Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 31/05/2017 11:59:54

Dobrado
Membro

[Gnome] - Problema ao alterar backlight com as fn keys

Olá, pessoal. Blz? smile

Primeiro post aqui, uso linux a alguns anos. Mas já faz tempo que não me aprofundo nele. smile Já passei por Conectiva, Mandrake, Slack, Ubuntu e agora to no Archlinux (Manjaro, especificamente).

Eu estava usando o ApricityOS, mas como ele foi descontinuado eu instalei o Manjaro. (estou velho e sem paciência pra instalar o archlinux do zero. roll ) Porém depois que instalei tudo, inclusive minha placa de vídeo AMD, começou a rolar congelamentos sempre que eu altero o brilho da tela. Além de congelar por alguns segundos, aquela "janela" que mostra o brilho as vezes não some depois de alterar.

Achei alguns posts nos fórums do Ubuntu e do Archlinux, mas nenhum chegou a resolver meu problema. Porém, depois de quebrar a cabeça eu vi que eu consigo alterar o brilho da tela perfeitamente usando o menu de brilho do gnome (aquele no canto superior direito, onde tem volume, wifi, bluetooth, etc). Ou seja, o brilho funciona normal. O problema são as teclas.

Então (eu acho) que de fato só preciso trocar o comando de brilho das teclas fn (no caso fn + F11 e fn + 12).

Minhas dúvidas são:

- Como eu altero o comando das teclas fn + F11 e fn + 12
- Como eu descobro qual comando que roda ao alterar o brilho da tela pelo menu do gnome?

Obs: Estou usando um Dell Inspiron. E as teclas de brilho funcionavam perfeitamente no Ubuntu e no ApricityOS.

valeu! o/

#2 31/05/2017 20:12:40

swatquest
Moderador

Re: [Gnome] - Problema ao alterar backlight com as fn keys

veja
https://askubuntu.com/questions/240857/ … brightness

https://askubuntu.com/questions/149054/ … via-script

não uso gnome já tem um tempo..

veja em teclados se tem atalhos e modifique lá

#3 02/06/2017 11:16:42

Dobrado
Membro

Esses dias procurnado sobre isso ainda achei o artigo: https://wiki.archlinux.org/index.php/Acpid

Com um journalctl -f eu descobri que o meu fn + f11 resulta em:

jun 02 10:07:16 TARDIS pkexec[12697]: dobrado: Executing command [USER=root] [TTY=unknown] [CWD=/home/dobrado] [COMMAND=/usr/lib/gnome-settings-daemon/gsd-backlight-helper --set-brightness 937]

o comando

$ sudo /usr/lib/gnome-settings-daemon/gsd-backlight-helper --set-brightness 740

Funciona (apesar de não mudar ali no menu) e não trava. Então acabei não entendendo porque o notebook trava.

Com o comando

xmodmap -pke | less

, eu encontrei:

keycode  95 = F11 F11 F11 F11 F11 F11 XF86Switch_VT_11 F11 F11 XF86Switch_VT_11
keycode  96 = F12 F12 F12 F12 F12 F12 XF86Switch_VT_12 F12 F12 XF86Switch_VT_12

Minha impressão é que o fn+f11 e fn+f12 esta fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, isso isso da erro.

#4 12/04/2018 01:53:14

shemux
Membro

Tenho exatamente o mesmo problema no meu dell inspiron 7348, por favor compartilhe como resolveu o problema, tenho travamento somente quando uso as teclas do brilho, e também só acontece se usar o Xorg, em Wayland não tenho problemas, mas preciso de rodar algumas aplicações que só funcionam em Xorg

Rodapé do site