Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 27/03/2013 18:38:56

afrosamurai
Membro
De: cabo de santo agostinho

[resolvido]arch x ubuntu

[resolvido]bem pessoal uso o ubuntu na maquina real e arch na virtual. existe a possibilidade quando instalar o arch na maquina real perca o ubuntu 12.10 do grub???? penso q nao uma vez o kernel do arch sempre vai ser mais atualizado do q ubuntu da mesma forma que os pacotes.

Última edição por afrosamurai (29/03/2013 00:52:22)

#2 27/03/2013 19:33:20

kernill
Membro

Re: [resolvido]arch x ubuntu

" penso q nao uma vez o kernel do arch sempre vai ser mais atualizado do q ubuntu da mesma forma que os pacotes"

Não entendi o que quiz dizer ai, mas vale a observação que o Arch atualiza o kernel (vmlinuz) e mantem o mesmo nome para o kernel "vmlinuz-linux" o que não faz necessário informar ao grub o nome do kernel atualizado. E se não me engano o Ubuntu a cada novo kernel este vem com um nome e a versão necessitando-se informar e atualizar o grub.cfg para referir-se a este novo kernel, é tudo automático é claro, mas é preciso saber se esse automatismo não ira apagar a entrada do arch.

Se você instalar o arch em uma partição separada (certamente) você tera que manualmente editar o grub antigo para acrescentar o novo kernel e root do arch. Isso só deverá ser feito uma vez e nunca mais até que alguma distribuição a parte faça algum estrago no grub.

Esse é um exemplo da simplicidade do arch. Você sofre um pouco editando e conhecendo o grub, mas só faz uma vez e pronto. Eu não entendo porque o Ubuntu e outros tem que chamar o kernel com um nome diferente a cada atualização e ficar rodando scripts probe e de atualização do bootloader.
Para você ter uma idéia eu uso o velho grub4dos a muito tempo.

Última edição por kernill (27/03/2013 19:37:24)

#3 27/03/2013 19:38:53

afrosamurai
Membro

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Suj … o?pagina=5

caro kernill usei esse modelo de instalacao da uma olhada acho quando eu fizer o comando:

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

nessa hora o arch nao vai sobrescrever o kernel do ubuntu por ser uma versao mais atual. - desculpa se nao fiz me entender mas era exatamente isso - kernel e programas mais atual vai sobrescrever algumas configuracao do ubuntu deixando o boot sendo coordenado pelo arch. eu to achando isso

#4 27/03/2013 20:03:43

kernill
Membro

Somente a parte: grub-install --target=i386-pc --recheck /dev/sda ira de fato sobrepor o grub antigo instalado.
a parte grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg  ira apenas gerar o arquivo de configuração.
Ja que você esta cauteloso recomendo acrescentar o arch no grub do ubuntu para experimentar sem erros.
O Ubuntu deve usar o Grub2 então deve-se acrescentar o arch  com algo como:

menuentry “Arch Linux” {
set root=(hdXX,XX)
linux /boot/vmlinuz-linux root=/dev/sdXX ro
initrd  /boot/initramfs-linux.img

}

Veja onde e como aqui: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2009 … -o-grub-2/

Última edição por kernill (27/03/2013 20:04:19)

#5 28/03/2013 00:34:39

Henriquenunnes
Membro
De: Limeira-Sp

Bom do que eu entendi você pode instalar o Arch (em outra partição) e não instalar o grub pelo Arch e sim atualizar o ubuntu para enxergar a partição nova com Arch.

Para isso você precisa do os-prober para que o grub veja as outras partições. Caso não tenha é so instalar com o

$ sudo apt-get install os-prober

Tem um link legal para o grub-customizer ajuda bastante:

http://pplware.sapo.pt/linux/grub-custo … ntu-12-04/

Aprendendo Linux de verdade...

#6 28/03/2013 23:23:32

afrosamurai
Membro

pronto pessoal consegui fazendo o tuto mas deu um erro na parte do grub mas depois do link

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como- … -funciona/

pronto deu certo ja posso me considerar um usuario do arch. mas como faço pra colocar como topico resolvido

#7 28/03/2013 23:55:50

hotvic
Membro
De: Remígio - PB
Website

Que bom que conseguiu, e mais um Archer big_smile

pra colocar resolvido é só editar a primeira mensagem e colocar "[Resolvido]" no começo do titulo, sem apas wink

Google + | Twitter
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

Rodapé do site