Você não está autenticado.

Anúncio

Arch Linux Brasil está precisando de sua colaboração para realizar o pagamento do domínio e do host, para colaborar, realizar doações via [email protected]

Para mais informações: [email protected]

#1 14/08/2018 15:56:19

douglas.siq
Membro

Recuperar boot BIOS-UEFI

Bom dia / tarde / noite.

Tenho uma B75M-D3H da Gigabyte e uma estrutura do Arch instalada da seguinte forma:
SSD:
partição de boot-uefi
sistema /
HDD:
/HOME criptografado com LVM-LURKS

Porém há uns dias atrás, sei lá o motivo, quando liguei o computador recebi uma mensagem de erro, dizendo que a BIOS estava corrompida e automaticamente a placa mãe instalou (acredito eu) a versão de fábrica, o que fez com que eu perdesse a inicialização UEFI do arch no computador, gostaria de saber qual o procedimento para restaurar essa "partição" UEFI (supondo que seja algum problema na partição criada no ssd) ou recriar a "comunicação" da BIOS com a UEFI sem que seja necessário reinstalar tudo, meu Arch já tem algumas coisas adicionadas e configurações que não recriar.

Só para constar nunca atualizei a BIOS ou modifiquei ela de alguma forma, únicas mudanças feitas no computador foram nos hds via software, como instalar, remover ou alterar arquivos.

Também não tentei nada desde que isso aconteceu por receio de estragar o que já está ruim.

Agradeço desde já.

#2 14/08/2018 21:00:02

swatquest
Moderador

Re: Recuperar boot BIOS-UEFI

use o cd de instalação do arch

veja as partições
lsblk -f /dev/sda

monte os pontos de montagens

mount /dev/sda2 /mnt
mount /dev/sda3 /mnt/home
mount /dev/sda1 /mnt/boot

entre no chroot

arch-chroot /mnt

reinstale o grub
por exemplo
grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=grub

- Atualize o arquivo grub.cfg.
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Desmonte os pontos de montagem e reinicie o sistema.
umount -R /mnt

#3 19/08/2018 16:52:35

douglas.siq
Membro

Fiz os passos com exceção de montar o diretório /HOME que está em LVM, e ainda não sei bem o motivo, mas não consegui listar ela com os comandos que tentei.

Depois do procedimento só apareceu uma tela do grub dizendo que o minimal-BASH era suportado e nada, nenhum boot ou sistema listado como normalmente faz, ao apertar TAB aparece uma lista imensa de "opções" de boot creio eu.

Próximo passo / sugestão?

#4 20/08/2018 22:44:31

swatquest
Moderador

não entendi

com o comando

lsblk -f /dev/sda

não lista as partições

vc chegou a instalar o grub

por exemplo
grub-install /dev/sda

Última edição por swatquest (20/08/2018 22:45:21)

Rodapé do site