Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 06/06/2013 00:58:24

willianholtz
Membro
De: Três Barras - SC

erro nova atualização, Arch ferrou ;(

Pessoal estou agora escrevendo do meu celular kkkk fiz a atualização como mandou o tudo de atualização do site do arch, porem deu caca... Ao iniciar cai no rootfs e diz que nao acha o /usr/sbin.. Ja tentei entrar com chroot e quando tento diz que nao acha o bash.. Tem alguma coisa pra fazer ou ja era (de novo sad ) .. Ja estou tentando 2 dias hahaha e soh na base de procura pelo celular kkkkk

#2 06/06/2013 15:55:27

kernill
Membro

Re: erro nova atualização, Arch ferrou ;(

Só estou fazendo downloads das atualizações e não fiz o processo ainda. Me parece algo bem perigoso para quem usa o computador para trabalhar como eu. Esse tipo de atualização me faz pensar em infelizmente abandonar o Arch.

Última edição por kernill (06/06/2013 15:56:17)

#3 06/06/2013 17:51:00

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

Tem certeza que seguiu todos os passos?????

Recomendo você pegar um cd e fazer CHROOT e realizar os updates novamente.

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#4 06/06/2013 17:55:36

willianholtz
Membro

leoarcher escreveu:

Tem certeza que seguiu todos os passos?????

Recomendo você pegar um cd e fazer CHROOT e realizar os updates novamente.

Ja tentei fazer isso mas como falei ele não acha o bash da erro.. E quanto aos passos sim ate porque não tenho nenhum pacote que não seja da repo oficial.. Ja tentei com 3 live cds e nada de entrar com o chroot nem com o cd do arch mesmo.. Acho que vai pro format, ainda bem que minha home eh separada hehe

#5 06/06/2013 18:04:51

denisfalqueto
Membro

Gente, pelo amor de Deus... Só ler não é suficiente. Tem que entender o que tá acontecendo e fazer o que se pede. Provavelmente, você executou os comandos que mostram que você tem pacotes com arquivos nos diretórios afetados, ignorou e executou as atualizações. Aí é pedir prá dar problema.

A solução é bootar com um pendrive, montar a partição do seu sistema e executar o pacman com o parâmetro --root <ponto de montagem da partição do sistema>. Assim, é possível executar os comandos que estão na notícia de atualização e descobrir quais pacotes ou arquivos estão atrapalhando a atualização. Basicamente, nenhum pacote pode possuir o /bin, /sbin ou /usr/sbin nem eles podem conter nenhum arquivo que não seja de algum pacote oficial. Se algum pacote não oficial (AUR ou pacote abandonado ou instalado manualmente) possuir algum arquivo nesses diretórios, eles tem que ser corrigidos e reinstalados ou então desinstalados para que a atualização aconteça corretamente.

Eu executei os procedimentos da notícia em 3 computadores diferentes e tudo correu bem. Tive que mudar do grub legado para o syslinux e desinstalar o consolekit, que não é mais usado mas ainda estava instalado.

Sobre a "instabilidade" do Arch, ele não é instável prá quem tem tempo de manter. Isso é um requisito de uso do sistema.

#6 06/06/2013 18:07:34

leoarcher
Admin
De: Arapiraca - AL
Website

denisfalqueto escreveu:

Gente, pelo amor de Deus... Só ler não é suficiente. Tem que entender o que tá acontecendo e fazer o que se pede. Provavelmente, você executou os comandos que mostram que você tem pacotes com arquivos nos diretórios afetados, ignorou e executou as atualizações. Aí é pedir prá dar problema.

A solução é bootar com um pendrive, montar a partição do seu sistema e executar o pacman com o parâmetro --root <ponto de montagem da partição do sistema>. Assim, é possível executar os comandos que estão na notícia de atualização e descobrir quais pacotes ou arquivos estão atrapalhando a atualização. Basicamente, nenhum pacote pode possuir o /bin, /sbin ou /usr/sbin nem eles podem conter nenhum arquivo que não seja de algum pacote oficial. Se algum pacote não oficial (AUR ou pacote abandonado ou instalado manualmente) possuir algum arquivo nesses diretórios, eles tem que ser corrigidos e reinstalados ou então desinstalados para que a atualização aconteça corretamente.

Eu executei os procedimentos da notícia em 3 computadores diferentes e tudo correu bem. Tive que mudar do grub legado para o syslinux e desinstalar o consolekit, que não é mais usado mas ainda estava instalado.

Sobre a "instabilidade" do Arch, ele não é instável prá quem tem tempo de manter. Isso é um requisito de uso do sistema.

Outro ponto, SUPER IMPORTANTE, é LER O OUTPUT DO PACMAN!!!!

Se você não ler o que deu de errado e mandar um reboot, vai lascar com o sistema!

Se copiarem, forneçam a fonte de origem. Se alguma resposta te ajudou a solucionar o problema, por favor edite o título do tópico e adicione "[Resolvido]" a ele (sem as aspas). Obrigado!

#7 07/06/2013 18:19:24

willianholtz
Membro

denisfalqueto escreveu:

Eu li tudo e entendi, verifiquei se existia algo la e nao existia.. Fiz a atualização como foi mandado e deu no que deu... E quanto ao grub como vc comentou eu uso syslinux ... Sobre a instabilidade, bom eu acho mais estável que muitas distros ai, como o ubuntu e outros ai que nem vou citar que ao atualizar o sistema ja era ... O arch passa por umas mudanças muito loucas, mas que eh arch de verdade nao desiste... Hehe

#8 08/06/2013 19:21:53

Miguel Sousa
Membro
De: Belo Horizonte

Bem aproveitando o bonde aki meu netctl n ta funcionando! isso foi depois da atualização maluca ae tive ate q formatar tento logar em uma rede e da a seguinte mensagem "Running in chroot, ignore request" Rodando em um live cd com chroot no SO msm crio uma profile do netctl habilito ela tudo bacana so q quando vo checar o status tenho o seguinte erro "write_lease: Read-only file system" estranho isso! Eu formatei a partição porem não a criei vo dar uma olhada nisso e posto aki mais tarde.

#9 09/06/2013 18:58:27

willianholtz
Membro

Bom eu já formatei a / e ta pronto.. espero que não saia nada mais desse tipo por enquanto!

#10 10/06/2013 13:46:26

Miguel Sousa
Membro
De: Belo Horizonte

KKKK foi vacilo meu esqueci de gerar o fstab ae ja sabem q deu merda!Pelo menos agora sei oq acontece se ele n tiver configurado direito kkkkkk

#11 10/06/2013 22:26:26

kernill
Membro

Depois de pegar coragem listei os pacotes que estavam nos diretórios em questão, desinstalei, fiz as atualizações como indicado e ok. Ufa ...

#12 13/06/2013 17:32:12

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

willianholtz escreveu:

Bom eu já formatei a / e ta pronto..

Tive o mesmo problema que você a algumas semanas atrás, fiz uma nova atualização usando um pen-drive com o chroot como o leoarcher mencionou, e consertei sem problemas.

willianholtz escreveu:

espero que não saia nada mais desse tipo por enquanto!

Vão sair, pode ter certeza smile

#13 27/06/2013 21:46:29

Osiel Gomes
Membro

Boa noite, hoje finalmente tive coragem de atualizar, mais alguém mais quando executou esse comando para começar a atualização

[[email protected] ~]$ sudo pacman -Qqo /bin /sbin /usr/sbin | pacman -Qm -
bash: pacman-color: comando não encontrado 

Teve problemas desse tipo? Já tentei reinstalar e até desinstalei e mudei meu alias no bashrc que apontava para pacman-color.

#14 27/06/2013 23:47:40

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

E resolveu?

#15 28/06/2013 00:03:22

Osiel Gomes
Membro

sistematico escreveu:

E resolveu?

Pior que não resolveu rsrsrs... Mesma mensagem... Eu tava seguindo o passo a passo mais no primeiro comando já deu esse problema

Rodapé do site