Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 09/10/2015 12:46:59

sarinvx
Membro

Pré-Instalação Internet + PPPoE

Pessoal, bom dia.

Antes de tudo, já li os guias das wikis, não tenho experiência ''avançada'' como todos sugerem e opinam pra desencorajar o uso desse sistema. O problema é que, mesmo sendo avançado - ao menos na instalação - ele é o que melhor se aplica ao que a grande maioria quer : vem enxuto, partindo apenas do usuário a escolha do que instalar e foi por esse motivo que escolhi abandonar o Mint e partir pro Arch.

O que pega é que estou com problemas pra conseguir conectar aqui durante a pré-instalação. Tenho o último cd disponibilizado (archlinux-2015.10.01-dual) e faço o boot pela usb.
Depois do boot, carrego o meu teclado padrão e já vou direto pra configuração da internet - wired.

Lendo as wikis e, depois de algumas idas e vindas, "organizei" alguns passos pra tentar conectar :

Como minha placa é Broadcom, tenho que carregar o driver dela. Quando inicio o sistema, digito ls /sys/class/net e o resultado é apenas a wlan. Via ip link também. Então eu encontrei isso aqui :

modprobe -tg3
modprobe broadcom
modprobe tg3

ls ou ip link de novo e aparece a minha ethernet : enp4s0.

O próximo passo que vi é que devo endereçar um ip pra placa via ip addr add "ip/submask (...) dev enp4s0

Quando dou o comando pra verificar se o ip foi designado (esqueci o nome do comando agora) vejo que foi. No entanto, tenho algumas dúvidas. A minha internet é via rádio. Nas configurações ipv4, o ip e dns estão no automático (vendo isso no windows). No entanto, sei que são fixos porque são sempre os mesmos números.

Só que minha conexão é PPPoE. Então, eu anotei todos os números do ipconfig do windows aqui:

Conexão PPPoE:
ipv4 10.16.49.236
Masc 255.255.255.255
Gateway 0.0.0.0

Ethernet
ipv4 169.254.202.13
Masc 255.255.0.0
Não tem n. de gateway.

Como preciso de usuário e senha (pppoe) no windows, entrei no pppoe-setup e configurei, e aqui encontrei um problema que tive no Mint e tive que alterar pra funcionar : no ubuntu, digitava usuário e senha e conectava normal, no Mint, eu tive que colocar o nome EXATO do provedor na configuração, depois disso ele conectou normal. Mas no Arch, no pppoe-setup, nenhum momento me foi solicitado pra indicar o nome do provedor...

Me parece bastante lógico que na hora de indicar no ip addr o ip da placa, este deve ser o 169.254.202.13. Pra desencargo de confiança, já indiquei o ip da conexão pppoe e testei com o ping e também não deu nada.

Outra coisa que está me intrigando é o fato de que eu fui mudar o hostname e deu como "não permitido". No entanto, depois eu fui verificar e vi que a alteração tinha ocorrido mesmo com a mensagem de ''não permitido''.

Bom, estou meio perdido aqui. Gostaria de alguma luz.

Fiz esses passos mais de duas vezes, alterando uma ou outra informação que encontrava nas wikis mas nada resolveu. Também fiz a operação com o dhcpcd.service "ligado" e "desligado", não mudou nada da mesma forma.

Alguém tem uma ideia de como devo proceder ? Lembrando que wifi não me interessa no momento, depois que tiver em ambiente gráfico vou querer configurar apenas pra transformar o note em ponto de acesso, mas isso não é prioridade agora.

Valeu pessoas !

#2 09/10/2015 14:58:21

sarinvx
Membro

Re: Pré-Instalação Internet + PPPoE

Tive uma luz aqui e fiz um teste. Carreguei uma liveusb do Mint pra dar o ifconfig -a e ls /sys/class/net pra ver as configurações tanto da ethernet quanto pppoe. Descobri que o ip 10.16.49... deve ser configurado no pppoe mesmo e o outro ip pra ethernet.

Mas o estranho é que no Mint, minha placa de rede é eth0 e não enp4s0 (aparece assim no Arch). Também não tem endereço ip "normal", no inet6 addr aparece fe80: : a9e (...) Isso não é endereço ipv6 ??!!

#3 10/10/2015 14:57:55

chulungs
Membro
De: Florianópolis, SC

Bem doido isso aí, nunca configurei uma conexão pppoe no linux então não sei se vou ajudar muito.

O que posso te dizer é que vc deve colocar o IP 10.16.49.236 e mascara 255.255.255.255 na configuração do pppoe (além do usuário e senha), não sei como faz isso como disse nunca configurei nada do tipo.

Outra coisa que posso ajudar é que o IP 169.254.202.13 não precisa ser configurado em lugar nenhum, este IP apenas o Windows utiliza então não tem serventia no linux.

Com relação ao nome da placa (eth0 e enp4s0) é assim pois o arch utiliza o systemd, e este é o sistema que o systemd utiliza para nomear as placas de rede. Mas não tem diferença, é apenas o nome.

Até tentei dar o comando pppoe-setup aqui mas ele nem existe, único que tem é um tal de pppoe-discovery. Mas isso também não vem ao caso.

#4 10/10/2015 15:59:21

sarinvx
Membro

Fala chulungs... Entao, concordo com o ip do pppoe e configurar usuario, senha e provedor foi tranquilo aqui, deu certo tambem. O problema eh que nao consigo endereçar um ip pra en4s0 e por isso toda vez que eu tento conectar ele nao vai, fica dando "network unreachable".

Vendo pelo mint, minha ethernet esta assim :

eth0: <BROADCAST,MULTICAST,UP,LOWER_UP> mtu 1500 qdisc mq state UP group default qlen 1000
    link/ether 08:9e:01:0c:b1:90 brd ff:ff:ff:ff:ff:ff
    inet6 fe80::a9e:1ff:fe0c:b190/64 scope link
       valid_lft forever preferred_lft forever

unica coisa que eu reconheco como endereço de ip ai eh o inet6 que aparentemente eh ipv6... to tentando de varias formas aqui e simplesmente nao vai...

#5 11/10/2015 08:38:01

chulungs
Membro

Esse inet6 não faz diferença, é um IP local do IPv6, ele sempre vai existir.

No Mint além da interface eth0 quais as outras e como está a configuração?

Pelo que vi na eth0 não é configurado nenhum IP, só na interface PPPoE.

Posta a saída completa do comando

ip addr

#6 13/10/2015 18:14:50

sarinvx
Membro

"Vc está fazendo isso errado". Com essa frase na cabeça, comecei a ir mais devagar, PENSANDO.

Desta forma, percebi que o serviço DHCPCD não estava iniciando automaticamente. Depois que parei pra pensar e me toquei disso, pra testar, reiniciei, loguei e dei systemctl enable dhcpcd.service

Depois disso eu consegui rodar o pppoe-setup e configurar a internet. Depois foi só pppoe-start e a mágica estava feita. Instalei o Gnome e me arrependi até o último fio de cabelo, não gostei. Como algumas configurações foram "empurradas" com a barriga, vou formatar a partição, começar tudo de novo e instalar o XFCE ou Cinnamon - que eu já conheço e gosto/acostumei.

Só uma dúvida : como eu faço, via terminal (depois talvez eu instale o networkmanager pq quero deixar o note como ponto de acesso wifi) pra iniciar automaticamente o dhcpcd.service e minha conexão pppoe iniciar automaticamente ?

É possível, também via terminal, criar um ponto de acesso fixo e que também inicie automaticamente ?

#7 14/10/2015 14:14:20

chulungs
Membro

Como vc já digitou o enable então já é pra iniciar automaticamente.

systemctl enable dhcpcd.service

Habilita o serviço para iniciar automaticamente

systemctl start dhcpcd.service

Inicia o serviço

O mesmo vale para qualquer outro serviço.

Quanto a criar um ponto de acesso acho que via terminal não é possível não, o máximo que já fiz foi uma conexão ad-hoc pelo wicd.
Mas acredito que o networkmanager consiga fazer.

Teria que verificar tbm se sua placa wifi permite esse tipo de compartilhamento, que eu saiba não são todas que permitem.

#8 15/10/2015 18:47:03

sarinvx
Membro

Deu certo aqui. Era systemctl enable [email protected] Agora quando eu inicio, basta dar pppoe-start que ele conecta. Formatei e reinstalei tudo do zero de novo, já que tinha feito algumas coisas com o "modo gambiarra" ligado. Agora está tudo do jeito que eu quero/preciso. Bem, quase tudo.

Configurei o pppoe via pppoe-setup. Vi que tem como fazer iniciar automaticamente e o comando é systemctl enable [email protected], onde o XXX é o "nome" da conexão. O problema é : onde eu acho o nome da conexão ??? Tentei ppp0 que aparentemente seria o default, mas depois de reiniciar e dar o comando systemctl --failed, diz que esse serviço falhou, então creio que ppp0 não seja o nome default. Rodei pela /etc/ppp procurando pelo nome e não encontrei...

Sobre o ponto de acesso, não estou conseguindo criar com o network manager do XFCE4. Dei boot pela Live USB do Mint e lá dá certo, consigo configurar o pppoe e criar o ponto de acesso pelo NM...

Com essa informação acho que já te respondi que minha placa wifi permite esse tipo de compartilhamento hehe

EDIT : lembrei agora... Eu inicio sem WM/DE, conecto e depois inicio o xfce4. Mas fico toda hora com o ícone de internet como se estivesse conectando e aparecendo a mensagem de que a rede está desconectada (ícone do network manager). Mas a conexão está normal... Pq será ?

Última edição por sarinvx (15/10/2015 18:54:52)

#9 15/10/2015 20:45:42

chulungs
Membro

Talvez vc precise criar a conexão pppoe pelo networkmanager, assim ele consegue saber que está conectado.

Quanto ao nome pode usar o comando systemctl --list-unit-files e procurar por algo relacionado ao pppoe.

Apesar que se vc criar a conexão no networkmanager talvez nem precise mais desse comando, já que o nm se encarregaria de iniciar a conexão.

#10 16/10/2015 01:00:09

sarinvx
Membro

Criei pelo NM também e já testei... desliguei a conexão via pppoe-stop e conectei pela DSL criada pelo programa, tudo na mesma rsrs, mas nem dou bola pra isso agora.

Encontrei como criar um ponto de acesso compartilhando a conexão pppoe via scrip (create_ap). Em determinado ponto da configuração, quando tenho que habilitar o NAT, dá um erro referente ao ctstate. Estou fora do sistema agora, mas depois entro e edito aqui.

Ignorando esse erro, consigo criar a conexão e conectar no celular, só que não navega. Enfim, depois edito com a informação necessária aqui..

#11 17/10/2015 07:19:31

sarinvx
Membro

Bom, quando tento habilitar o NAT, esse é o erro recorrente :

[[email protected] ~]# iptables -A FORWARD -m conntrack --ctstate RELATED, ESTABILISHED -j ACCEPT
iptables v1.4.21: Bad ctstate ""
Try `iptables -h' or 'iptables --help' for more information.
[[email protected] ~]#

Me dá a impressão de que falta algo no --ctstate.

Estou seguindo os passos deste script pra criar um AP :
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=1269258

E do guia da wiki pra habilitar o NAT:
https://wiki.archlinux.org/index.php/In … Enable_NAT

Alguma ideia ?

#12 17/10/2015 10:42:38

chulungs
Membro

Aí complicou, manjo pouco de iptables.

#13 17/10/2015 22:26:55

sarinvx
Membro

Psé, mesmo aqui haha. O help do iptables também não ajudou nada. No fórum americano me falaram que é uma das opções do ctstate que tá retornando erro, mas fica meio difícil descobrir já que a própria mensagem de erro não me trás nenhuma informação dentro das aspas (Bad ctstate "").

Já removi todos os arquivos e configurações de internet, reinstalei do zero de novo (só a internet dessa vez haha) e nada ainda.

#14 18/10/2015 04:54:36

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

#15 18/10/2015 20:52:18

sarinvx
Membro

Não deu.. Apaguei todas as configurações do iptables e refiz todo o procedimento, aí deu certo. Mas o estranho é que salvei as configurações antes de refazer e comparei depois de ter iniciado o processo novamente e não mudou nada, mas funcionou rsrs...

Agora tá show ! Única coisa que ainda não deu certo foi a conexão pppoe iniciar no boot. A conexão é a ppp0, já tentei com o systemctl de diversas formas e não deu, mas desisti... até porque tudo que preciso é do comando pppoe-start então, no fim das contas, não faz muita diferença iniciar com o boot ou não...

#16 18/10/2015 22:48:31

swatquest
Moderador

Rodapé do site