Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 31/12/2015 08:41:44

Janilson
Membro
De: Recife-PE

Drive Placa de Video AMD

Fala galera.

Comprei um notebook dell que vem com placa de video  AMD Radeon™ HD R7 M265 daí formatei a máquina (que veio com Ubuntu) mas não consigo instalar nenhum drive pra essa placa.

A primeira opção foi o catalyst. Adicionei os repositórios não oficiais conforme indicado pela Wiki, mas não consigo instalar o catalyst porque ele não suporta o Xorg 1.18. Tentei instalar o xorg-server 1.17 (também pelo repositório não oficial) mas o xorg-server não pode ser removido devido a problemas também com dependências.
   Tentei instalar o xf86-video-ati, que é o recomendado pela wiki, drive aberto pra AMD, mas esse aí nem consigo instalar. Ele diz que tem que remover o xorg-server (conflito), e quando eu tento remover o xorg-server, o pacman avisa que o xorg-server é uma dependência do GDM

O que eu quero: instalar o Catalyst. Instalar o drive e poder usar a placa de video.
O que pode ser bom: instalar o video opensource pra AMD

No mais, boas festas.

OBS: Não sei se tem algo a ver, mas a bateria está acabando muito rápido com o Arch, com o Ubuntu ela durava 4 horas (pelo menos na estimativa informada) e no arch foi só uma hora e pouca, será que a falta de drive de video pode causar isso?

Obrigado desde já.

Trago a luzes dos postes nos olhos. Rios e pontes no coração. Pernambuco embaixo dos pés. E minha mente na imensidão (Chico "Ciência")

#2 31/12/2015 10:25:21

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Re: Drive Placa de Video AMD

E aí Janilson.

Já que não consegue remover o xorg-server naturalmente, remova-o na força, e então prossiga com a instalação do catalyst e do xorg-server suportado para o driver.

Faça o comando abaixo e o xorg-server será removido e sem checar suas dependências:

pacman -Rdd xorg-server

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#3 31/12/2015 10:26:16

phillipe
Moderador
De: Novo Gama - GO
Website

Ah! E quanto a bateria do seu notebook, tente um dos links abaixo:

https://wiki.archlinux.org/index.php/TLP
https://wiki.archlinux.org/index.php/Laptop_Mode_Tools

"NÃO HÁ NADA COMO A LIBERDADE." (Nelson Mandela)

#4 31/12/2015 14:57:51

Janilson
Membro

Valeu.

Eu consegui fazer a instalação do Catalyst, bastava colocar os repositórios não oficiais encima de todos.
Porém, depois que instalei não conseguia dar boot mais. Tive que usar um boot USB pra desistalar tudo (catalyst, xorg antigo) pra poder voltar a funcionar.
Voltou mas o touchpad não pega mais.

Alguém aí usa AMD de video? Eu realmente tô achando meio difícil de ajustar mesmo lendo a wiki.

Sobre a bateria, vou olhar os links, acho que não os vi ainda.

Última edição por Janilson (31/12/2015 16:07:23)

Trago a luzes dos postes nos olhos. Rios e pontes no coração. Pernambuco embaixo dos pés. E minha mente na imensidão (Chico "Ciência")

#5 31/12/2015 16:08:28

Janilson
Membro

Fiz mais coisas

1 - touchpad voltou a funcionar. (reinstalei o synaptics
2 - Instalei novamente o catalyst e reiniciei. Depois fica só no GDM, não passa dele
3 - Fui editar o etc/default/grub

GRUB_CMDLINE_LINUX="nomodeset"

Depois que fiz isso nem consigo chegar no GDM. Depois do grub, fica travado no erro (3 vezes essa linha):

[drm:gen8_irq_handler [i915]] *ERROR* The master control interrupt lied (SDE)!

Última edição por Janilson (31/12/2015 16:08:45)

#6 03/06/2016 20:33:37

Adriano_Gon
Membro

Eu consegui resolver o problema instalando o Kde porque o gnome e o gdm não funcionam com o driver Catalyst.

#7 08/06/2016 22:54:03

Janilson
Membro

Ah, obrigado pela resposta. Eu estava muito corrido (ainda estou), e queria usar o driver proprietário, mas com essas loucuras de atraso da AMD pra liberar drive eu desisti e estou com o Ubuntu 14.04. Apesar de ser SUPER FÃ do Arch, quis dar uma mudada. Mas sempre passo por aqui big_smile

#8 10/06/2016 13:33:46

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Janilson escreveu:

e estou com o Ubuntu 14.04.

Meus pêsames.

#9 29/06/2016 13:35:42

hansbonini
Membro