Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 24/08/2017 15:10:42

MLagoa
Membro
De: Mundo Novo - MS

Pacote "gstreamer0.10" não existe. Sem som na placa "AC'97"

Olá.

A atualização do Sistema (pacman -Syu) me deu muito trabalho, com mensagens de "kernel panic" no boot. Isto me obrigou a reinstalar o Sistema.

Porém, na reinstalação, também precisei digitar o comando "# pacman -S archlinux-queyring" para atualizar as chaves, pois havia mensagens de:
"jasper: signature from "Levente Polyak (antrhraxx)... pacman-key etc, etc" impedindo a conclusão da instalação.

Após a instalação e o primeiro boot, recebi novamente o erro de "kernel panic", então instalei um novo kernel (linux-lts) manualmente, para voltar a funcionar:
# pacman -S linux-lts linux-lts-headers (para subistituir o kernel default que o Sistema instala).
# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg (para reconhecer o novo kernel na inicialização)

Agora, o PC está funcionando, porém estou sem som, pois o Arch Linux retirou dos repositórios o pacote "gstreamer0.10"

Eu sempre usei este comando para fazer minha placa de som funcionar, quando instalava o Sistema:
"# pacman -S alsa-utils alsa-lib gstreamer0.10-{base,good,bad,ugly}-plugins gstreamer0.10-ffmpeg pulseaudio pulseaudio-alsa"
O pacote alsa e o pulseaudio estão instalados (eu acho).
Porém, sem esse pacote "gstreamer0.10", eu não consigo som na minha placa on board.
Alguém tem uma sugestão de como substituí-lo?

Tenho o pressentimento que a Distribuição já está descartando minha máquina (assim como já descartou a arquitetura x86 32 bits), o que é uma pena, pois meu PC ainda trabalha veloz e muito leve, com o Arch Linux instalado.
Eu tenho um velho PC com processador "Athlon64 3700+"  instalado numa placa-mãe  "Asus A8V-E SE"  e o som é On Board, identificado como "AC'97"
Eu preciso fazer essa placa de som funcionar novamente, mas com a falta dos pacotes "gstreamer0.10-{base,good,bad,ugly}-plugins" e "gstreamer0.10-ffmpeg" eu não sei mais como devo fazer.

Gostaria muito de uma sugestão, o que eu posso fazer para voltar a ter som no meu PC??
Desde já, agradeço pela atenção.

Última edição por MLagoa (24/08/2017 15:14:17)

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

#2 24/08/2017 23:07:16

swatquest
Moderador

Re: Pacote "gstreamer0.10" não existe. Sem som na placa "AC'97"

Mais insformação
https://wiki.archlinux.org/index.php/GStreamer

Os pacotes foram atualizados, agora instale os pacotes gst

~ $ sudo pacman -Ssq gst-
gst-libav
gst-plugins-bad
gst-plugins-base
gst-plugins-base-libs
gst-plugins-good
gst-plugins-ugly
gst-python
gst-python2
gst-editing-services
gst-plugins-espeak
gst-transcoder
lib32-gst-plugins-base
lib32-gst-plugins-base-libs
lib32-gst-plugins-good

gst-plugin-libde265 ou libde265 (para h.265 video codec implementação) - Via AUR

sudo pacman -S gst-libav gst-plugins-bad gst-plugins-base gst-plugins-good gst-plugins-ugly

caso queira instalar gstreamer0.10, instale pelo AUR
https://aur.archlinux.org/packages/?O=0 … _Search=Go

Última edição por swatquest (24/08/2017 23:07:36)

#3 25/08/2017 21:57:04

MLagoa
Membro

Então, eu tentei instalar os pacotes mas deu erro. E até mesmo a instalação do VLC estava dando erros.
Quando precisei reinstalar o sistema, eu usei um CD com uma ISO gravada em Janeiro... Creio que os erros de chave e "kernel panic" fossem por causa disso.
Então ontem eu fiz um novo download do Sistema e instalei (acabaram-se as mensagens de erro na instalação), porém continua sem som, mesmo depois de instalar o novo gstreamer dos repositórios, como Swatquest sugeriu acima.

Será que temos um erro de permissões? Estou adicionado aos grupos:
"locate,users,audio,video,daemon,dbus,disk,games,rfkill,lp,network,optical,power,scanner,storage"
Será que falta algum grupo aí, ou estes já são suficientes para liberar o som no PC?

E se o problema não for de permissões, então seria algum módulo do kernel que está desativado?
Como eu posso descobrir isso? E descobrindo, como ativá-lo (ou instalar?)

No Alsamixer eu aumentei o volume em todos os canais de saída, sem resultados, também.
E ao abrir o plugim do pulseaudio na barra de tarefas (pavucontrol) com qualquer video do youtube sendo executado, eu vejo a barra gráfica se movendo (conforme a variação do som no vídeo), porém nenhum som chega até os autofalantes.
Já testei os autofalantes em outro computador, e o problema também não é nas caixas de som...

Em última tentativa, estou até pensando em comprar uma placa de som bem simples e instalar...
Mas também não sei qual delas seria compatível com o Linux, pois eu tenho uma Encore 7.1 PCI (ENM232) porém ao tentar instalar, o Linux não reconheceu, avisando já no boot que ignoraria o device...

Realmente, estou "num mato sem cachorro", apesar de pressentir que o problema deve ser simples de resolver...
Embora tenha conseguido instalar o ArchLinux no PC, falta-me experiência e conhecimento melhor do Sistema Linux.
É por isso que estou apelando para a orientação de vocês, aqui no Fórum.   smile

Ao trocar dois pães, cada um voltará pra casa com um pão. Mas ao trocar ideias, cada um voltará pra casa com duas ideias...

#4 26/08/2017 00:03:01

swatquest
Moderador

vamos por parte...

eu sinceramente não adiciono em nenhum grupo.

os grupos que tenho aqui
wheel lpadmin sambashare users

veja em Pre-systemd groups
https://wiki.archlinux.org/index.php/Us … emd_groups
Estes grupos já são automaticamente executados pelo systemd, podendo assim ocasionar erros.

1- você usa notebook ou pc desktop?
2- já viu se o cabo de som está instalado corretamente?
3- você usa alsa  ou pulseaudio?
4- se foir alsa já tentou executar o comando: amixer -c 0 set Master playback 100% unmute?
5- tem um placa de som ou duas?
5- se for duas já tentou configurá-la:
por exemplo: .asoundrc

defaults.ctl.card 1
defaults.pcm.card 1
defaults.pcm.device 0

pcm.dsp {
    type plug
    slave.pcm "dmix6"
}

#High quality resampling - instale o alsa-plugins
defaults.pcm.rate_converter "speexrate_medium"

6- caso seja alsa: já tentou executar depois de configurado o  "alsactl store" para armazenar a configuração.
7- não instale os dois ou use alsa ou use o pulseaudio.

Última edição por swatquest (26/08/2017 00:06:54)

#5 26/08/2017 00:53:39

MLagoa
Membro

Vamos lá:
1- É um PC desktop
2- Sim, o cabo de som está instalado corretamente (no plug verde, onde sempre funcionou) por via das dúvidas, pluguei-o para teste nas outras entradas - menos na entrada rosa de microfone, claro. Mas continuou mudo.
3- alsa e pulseaudio estão instalados. Na instalação anterior já estavam os dois instalados, e funcionavam. Porém, posso desinstalar uma delas se for o caso. Qual das duas melhor se adapta ao chipset VIA da Intel (alsa ou pulseaudio)? Pois meu som é um AC'97 e o linux está tentando configurá-lo com o módulo snd_via82xx. Posso desinstalar uma e deixar a outra. Qual vc recomenda?
4- não sei qual está sendo usada: alsa ou pulseaudio. Com o comando "alsamixer", o aplicativo me apresenta: CARD: PulseAudio / Chip: PulseAudio e mostra apenas um canal de volume.
     Porém, se eu digitar "F6", aparece: Sound Card: "(default)"  e  "VIA8237".
     Se eu selecionar "VIA8237", o aplicativo abre uma tela com diversos canais de som que eu tirei os "MM" e aumentei os volumes.
5-Só tenho uma placa de som, que é ON BOARD (na placa-mãe ASUS A8V-E SE). Eu apenas instalei uma placa off board (Encore, que citei acima) apenas para fazer um teste, para ver se saia som. Como o kernel não reconheceu a placa, dando mensagem de erro no boot, eu retirei. Está somente o chip On board mesmo.
6-Eu não tenho o comando "alsaconf" na instalação do ArchLinux "alsaconf: comando não encontrado". Porém cada vez que eu digito "alsamixer" e mexo nas configurações, eu uso o "alsactl store" para guardar as configurações, sim.
7-seguindo suas recomendações, vou desinstalar o alsa e ver se o pulseaudio configura o som. Se não der certo, faço o contrário: Removo o pulseaudio e instalo alsa novamente (embora nas instalações anteriores, os dois permaneciam instalados e o som funcionava normalmente)

De qualquer forma, obrigado!
E assim que fazer os testes de instalação/desinstalação do pulse e alsa, eu posto aqui o resultado.

===================================================
Resultado: Há muitas dependências para o alsa, veja:

# pacman -R alsa-lib alsa-plugins alsa-tools alsa-utils zita-alsa-pcmi
verificando dependências...
erro: falha ao preparar a transação (não foi possível satisfazer as dependências)
:: ffmpeg: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: ffmpeg2.8: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: gst-plugins-base: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: gstreamer0.10-base-plugins: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: jack: removendo zita-alsa-pcmi dependências 'zita-alsa-pcmi'
:: libcanberra: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: libsndfile: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: mpg123: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: pulseaudio-alsa: removendo alsa-plugins dependências 'alsa-plugins>=1.0.25'
:: qt4: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'
:: wildmidi: removendo alsa-lib dependências 'alsa-lib'

O pulseaudio também está enraizado no sistema, veja o que tem instalado:
libcanberra-pulse, pavucontrol, pulseaudio, pulseaudio-alsa, xfce4-pulseaudio-plugin, pulseaudio-jack.

Penso que a maioria desses pacotes foram instalados pelo próprio Sistema, ou pelo XFCE, ou ainda pelo VLC.

Será que posso remover tudo isso sem danificar a estrutura do Sistema, visto que há muitas dependencias?

Última edição por MLagoa (26/08/2017 01:12:23)

#6 27/08/2017 23:12:47

swatquest
Moderador

MLagoa,

Então recomendo você deixar só um.
O pulseaudio é mais novo e com alguns recursos a mais.
Ele funciona estilo o alsa com o pacote pulseaudio-alsa.

Caso queira usar o pulseaudio, desintale o alsa-utils,alsa-tools e talvez o zita-alsa-pcmi
Os pacotes libs e plugins são necessários para funcionar determinados recursos dos aplicativos.

pacman -Rsn  alsa-tools alsa-utils zita-alsa-pcmi

Veja se tem algum arquivo na pasta home/seu_usuario : .asoundrc, ~/.config/pulse/default.p
Caso tenha apague os arquivos

Reinicie e veja se funciona.

inicie o pulseaudiocaso não esteja sendo executado

pulseaudio --start

Se funcionar , talvez se necessário colocar para iniciar com a desktop o comando

start-pulseaudio-x11

mais informação
https://wiki.archlinux.org/index.php/PulseAudio
https://wiki.archlinux.org/index.php/Pu … leshooting

Última edição por swatquest (27/08/2017 23:13:03)

Rodapé do site