Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 28/05/2016 10:47:18

Dockas
Membro
De: Santa Catarina, Brasil

O que você acha do Arch Linux? [Entrevista coletiva]

Olá pessoal, bom dia!

Então, deixe-me dar um background inicial antes de fazer umas perguntinhas pessoais sobre o Arch Linux:

Sou um acadêmico de Sistemas de Informação, cursando a terceira fase. Dessa forma, estou fazendo um trabalho envolvendo a escolha de um Sistema Operacional, respondendo a alguns requisitos especificados no trabalho. Assim sendo, fiz uma procura pela Internet e acabei me deparando com o Arch. Finalmente, um dos requisitos finais do trabalho é fazer uma entrevista com um usuário, de preferência experiente, que utilize o sistema operacional escolhido. OBS: Um usuário não é o limite, quanto mais melhor!

Aqui onde resido o Linux não é muito difundido, sendo apenas utilizado para servidores. Poucas pessoas o utilizam como um sistema operacional pessoal... então ficou meio complicado achar alguém por aqui. Então pensei em tentar a sorte aqui no fórum e falar com vocês, o que acham? Poderiam me ajudar?

Aqui vão as perguntas:

1) Já utilizas o Arch Linux a quanto tempo? Teve algum motivo especial para começar a utilizá-lo?
2) Existe uma qualidade ou característica que faz você gostar de utilizá-lo?
3) Ele supre suas necessidades(trabalho, lazer)?
4) Referente a problemas de Sistema Operacional, ele é confiável, ou dá muitos problemas?
5) Recomendaria para outros usuários que nunca utilizaram Linux? Tens uma dica por onde começar? Ler artigos relacionados à instalação?

Ficarei muito agradecido pela colaboração de vocês!

Grande abraço,

Douglas.

#2 31/05/2016 02:24:04

corvolino
Admin
De: Bahia
Website

Re: O que você acha do Arch Linux? [Entrevista coletiva]

1) Desde 2007. A filosofia da distribuição foi um atrativo para mim.
2) Simplicidade e Eficiência.
3) Até o momento tudo que desejei fazer com o Sistema Operacional foi suprido.
4) Qualquer Sistema Operacional que não conhecer e manusear sem o devido problema pode acarretar problemas. Ler a Documentação e pesquisar antes de fazer procedimentos é essencial para utilizar qualquer coisa.
5) Não para os usuários preguiçosos, os que não gostam de ler e acham que as pessoas devem responder todas suas dúvidas. Leia algum tutorial de instalação, atualmente existe de forma escrita e em vídeo em diferentes níveis.

Espero ter ajudado.

corvolino ~  archlinux i686

* http://corvolinopunk.wordpress.com  / @corvolinopunk

#3 01/06/2016 05:20:34

sistematico
Admin
De: Campo Grande / MS
Website

Dockas escreveu:

1) Já utilizas o Arch Linux a quanto tempo? Teve algum motivo especial para começar a utilizá-lo?
2) Existe uma qualidade ou característica que faz você gostar de utilizá-lo?
3) Ele supre suas necessidades(trabalho, lazer)?
4) Referente a problemas de Sistema Operacional, ele é confiável, ou dá muitos problemas?
5) Recomendaria para outros usuários que nunca utilizaram Linux? Tens uma dica por onde começar? Ler artigos relacionados à instalação?

1) +/- desde 2008, o Hugo Doria(ex-Developer) me convidou a experimentar, usei outros sistemas mas sempre acabo voltando para o Arch Linux.
2) Simples, leve e rápido.
3) Todas, sem exceção.
4) No começo acredito que ele dava, a muitos anos atrás, hoje acho que somente por culpa do usuário, pra mim ele tem sido bastante estável(apesar de ser um sistema com uma quantidade massiva de atualizações).
5) Como o corvolino citou, é preciso ler um pouco. A documentação que eu recomendo é a Wiki, em especial o Installation Guide.

Um abraço.

#4 06/09/2016 13:06:13

Danilo Vilas Boas
Membro
De: São João da Boa Vista - SP

Provavelmente o trabalho já foi feito e entregue, mas vou deixar minhas respostas aqui assim mesmo.

1. Desde 2009. Precisava de um sistema leve que não me obrigasse a usar uma DE gigantesca como Gnome ou KDE pra rodar num Duron com 256MB de ram que eu tinha naquela época.
2. Eu cheguei pela leveza e fiquei pela simplicidade e pela alta qualidade da documentação.
3. Com a chegada da steam pro Linux ele agora atende a todas. Mas exceto no campo dos jogos, sempre me atendeu em tudo desde o começo.
4. Bom, Tanembaum diz que o papel de um S.O. é não ser visto pelo usuário. O Arch compre esse requisito. Às vezes eu volto aqui no fórum só pra ver se tem novidades, porque passo sempre muito tempo sem ter problemas e acabo me esquecendo que uso Arch. Claro, segundo a filosofia da distro o Arch é o que você faz dele, então se o usuário não tomar alguns cuidados e deixar de seguir algumas boas práticas ele vai ter problemas sim.
5. De maneira geral, não. O corvolino matou essa questão, o sistema não é para usuários preguiçosos e que gostam de receber as coisas de bandeja, embora seja totalmente amigável a quem gosta de ler e entender os porquês das coisas. Como esse último tipo de usuário é meio difícil de achar, eu acabo não recomendando Arch para quase ninguém. Minha recomendação é RTFM, ou seja, ler a Wiki e os fóruns BR e gringo.

Acho que é tarde, mas boa sorte na sua pesquisa.

Archeando...

Rodapé do site