Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 01/04/2016 08:52:04

Elnrlinux
Membro

[RESOLVIDO] Ajuda com o X que não levanta.

Bom dia a todos.

Gostaria de saber se alguém que usa o Arch linux e tem placa de video da AMD pode me ajudar por favor!

Estou instalando o Arch Linux pela primeira vez. Tudo certo com a instalação base (nenhum erro), mas estou com problema com o grafico que não levanta quando dou startx para testar. 

Fiz tudo o que mandava fazer segundo a Wiki do Arch e videos no youtube etc..  Quando dou startx, o meu X não levanta, diz que esta starttando, mas nada acontece. Tentei pesquisar no google antes de pedir ajuda, mas estou com dificuldades.

Tenho um notebook  com a placas de vídeo  hibridas Uma da Intel 3 geração graficos HD 4000, e uma AMD Radeon HD7650M.

Tentei instalar o driver da intel (pacman -S  xf86-video-intel), tentei instalar o da ATI (pacman -S  xf86-video-ati) até o genérico (pacman -S xf86-video-vesa) eu tentei na esperança, mas não tive sucesso, sempre que dou o startx não levanta o X. Só não instalei o Catalyst porque não soube fazer. Como disse estou instalando o Arch pela primeira vez. Até então eu usava Ubuntu.

Alguem que usa Arch com placa AMD Radeon HDXXX. Pode me dar alguma dica se estou fazendo algo errado ou esquecendo de fazer algo???
Como eu disse é a primeira vez que estou tentando instalar o Arch, então toda ajuda é bem vinda.

Obrigado!!!

Última edição por Elnrlinux (13/04/2016 08:16:34)

#2 01/04/2016 15:14:46

Osiel Gomes
Membro

Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o X que não levanta.

Boa tarde,

Eu já usava o arch no Desktop e ontem resolvi instalar em um note que eu acabei de comprar e também veio com placa Intel e Amd... Instalei normal e instalei a placa intel pois é a que reconhece, mais eu fiquei com essa dúvida também, tipo se eu instalasse o driver AMD minha placa AMD que iria funcionar e não a Intel, se alguém puder ajudar, ficaremos grato big_smile

Sobre o seu problema a minha instalação ocorreu normal, qual o erro que dá ao tentar levantar o X?

O meu passo de instalar o xorg foi esse:

# pacman -S xorg-xinit xorg-utils xorg-server
Para Intel:
# pacman -S xf86-video-intel mesa mesa-demos

Depois eu configurei meu .xinitrc por que se eu dar somente startx dá pau...
No meu caso eu uso o Window Tilling i3 portanto meu xinitirc ficou assim

exec i3.

Lembrando que eu não uso gerenciador algum para logar do tipo GDM, etc...

Veja aí e me diga.

#3 01/04/2016 16:15:58

Elnrlinux
Membro

Boa tarde Osiel!

Como falei esta é a primeira vez que instalo o Arch e nem sabia que tinha que configurar o .xinitrc smile Provavelmente ai deve estar meu erro. Eu fiz da seguinte maneira:

# pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
# pacman -S mesa
# pacman - S xf86-video-intel
# pacman -S xorg-twm xorg-xclock xterm
# pacman -S ttf-dejavu

$ startx

(até este momento nem instalei ainda um ambiente gráfico. Pretendo instalar o xface, mas até o momento minha intenção era apenas testar o X mesmo)

Mas assim deu pau, dizia que estava starting, mas não saia da tela preta.

Não mexi nada no .xinitrc (e nem sei como mexer lá kkk vou dar uma pesquisada sobre)

Mas já me deu uma direção!! agradeço muito, vou dar uma estudada sobre .xinitrc e como se configura, testar e informo se eu certo.

Grande Abraço!

Última edição por Elnrlinux (01/04/2016 17:10:56)

#4 01/04/2016 23:13:22

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#5 02/04/2016 11:50:08

Osiel Gomes
Membro

Elnrlinux escreveu:

Boa tarde Osiel!

Como falei esta é a primeira vez que instalo o Arch e nem sabia que tinha que configurar o .xinitrc smile Provavelmente ai deve estar meu erro. Eu fiz da seguinte maneira:

# pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
# pacman -S mesa
# pacman - S xf86-video-intel
# pacman -S xorg-twm xorg-xclock xterm
# pacman -S ttf-dejavu

$ startx

(até este momento nem instalei ainda um ambiente gráfico. Pretendo instalar o xface, mas até o momento minha intenção era apenas testar o X mesmo)

Mas assim deu pau, dizia que estava starting, mas não saia da tela preta.

Não mexi nada no .xinitrc (e nem sei como mexer lá kkk vou dar uma pesquisada sobre)

Mas já me deu uma direção!! agradeço muito, vou dar uma estudada sobre .xinitrc e como se configura, testar e informo se eu certo.

Grande Abraço!

No meu caso eu configuro o meu xinitrc por que tenho umas configurações especiais, e o meu Window Tilling é bem diferente das configurações de ambientes convencionais...

Quando eu instalava o Gnome ou Xfce nunca precisei mexer no xinitrc a não ser que tivesse alguma configuração especial... Por que o Gnome por exemplo com o GDM que controlava isso ai...

Instala algum ambiente e testa novamente.

#6 07/04/2016 12:34:54

Elnrlinux
Membro

Olá Osiel.

Nada ainda... Já não sei muito o que fazer... To até pensando em tentar o Antergos.

#7 09/04/2016 03:03:36

swatquest
Moderador

Você configurou o  ~/.xinitrc?
Você leu e seguiu os procedimentos citados na página?
Qual o erro que aparece?

#8 09/04/2016 21:43:44

Elnrlinux
Membro

Resolvido!
reinstalei tudo novamente e desta vez deu certo.

#9 10/04/2016 00:14:29

swatquest
Moderador

Oi amigo,
   Coloque como resolvido no título do tópico.

Rodapé do site