Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 05/09/2017 14:09:13

procobain
Membro

FSTAB - Montar pastas CIFS, erros no client quando servidor está fora.

Boa tarde, estou começando com Arch a poucas semanas, e até agora não acertei meu FSTAB do client (talvez do servidor?).

Tenho 3 computadores com Arch, meu principal, um "servidor" e um htpc, que só uso pra assistir filmes, esses dois últimos estão com samba server habilitado, todos instalados com Arch Anywhere, mas acho que essa parte não tem problema pois o arch gera automaticamente o fstab, não acredido que o Anywhere mude isso..

OBS: Situação para entender o problema:

PC-Principal: Se ele for iniciado, com um dos servidores samba desligados, ele não monta as pastas depois (quando o servidor é ligado).

O fstab original, gerado automaticamente pelo meu Arch é:

# /dev/sdb2
UUID=XXXXX       /               ext4            rw,relatime,data=ordered        0 1

# /dev/sdb1
UUID=XXXXX          /boot           vfat            rw,relatime,fmask=0022,dmask=0022,codepage=437,iocharset=iso8859-1,shortname=mixed,errors=remo$

# /dev/sdb3
UUID=XXXXX       /home           ext4            rw,relatime,data=ordered        0 2

Agora vem as montagens que eu criei:

#SSD 240gb
UUID=XXXXX /home/paulo/ssd2 ntfs-3g defaults,noatime 0 3

#HD 2tb
#//192.168.1.130/root/home/paulo/hd2/Paulo /home/paulo/hd2 cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0

#Linux Backup
#//192.168.1.130/root/home/paulo/hd2/linuxbackup /home/paulo/linuxbackup cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0

#Cameras
#//192.168.1.130/1garagem /home/paulo/cameras/garagem cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0
#//192.168.1.130/2corredor /home/paulo/cameras/corredor cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0

#HTPC
//192.168.1.103/paulo /home/paulo/htpc/paulo/ cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0
//192.168.1.103/root/ /home/paulo/htpc/root cifs _netdev,noauto,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA 0 0

OBS: Eu já tentei várias combinações, mas não dão certo nunca.. nofail,noauto, auto,defaults, será que pode ser algo errado na montagem automática da /home ?

Última edição por procobain (05/09/2017 17:39:56)

#2 05/09/2017 17:36:56

procobain
Membro

Re: FSTAB - Montar pastas CIFS, erros no client quando servidor está fora.

Então, a melhor configuração que consegui foi, defaults,nofail,_netdev,x-systemd.automount

Situações:

1 - Cliente ligado, Servidor desligado = Causa uma lentidão no XFCE/Thunar, porém se acessar as pastas pelo terminal, abrem normalmente, depois de alguns/vários segundos, o Thunar funciona normalmente.

2 - Cliente ligado, Servidor ligou depois = Lentidão inicial no thunar, e quando o servidor liga, tudo funciona como deve.

3 - Cliente ligado, Servidor ligou (funcionou), porém servidor foi desligado antes do cliente = Lentidão no thunar, e ao desligar o cliente, ele tenta desmontar a pasta que já não está acessível, tenta isso por mais de um minuto

Acho que um pouco desse problema é do thunar, que deixa o sistema lento tentando montar a pasta, mas o exemplo 3, mostra que o problema não é só to thunar, o sistema fica tentando desmontar algo que não está mais na rede..

#3 05/09/2017 23:49:10

swatquest
Moderador

cara veja o nfs

https://wiki.archlinux.org/index.php/NFS

sobre o montar depois é só executar

mount -a

no caso poderia montar um script

ou adicionar no unit do samba o comando mount -a

por exemplo adicione
ExecStartPost= mount -a

no caso só vai executar depois do ExecStart for executado com sucesso.

para editar unit
https://wiki.archlinux.org/index.php/sy … ided_units

Última edição por swatquest (06/09/2017 00:10:39)

#4 06/09/2017 20:23:40

procobain
Membro

swatquest escreveu:

cara veja o nfs

Então, eu não queria usar o NFS, primeiro porque tem que funcionar com o cifs, e também pode ser que precise me conectar pelo Windows.

Na wiki do fstab, eles falam em x-systemd.device-timeout=1, que seria usado desistir de montar/desmontar após 1 segundo de tentativa, seria extremamente útil, porém não funciona.

Estou caçando..

#5 07/09/2017 00:28:14

shingonoide
Membro

procobain escreveu:
swatquest escreveu:

cara veja o nfs

Então, eu não queria usar o NFS, primeiro porque tem que funcionar com o cifs, e também pode ser que precise me conectar pelo Windows.

Na wiki do fstab, eles falam em x-systemd.device-timeout=1, que seria usado desistir de montar/desmontar após 1 segundo de tentativa, seria extremamente útil, porém não funciona.

Estou caçando..

Eu acho que você está indo no caminho certo, mas acredito que você tem um problema muito complicado pra resolver também.

Pelo o que eu pude entender, você acaba criando uma situação ao meu ver que é anormal, não existe essa de servidor ser desligado e o cliente continuar funcionando tranquilo, alguma coisa vai ficar doida mesmo... Acredito que talvez até tenha alguma uma solução, mas se me permite dizer parece que você está errando na sua rede numa coisa.
Servidores não são feitos para serem desligados, mas você talvez tenha algum motivo para isso, vamos dizer que talvez seja por conta de energia eletrica...só pra ilustrar meu raciocínio, vamos dizer que é por conta de energia.
Talvez seja mais produtivo em investigar como fazer seu servidor desligar sozinho quando ninguém mais está usando nada do servidor, talvez dar uma verificada se tem suporte a WakeOnLan pra acordar ele pela rede, pensando bem o server talvez possa entrar em stand by e depois voltar com o WOL.

Enfim, espero que contribua com sua jornada.

#6 07/09/2017 00:35:33

swatquest
Moderador

#7 07/09/2017 16:38:31

procobain
Membro

shingonoide escreveu:
procobain escreveu:
swatquest escreveu:

cara veja o nfs

Estou caçando..

Eu acho que você está indo no caminho certo, mas acredito que você tem um problema muito complicado pra resolver também.

Pelo o que eu pude entender, você acaba criando uma situação ao meu ver que é anormal, não existe essa de servidor ser desligado e o cliente continuar funcionando tranquilo, alguma coisa vai ficar doida mesmo... Acredito que talvez até tenha alguma uma solução, mas se me permite dizer parece que você está errando na sua rede numa coisa.
Servidores não são feitos para serem desligados, mas você talvez tenha algum motivo para isso, vamos dizer que talvez seja por conta de energia eletrica...só pra ilustrar meu raciocínio, vamos dizer que é por conta de energia.
Talvez seja mais produtivo em investigar como fazer seu servidor desligar sozinho quando ninguém mais está usando nada do servidor, talvez dar uma verificada se tem suporte a WakeOnLan pra acordar ele pela rede, pensando bem o server talvez possa entrar em stand by e depois voltar com o WOL.

Enfim, espero que contribua com sua jornada.

Obrigado pela ajuda shingonoide, só para você entender,

"PC-Servidor", ele fica 24h ligado, tem um servidor ftp pras câmeras IPs gravarem nele, e tem meu hd de 2tb (único hd que eu tenho pra arquivos), onde salvo tudo, transmission, oscam, teamspeak, e planos pra instalar outras coisinhas..

HTPC - Computador para ver filmes na tv, e jogar um emulador de leve, nele é instalado o Samba, para que eu copie jogos e faça outras coisas, tem que ser por samba mesmo..  Esse computador também acessa o PC-Servidor, onde fica os filmes/séries e etc..

O PC HTPC, é suspenso por inatividade ou desligado junto com a tv (HDMI CEC).
##############

swatquest

Esse link do manjaro eu não conhecia, nunca pesquisei nada lá.. tem umas coisas diferente do que eu estava vendo, já esse segundo eu tinha visto por último ontem, vou tentar algumas combinações agora.

Última edição por procobain (07/09/2017 16:39:24)

#8 07/09/2017 21:17:18

procobain
Membro

Então, esto quase resolvendo esse problema, porém continua o sistema continua ficando lento se esse o servidor samba estiver fora, e quando reinicia os 90 segundos tentando desmontar, a configuração que eu entendo que seria a correta, é:

cifs users,rw,noauto,nofail,_netdev,x-systemd.automount,x-systemd.device-timeout=1,username=USER,password=SENHA

Porém, aprendi um comando aqui, que mostra como a pasta do samba foi montada no cliente.

systemctl cat /home/USER/FOLDER
[[email protected] ~]$ systemctl cat /home/paulo/htpc/paulo
# /run/systemd/generator/home-paulo-htpc-paulo.mount
# Automatically generated by systemd-fstab-generator

[Unit]
SourcePath=/etc/fstab
Documentation=man:fstab(5) man:systemd-fstab-generator(8)

[Mount]
Where=/home/paulo/htpc/paulo
What=//192.168.1.103/paulo
Type=cifs
Options=users,rw,noauto,nofail,_netdev,x-systemd.automount,username=USER,password=SENHA

Ou seja, está desconsiderando o comando x-systemd.device-timeout=1, talvez não funcione mais na versão de algum comando, mount, systemd ou algum outro.

Última edição por procobain (08/09/2017 11:09:28)

#9 08/09/2017 01:42:17

swatquest
Moderador

veja aqui\
https://www.freedesktop.org/software/sy … mount.html

talvez tenha que especificar o tempo, e esta opçào é ignorada no unit

x-systemd.device-timeout=

Configure how long systemd should wait for a device to show up before giving up on an entry from /etc/fstab. Specify a time in seconds or explicitly append a unit such as "s", "min", "h", "ms".

Note that this option can only be used in /etc/fstab, and will be ignored when part of the Options= setting in a unit file.

#10 08/09/2017 21:45:37

procobain
Membro

swatquest escreveu:

veja aqui\
https://www.freedesktop.org/software/sy … mount.html

talvez tenha que especificar o tempo, e esta opçào é ignorada no unit

x-systemd.device-timeout=

Configure how long systemd should wait for a device to show up before giving up on an entry from /etc/fstab. Specify a time in seconds or explicitly append a unit such as "s", "min", "h", "ms".

Note that this option can only be used in /etc/fstab, and will be ignored when part of the Options= setting in a unit file.

Esse comando x-systemd.device-timeout, conforme consta na Wiki do Arch, deve estar errada, simplesmente por não se tratar de um "device" e sim um ponto de rede.. O comando correto, pelo menos pra mim é "x-systemd.mount-timeout=", mas lá mesmo eles usam esse comando pra pastas de rede cifs. Eu já tinha visto a essa parte do s, ms, min, até tinha tentado antes de ver, mas o problema era o comando mesmo, pode ver que agora ele até carrega, estou fazendo mais uns testes aqui, e confirmo qual foi a melhor configuração pra mim.. Depois vou enviar um email pro pessoal da wiki rever isso ai também.. VLW!

# /run/systemd/generator/home-paulo-htpc-paulo.mount
# Automatically generated by systemd-fstab-generator

[Unit]
SourcePath=/etc/fstab
Documentation=man:fstab(5) man:systemd-fstab-generator(8)

[Mount]
Where=/home/paulo/htpc/paulo
What=//192.168.1.103/paulo
Type=cifs
TimeoutSec=900ms
Options=user,rw,_netdev,noauto,x-systemd.automount,x-systemd.mount-timeout=900ms,username=USER,password=SENHA

Última edição por procobain (08/09/2017 21:45:56)

#11 10/09/2017 20:42:17

procobain
Membro

É o seguinte, nada de systemd estava funcionando pra mim na parte de montar pasta, teve duas coisas que me atrasou, o x-systemd.device.mount que a Wiki do Arch diz que tem que usar em pastas CIFS, e uma coisa que foi erro meu:

Eu estava iniciando o client com o servidor samba do outro pc ativado, o cliente abria as pastas corretamente, ai eu desligava o samba do server, a pasta não acessava, então eu ligava novamente e funcionava normal..

Porém isso só funciona se a pasta já for montada no inicio, o que eu preciso é que a pasta seja montada a qualquer momento, com o servidor samba sendo ligado após o cliente..

Estou partindo diretamente para  script do systemd..

#12 11/09/2017 23:21:18

swatquest
Moderador

pelo que entendi você quer montar quando samba for ligado..

você tentou o que passei?

https://forum.archlinux-br.org/viewtopi … 927#p31927

Última edição por swatquest (12/09/2017 00:04:48)

#13 13/09/2017 10:26:03

procobain
Membro

swatquest escreveu:

pelo que entendi você quer montar quando samba for ligado..

você tentou o que passei?

https://forum.archlinux-br.org/viewtopi … 927#p31927

Não, eu gostaria de montar como CIFS mesmo, por causa dos Windows aqui..

Resumindo o problema, o meu computador principal está ligado, ai ligo um computador depois.. que tenha o SERVIDOR samba, o computador principal que já estava ligado, não consegue montar a pasta..

O client só monta o servidor/samba, por comando, tipo mount -a.. Queria que fosse automático..

#14 13/09/2017 23:31:15

swatquest
Moderador

Rodapé do site