Você não está autenticado.

#1 10/07/2017 15:58:26

MLagoa
Membro
De: Mundo Novo - MS

[Resolvido] Impressora Epson L375 parou de imprimir

Olá.
Em 29 de Setembro de 2016 eu criei esse tópico (deixo o link abaixo) buscando ajuda para instalação de uma Impressora Epson L375.
https://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=4602

Seguindo a orientação dos colaboradores deixadas naquele tópico, tive a impressora funcionando até recentemente, porém "sem mais, nem menos" ela deixou de ser reconhecida pelo Arch Linux!
Tento imprimir em PDF, ou no Libreoffice, e só aparece opção de "imprimir em arquivo". tenho certeza que não mexi em nenhuma configuração, porém o Arch simplesmente deixou de reconhecê-la.

OBS: A ferramenta de Scanner que existe nessa impressora continua funcionando normalmente, pois consigo através do programa "XSane" escanear documentos e gravá-los em formato PNG. Isto significa que o cabo USB está ligado corretamente...

Já foi instalado: CUPS, Ghostscript, Avahi, epson-inkjet-printer-escp.
Já adicionei meu usuário no grupo "lpadmin".
Já editei o arquivo  /etc/cups/cups-files.conf, adicionando o grupo "lpadmin" dentro desse arquivo.

Já iniciei os serviços:
systemctl enabled cups-browsed.service
systemctl start  cups-browsed.service
systemctl enable avahi-daemon.service
systemctl start avahi-daemon.service

No Menu de aplicativos, aparecem dois ícones, com os seguintes serviços:
"Gerenciador de Impressão" (O ícone é uma letra "C", com as palavras Unix Printing System dentro da letra "C")
"Configurações da Impressora" (O ícone é o desenho de uma impressora)

a) Ao clicar sobre o primeiro (Gerenciador de Impressão), ele "pisca a tela" rapidamente, dando-me a impressão que abriu uma janela de diálogos e fechou logo em seguida. Apenas isso.

b) Ao clicar sobre o segundo (Configurações da Impressora), abre uma caixa de diálogo com opção "Adicionar" sombreado.
Único botão que funciona nessa tela é: "Conectar ao servidor CUPS", dando-me esse caminho: "/run/cups/cups.sock"
Ao confirmar a conexão, retorna o seguinte erro: "failed to connect to server"

Lembrando que já abri e iniciei o serviço CUPs através dos comandos (via terminal com a senha root):

Parece-me (mas não tenho certeza) que o erro está em tentar acessar http://localhost:631/, pois digitando o comando:
/usr/bin/xdg-open http://localhost:631/ diretamente no terminal, ele tenta abrir o navegador Web nesse endereço, porém retorna com essa mensagem de erro:
"O Firefox não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor localhost:631"
(Eu também nunca consegui enviar impressão através do browser Firefox, mesmo antes da impressora parar de vez, mas isso nunca me incomodou, pois eu uso a impressora apenas no Libreoffice e no Foxit Reader).

O serviço de impressão via Wireless, através do APP Epson Print (Celular Android) consegue enviar comando de impressão normalmente, mas meu bendito Arch Linux recusa-se a imprimir...

AH! Houve sim, uma configuração: Quando ainda funcionava a impressora, eu pedi que "não mantesse o histórico das impressões". Fiz isso recentemente, dias atrás.
Agora, acessando o arquivo: "/etc/cups/cupsd.conf" eu notei que dentro dele TEM APENAS UMA LINHA DE COMANDO:
"PreserveJobHistory No"
Será que aquele simples comando (para não preservar o histórico das impressões) acabou danificando o arquivo cupsd.conf, sobreescrevendo-o, deixando em branco, com apenas essa linha de comando, e é isto que está causando todo esse aborrecimento?

O que pode estar acontecendo?
Agradeço toda ajuda possível.
Muito obrigado!

Última edição por MLagoa (11/07/2017 13:12:33)

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

#2 11/07/2017 00:02:31

swatquest
Moderador

Re: [Resolvido] Impressora Epson L375 parou de imprimir

Oi amigo,

Como está seu arquivo /etc/hosts?

cat /etc/hosts

Foi mal, consertei no outro tópico também
Se você quiser habilitar o  browsing, então você tem que habilitar o cups-browsed.service e o avahi-daemon.service

Sobre o serviço principal não é o cups-browsed.service, e sim org.cups.cupsd.service.

systemctl enable org.cups.cupsd.service
systemctl start org.cups.cupsd.service

Última edição por swatquest (11/07/2017 00:12:59)

#3 11/07/2017 01:30:05

MLagoa
Membro

Olá, Swatquest.
Meu host:
~[[email protected]]$: cat /etc/hosts
#
# /etc/hosts: static lookup table for host names
#

#<ip-address>    <hostname.domain.org>    <hostname>
127.0.0.1                   localhost.localdomain              ArchLinux
::1                       localhost.localdomain             ArchLinux

# End of file

Então para habilitar o browsing, eu devo colocar esses comandos?
systemctl enable org.cups.cupsd.service
Ok, já fiz isso, agora.
Mas o browsing continua abrindo somente quando eu digito (superusuário) esta linha de comando:
/usr/bin/xdg-open http://localhost:631/

Instalei o footmatic (tudo que eu achei sobre ele, no pacman)
Também instalei com yaourt o driver "epson-inkjet-printer-201401w"
O CUPS enxergou minha impressora, mas ainda não consigo imprimir. No libreoffice a opção de configurar a impressora me mostra o tamanho de página sombreado e "tipo de linguagem de impressora =  Automático PDF"
e me dá as opções:
PostScript 1
PostScript 2
PostScript 3
PostScript nível do driver.
PDF

Desinstalei o "epson-inkjet-printer-201401w" e no lugar dele instalei o "epson-inkjet-printer-201207w", que pela numeração me pareceu mais atual.
Mas continua do mesmo jeito: O CUPS enxerga minha impressora, o Libreoffice também, porém não é capaz de imprimir.

Notei que o CUPS (sempre acionando o browsing pela linha de comando) não foi capaz de detectar uma "impressora local", mas está instalando minha impressora como se fosse "impressora de rede". Isso é normal? Eu não estou compartilhando ela com ninguém, e ela está ligada ao PC através do cabo USB...
O Cups me apresenta a impressora duas vezes (será que tem mais de um driver de impressora instalado?):
a) Epson L375 Series (em lpd://192.168.1.102:515/PASSTHRU)
b) Epson_Epson_L375_Series (em dnssd://Epson%20L375%20Series._pdl-datastream._tcp.local
Já tentei instalar uma de cada vez, e depois eu instalei as duas ao mesmo tempo, e ainda assim não imprime...

Em "configuração de Impressora/Solução de Problemas", pedi um debuggin e uma página de teste. O resultado foi: "arquivo ou diretório não encontrado"

Acho que minha instalação de impressora está bugado, e eu desejaria fazer uma instalação limpa, como se nunca tivesse instalado nada. Por exemplo: Quando eu DESINSTALEI o CUPS, notei que as pastas "cups" permaneceram dentro dos diretórios /etc/  -  /usr/lib/  -  /usr/include/   e   /usr/share/
Tenho uma porção de drivers baixados pelo pacman e AUR por causa dessa impressora, e cada vez que desinstalo/reinstalo o cups, os drivers, etc. parece que o Sistema aproveita as configurações anteriores...

Última edição por MLagoa (11/07/2017 01:32:05)

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

#4 11/07/2017 13:41:10

MLagoa
Membro

Não sei bem o que fiz, porém, segui esse método (tentei eliminar qualquer referência da impressora instalada no meu Sistema):
Primeiro procedimento:
Deletei:
Cups, Cups-pdf, Avahi, Foomatic, epson-inkjet-printer-201207w, epson-inkjet-printer-escpr.
Alguns, tive de usar o comando "pacman -Sdd", por causa das dependências...
O LibreOffice parou de funcionar, voltando ao normal apenas depois que REINSTALEI o "Libcups".
Obs: também deletei a pasta /etc/cups onde o ArchLinux mantinha diversas configurações (sei que dá pra evitar a criação dessas cópias de segurança usando um comando específico no pacman na hora de eliminar pacotes, mas acabei deletando a pasta "na unha" mesmo).

Segundo procedimento:
Reinstalei: Cups, Avahi, epson-inkjet-printer-escpr, epson-inkjet-printer-201207w (nesta sequência).
Acrescentei o usuário nos grupos: lp, lpadmin, avahi e polkitd.
Mantive funcionando os daemons:
systemctl enabled org.cups.cupsd.service
systemctl enable avahi-daemon.service
systemctl start avahi-daemon.service
Adicionei a Impressora usando o Cups (porém o browsing só funciona se eu digitar "/usr/bin/xdg-open http://localhost:631/" na linha de comando... Isto ainda não consegui resolver)   hmm
Imprimi a página de teste, desliguei e liguei o PC (pra observar se mantinha as configurações e a impressora funcionando)
E agora tudo voltou ao normal: Impressora no LibreOffice, Scanner, etc.
SOMENTE NÃO CONSIGO IMPRIMIR A PARTIR DO BROWSE FIREFOX (só permite imprimir para arquivo), mas isso já acontecia antes... Imagino que seja algum problema relacionado com permissões... Porém, se tiverem uma sugestão, eu agradeço.

Obs(1): após esses procedimentos, a impressora tornou aparecer como "impressora local" e não apenas "em rede", na hora de adicionar/selecionar uma impressora no Cups... Sinceramente, não sei dizer o que eu fiz, o que era necessário e o que foi desnecessário fazer, mas o resultado final foi positivo e acabou dando certo!!

Obs(2): Também só tenho acesso ao browsing do Cups DEPOIS DE ATIVAR O AVAHI e acrescentar o usuário no grupo. Não sei dizer qual relação que há entre avahi e cups.

De qualquer forma, agradeço toda ajuda recebida, em especial Swatquest, sempre atencioso na hora de tentarmos uma solução.
Obrigado!  smile

#5 12/07/2017 00:02:37

swatquest
Moderador

Sobre o firefox e outros programas em gtk3.
Para aparecer a impressora tem que instalar o pacote gtk3-print-backends
https://wiki.archlinux.org/index.php/CUPS
https://www.archlinux.org/packages/?nam … t-backends

Sobre o hosts recomendo adicionar o 127.0.1.1

alguns programas utilizam o 127.0.1.1

Por exemplo

#
# /etc/hosts: static lookup table for host names
#

#<ip-address>	<hostname.domain.org>	<hostname>
127.0.0.1	localhost.localdomain	localhost	casahost
127.0.1.1   casahost.localdomain	casahost
::1			localhost.localdomain	localhost	casahost
# End of file

Lembrando que o hostname tem que ser o mesmo que o criado em /etc/hostname
Por exemplo

casahost

Sobre o acessar via navegador http://localhost:631/

Vê se o arquivo tem estas linhas
/etc/cups/cupsd.conf

# Allow remote access
Port 631
Listen /run/cups/cups.sock
Listen casahost:631

E se não funcionar tente adicionar

Listen localhost:631

Lembrando caso use firewall permitir a porta 631.

Mais informações
https://wiki.archlinux.org/index.php/CU … er_sharing

Caso queira compartilhar a impressora use o ipp por ser menos problemático e funcional.

No Windows coloque o endereço
http://hostname:631/printers/printer_name

Última edição por swatquest (12/07/2017 17:36:58)

#6 12/07/2017 12:38:00

MLagoa
Membro

Olá.
A impressão no Firefox foi resolvido com a instrução acima, instalando "gtk3-print-backends"
Também adicionei aos /etc/hosts/ a linha: "127.0.1.1   ArchLinux.localdomain    ArchLinnux" (sendo ArchLinux meu hostname)

Consigo imprimir a partir do Firefox, LibreOffice, Gimp, etc.
Não houve a necessidade de modificar o cupsd.conf, pois a impressora agora está 100% funcional.
Agora ficou tudo Ok!
Mais uma vez, obrigado  smile

Última edição por MLagoa (12/07/2017 12:54:42)

Rodapé do site