Vim para editar arquivos de configurações do próprio sistema, porém para programar (no trabalho auxilio/aprendo com a equipe de desenvolvimento veja o post: http://cleciooliveira.com/blog/2012/06/ … trabalho/) utilizo do Geany.
IDE para programação baseado em projetos e leve ele supre minhas necessidades até certo ponto, tem alguns métodos que ele não reconhece que se encontra em outras pasta do projeto.
Coisa que o Eclipse faz assim como o Netbeans, porém ambos são muitos pesados e utilizam memoria além do necessário.
Senão tivesse esse problema, usaria o Eclipse.

#4 17/08/2012 09:19:34

b34tslack
Membro
De: Vinhedo / SP

Não chega nem perto de um IDE completo, mas eu gosto muito

http://www.geany.org/

#5 17/08/2012 15:16:00

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

b34tslack escreveu:

Com os novos plugins, como visualização da página, compilador integrado, navegação por objetos, eu acho que o Geany pode ser considerado um IDE sim.
E dos bons.

Geany
capturadetelade20120817.th.png

Site: http://www.geany.org/
Pacote: www.archlinux.org/packages/geany
Prós: Leve, bonito, LOTADO de extensões, como suporte GIT, SVN, BZR, browser integrado, terminal integrado, compilador integrado, mais muitas opções.
Contras:  Não sei se tem.
Conclusão: Pra mim em modo gráfico eu acho o melhor.

Última edição por sistematico (17/08/2012 15:29:20)

#6 17/08/2012 15:27:53

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

nano
capturadetelade20120817.th.png

Site: http://www.nano-editor.org/
Pacote: http://www.archlinux.org/packages/nano
Prós: Simples,  destaque de sintaxe, tecla home inteligente, auto-indentação, suporte a inserção de comandos e arquivos dentro de outro arquivo, atalhos de fácil memorização.
Contras: Faltam alguns recursos avançados como temos no Vim.
Conclusão: Em modo texto eu acho o melhor.

#7 23/08/2012 12:02:50

Clecio
Membro
De: Goiânia
Website

Tem algo que eu ainda não consegui resolver é que dentro de um projeto o Geany nao consegue encontrar algumas classes sendo que o mesmo projeto no Eclipse consegue.
Tirando isso a questão da agilidade/leveza é muito mais vantajoso utilizar o Geany.

sistematico escreveu:
b34tslack escreveu:

Com os novos plugins, como visualização da página, compilador integrado, navegação por objetos, eu acho que o Geany pode ser considerado um IDE sim.
E dos bons.

Geany
http://img88.imageshack.us/img88/729/capturadetelade20120817.th.png

Site: http://www.geany.org/
Pacote: www.archlinux.org/packages/geany
Prós: Leve, bonito, LOTADO de extensões, como suporte GIT, SVN, BZR, browser integrado, terminal integrado, compilador integrado, mais muitas opções.
Contras:  Não sei se tem.
Conclusão: Pra mim em modo gráfico eu acho o melhor.

#8 24/08/2012 02:09:47

hotvic
Membro
De: Remígio - PB
Website

eu estava usando o eclipse para C/C++ e python, só que ele é muito pesado e isso acontece por ele ser feito em java, o real motivo de usar o eclipse era a auto-completação de código, isso eu não tinha achado em nenhuma outra IDE pra linux, exceto o netbeans, mais esse é mais pesado ainda.

então resolvi instalar o kdevelop pra fazer um teste, confesso não estava com muita esperança que ele fosse suprir minhas necessidades, mais após testa-lo fiquei surpreendido ele fez tudo que eu precisava, e melhor tem suporte as linguagens que mais uso C/C++, Python, e PHP.

deu trabalho para achar template para C, mais encontrei aqui Cmake, Makefile

então agora só to usando o kdevelop ele é bem leve e tem o que preciso.

Última edição por hotvic (24/08/2012 02:11:01)

Google + | Twitter
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

#9 27/09/2012 19:38:44

hotvic
Membro
De: Remígio - PB
Website

voltei a usar Gnome, dei um tempo no KDE tava muito pesado, então voltei a procurar por uma IDE, pra python, depois de bastante procura achei a NINJA-IDE, otima IDE em minha opinião, com completação de código, terminal integrado e outros recursos, e tambem bastante customizavél a interface podendo mudar de cor da interface do editor, organizar componentes,..., apesar de ser em Qt, ficou bastante leve mesmo estando a usar o Gnome, então quem tiver procurando por uma boa IDE para Python, recomendo fortemente o NINJA-IDE.

Site: http://ninja-ide.org
Package: https://www.archlinux.org/packages/comm … ninja-ide/

Google + | Twitter
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

#10 12/11/2012 13:44:52

cayo
Membro

De acordo com o próprio criador da thread, de longe, o QtCreator é a melhor IDE. Gosto do Eclipse mas este, constantemente, encontra-se bugado. Inclusive nesta última versão, Juno, pra quem utiliza-o para programar em C++ como eu, deve ter encontrado problemas. Erros que demoram bastante para ter seus patches publicados.
Portanto pra mim:

QtCreator: Para projetos em C++ de médio e grande porte. Nota: 9.5

Kate: Para pequenos projetos e/ou rápida programação top-down (algoritmos acadêmicos / científicos). Nota: Kate 9.5

Última edição por cayo (12/11/2012 13:45:50)

Rodapé do site