Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via paypal.

Para mais informações: contato at archlinux-br.org.

#1 28/02/2018 23:53:42

zugzuang
Membro

Tela de login não aparece.

Ola pessoal, estou usando o Arch Linux pela primeira vez. Estou tentando contornar um problema que parece não ter solução em qualquer distro que eu use. Simplesmente não consigo ver a tela de login do sistema, tanto ao ligar, quanto ao reiniciar o sistema. Para não ter que ficar digitando a senha no escuro, ou tela preta se preferir, resolvi colocar o sistema para fazer login automático. O problema está no cabo adaptador HDMI x VGA que eu uso para poder ter som no meu monitor TV Samsung SyncMaster TA550 Full HD. Estou usando adaptador, porque uso a entrada HDMI do monitor para outro PC, montado só para jogos no windows. O problema é simplesmente estético, o Arch Linux funciona perfeitamente, mais se depois de entrar no sistema tudo é reconhecido, quem sabe exista uma solução, alguma configuração, para que o sistema reconheça o adaptador antes do login. Peço desculpas pelo texto longo, e obrigado pela atenção, vou colocar as configurações do sistema e do meu hardware.

Arch Linux – kernel x86_64 Linux 4.15.5-1-ARCH
KDE 5.43.0 / Plasma 5.12.2
Resolution: 1920x1080
WM:KWin
WM Theme: Breeze
GTK Theme: Breeze [GTK2/3]
Icon Theme: breeze
Font: Noto Sans Regular

CPU: AMD Phenom 9650 Quad-Core
1x4GB DDR2 800mhz
VGA ATI Asus 7750 2Gb
Placa Mãe Gigabyte-Ga-ma69vm-s2
HD Sata 500Gb
MonitorTV Samsung SyncMaster TA550

#2 02/03/2018 17:34:20

swatquest
Moderador

Re: Tela de login não aparece.

não entendi..

se você colocou o sistema para fazer login automático, não vai aparecer tela de login..

é diferente do Windows.

qual o gerenciador de login que você utiliza?
sddm?

Última edição por swatquest (02/03/2018 17:35:50)

#3 03/03/2018 00:53:42

zugzuang
Membro

Re: Tela de login não aparece.

swatquest escreveu:

não entendi..

se você colocou o sistema para fazer login automático, não vai aparecer tela de login..

é diferente do Windows.

qual o gerenciador de login que você utiliza?
sddm?

Eu uso o sddm! Coloquei para fazer login automático, justamente porque não aparece a tela de login! O monitor perde o sinal de vídeo quando chega na tela de login, devido ao adaptador HDMI x VGA que mencionei no post. Entenda que o monitor perde o sinal de vídeo, mais a tela de login está lá, tanto que se retiro o login automático, consigo digitar a senha mesmo sem ver a tela de login, mais acho chato ficar digitando a senha sem ver a tela, então resolvi colocar no login automático. Por isso falei que o problema é puramente estético, depois de entrar no sistema tudo funciona perfeitamente, alias, perfeito deveria ser o sobrenome do arch, distro fantástica. Resumindo>>
Durante o post de carregamento do Arch Linux tudo ok, monitor tem sinal.
Carregamento da tela de login, monitor perde o sinal de vídeo, digito a senha no escuro, ou configuro o sistema para fazer login automático.
Depois do login monitor recupera o sinal, tudo funciona perfeitamente.
Acontece a mesma coisa em qualquer sistema linux que testei, não importa qual gerenciador de sessão eu use, simplesmente o adaptador HDMI x VGA não é reconhecido. Pra mim o problema é adaptador x linux, já que no windows funciona normal. Link do adaptador ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB … -audio-_JM ). Obrigado por se interessar swatquest. Se necessitar a saída de algum comando é só pedir.

Rodapé do site